Buscar no blog

CPAD Adultos – 2º Trimestre 2023 – 07-05-2023 – Lição 6 – Pais zelosos e filhos rebeldes

06/05/2023

Este post é assinado por Eliel Goulart

TEXTO ÁUREO

Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor”. –  Colossenses 3.20

VERDADE PRÁTICA

O modo de criar e educar tem impacto no comportamento de nossos filhos no mundo, mas não anula a responsabilidade individual das escolhas deles.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

 Juízes 13.1 – 7, 24; 1 – 3 

Juízes 13 

1 – E os filhos de Israel tornaram a fazer o que parecia mal aos olhos do Senhor, e o Senhor os entregou na mão dos filisteus por quarenta anos. 

2 – E havia um homem de Zorá, da tribo de Dã, cujo nome era Manoá; e sua mulher era estéril e não tinha filhos. 

3 – E o Anjo do Senhor apareceu a esta mulher e disse-lhe: Eis que, agora, é estéril e nunca tens concebido; porém conceberás e terás um filho. 

4 – Agora, pois, guarda-te de que bebas vinho ou bebida forte, nem comas coisa imunda. 

5 – Porque eis que tu conceberás e terás um filho sobre cuja cabeça não passará navalha; porquanto o menino será nazireu. 

6 – Então a mulher entrou e falou a seu marido, dizendo: Um homem de Deus veio a mim cuja vista era semelhante à vista de um anjo de Deus, terribilíssima; e não lhe perguntei de onde era, nem ele me disse o seu nome. 

7 – Porém disse-me: Eis que conceberás e terás um filho, agora, pois, não bebas vinho nem bebida forte e não comas coisa imunda; porque o menino será nazireu de Deus, desde o ventre até o dia da sua morte. 

24 – Depois, teve esta mulher um filho e chamou o seu nome Sansão; e o menino cresceu e o Senhor o abençoou. 

Juízes 14 

1 – E desceu Sansão a Timna; e vendo em Timna a uma mulher das filhas dos filisteus, 

2 – subiu, e declarou-o a seu pai e a sua mãe, e disse: Vi uma mulher em Timna, das filhas dos filisteus; agora, pois, tomai-ma por mulher. 

3 – Porém, seu pai e sua mãe lhe disseram: Não há porventura, mulher entre as filhas de teus irmãos, nem entre todo o meu povo, para que tu vás tomar mulher dos filisteus, daqueles incircuncisos? E disse Sansão a seu pai: Tomai-me esta, porque ela agrada aos meus olhos.

INTRODUÇÃO

A paz do Senhor!

Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.

Tendo como referência narrativa a família e a história de Sansão, hoje estudaremos que os pais,  temos a responsabilidade de criar os filhos segundo a Palavra do Senhor, e os filhos, quando crescem, são responsáveis por suas próprias escolhas. Às vezes, e muitas vezes, as más escolhas de um filho são frutos da falta de temor a Deus ou mais de seu mau caráter do que da sua criação, sobretudo, quando criados por pais fiéis.

I – OS PAIS DE SANSÃO

1 – Uma situação espiritualmente deplorável

Israel estava vivendo dias espirituais pesarosos. Em termos sociais, estavam oprimidos pelos filisteus. Tudo isto como consequência da queda de Israel na idolatria, portanto, estavam a sofrer os castigos deste desvio grosseiro e horrível.  

Lendo Juízes 13.1, vemos que a maioria em Israel estava vacilando na fé do Deus de seus pais. A maioria hasteava a bandeira da incredulidade em Deus. Meus amados, quão alto espiritualmente um crente cheio de fé sobe, quando está perto de Deus. Quão baixo um crente pode cair, quando Deus retira a sua mão. Assim, por cair na idolatria, o Senhor enviou o juízo pelas mãos dos filisteus, que oprimiam a Israel por quarenta anos. Bem-aventurando o crente que, quando há deplorável situação espiritual ao redor, há socorro próximo para levantá-lo. Isto veremos no próximo subtópico.

2 – A mulher agraciada

Se Israel estava caído na idolatria, Manoá e sua esposa estavam elevados no temor a Deus. Ainda havia esperança para Israel, pois um casal da tribo de Dã, morando a 22 km de Jerusalém, na fronteira entre Dã e a tribo de Judá, recebeu a visitação divina.

A crise em Israel era grave e, humanamente falando, a libertação era impossível. Deus usou meios improváveis para fins de graça, abundante graça. Pois a mulher visitada pelo Senhor e escolhida, era uma mulher comum, sem posição social, e era estéril. Sim, a mão do filho prometido era estéril.

Meus amados, o padrão do mundo não é o padrão celestial. Paulo escreveu que “Deus escolheu as coisas humildes deste mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são” – I Coríntios 1.28 – Almeida Revista e Atualizada. Deus visitou a anônima mulher de Manoá, que no contexto social daquela época, em Israel, era insignificante. Aos olhos de Deus, a fé foi o elemento indispensável para Ele agir através daquele temente casal.

3 – Recebendo orientações divinas

Juízes 13.8b: “…nos ensine o que devemos fazer ao menino que há de nascer”.

Este é o desejo de todos os pais crentes: ter um manual de orientações divinas de como criar os filhos. É a oração mais esperada de pais que temem a Deus: “Pai celestial, em nome do Senhor Jesus, ensina-me, dá-me direção dos céus, guia-me com as Tuas instruções como criar ao meu filho”. Ora, Deus ouviu a oração de Manoá e este recebeu as instruções divinas de como criar a Sansão. O nazireado está regulamentado em Números 6.1 a 21. Na consagração do nazireu a Deus, o básico, além de outras restrições, são o que o Anjo declarou aos pais de Sansão: abster-se de vinho e bebida forte, de alimentos imundos, não tocar em corpos mortos e não cortar os cabelos.

O significado era de compromisso de consagração a Deus, de vida dedicada a Deus, de viver pela fé. De vida moldada diariamente na muita confiança na Palavra de Deus, até porque a Bíblia é o manual de Deus para a vida e o caráter. A resposta de Deus à oração dos pais, pedindo para ensinar a como criar o filho, parece-nos resumida na frase: dependa de Deus todos os dias.

II – O NASCIMENTO DE SANSÃO E SUA FORMAÇÃO

Pastor Eliel Goulart

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • SENAMI (Secretária Nacional de Missões) – Através de parceria auxiliamos o pastor/missionário Osvair Braga, família e sua equipe de missionários na Venezuela;

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada