Buscar no blog

CPAD Adultos – 2 Trimestre 2022 – 19-06-2022 – Lição 12 – A bondade de Deus em nos atender

17/06/2022

Este post é assinado por Eliel Goulart

TEXTO ÁUREO

Se, vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem? ”. – Mateus 7.11

VERDADE PRÁTICA

Deus é um Pai Amoroso que concede aos seus filhos aquilo que realmente é bom para eles.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Mateus 7.7-20 

7 – Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. 

8 – Porque aquele que pede recebe, e o que busca encontra; e, ao que bate, se abre. 

9 – E qual dentre vós é o homem que, pedindo-lhe pão o seu filho, lhe dará uma pedra? 

10 – E, pedindo-lhe peixe, lhe dará uma serpente? 

11 – Se, vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem? 

12 – Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas. 

13 – Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; 

14 – E, porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem. 

15 – Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores. 

16 – Por seus frutos os conhecereis. Porventura, colhem-se uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? 

17 – Assim, toda árvore boa produz bons frutos, e toda árvore má produz frutos maus. 

18 – Não pode a árvore boa dar maus frutos, nem a árvore má dar frutos bons. 

19 – Toda árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. 

20 – Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.

INTRODUÇÃO

A paz do Senhor!

Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.

Na sequência de nossas lições sobre o Sermão do Monte, hoje veremos sobre o atributo da bondade de Deus, sobre os que entram pela porta estreita e seguem pelo caminho estreito e, também, da advertência do Senhor Jesus contra os falsos profetas.

I – A BONDADE DE DEUS

1 – Definição de bondade

No nosso português, bondade deriva do latim bonus, e o significado original tem dois sentidos: agradável e que traz benefícios. Outras palavras extensivas dela são as conhecidas bonificação e bônus – aquele prêmio por desempenho.

A palavra ´bom´ é o termo mais abrangente que se usa quando é louvada a excelência de alguma coisa ou de alguém. No sentido moral, bom, bem ou bondade transmite um sentimento moral quando dizemos que “ele é um homem bom” ou “ele fez uma boa ação”.

O moralmente bom, portanto, refere-se a vários aspectos da personalidade, ou seja, das ações, do caráter, do que motiva a pessoa, das intenções, dos desejos e das necessidades. Quando estes aspectos se conformam a certos princípios, então são louvados ou, como mais comumente se diz, são elogiados. A questão central é definir qual o padrão de bondade para que algo seja assim considerado ou alguém seja assim elogiado. Para os discípulos do Senhor Jesus, a definição de valor do que é ´bondade´, é a das Escrituras.

2 – A bondade de Deus no aspecto bíblico

Marcos 10.18: “E Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom senão um, que é Deus”.

´Bom´, neste versículo, é o adjetivo grego agathós, no sentido de ser inerentemente bom, intrinsecamente bom, como parte da própria natureza, ou seja, a essência de algo.

No caso específico desta narrativa de Marcos, quando um jovem rico (também registrado em Mateus 19.16 a 30 e Lucas 18.18 a 30) aproximou-se do Senhor Jesus e lhe perguntou como herdaria a vida eterna, e introduzindo a pergunta chamando-O de ´Bom Mestre´, ao que o nosso Senhor Jesus repeliu o sentido superficial que este jovem deu à expressão ´Bom Mestre´, pois este jovem de qualidade considerava a Jesus apenas como um ´Bom Rabino´.

Portanto, quando o Senhor Jesus replica a pergunta com outra pergunta: “Por que me chamas bom? Ninguém há bom senão um, que é Deus”, ensina que ninguém é originalmente bom, ninguém é supremamente bom, ninguém é bom no sentido da perfeição absoluta da bondade, senão um, que é Deus. O Senhor Jesus não o repreendeu por o haver chamado de ´bom´, mas para levar este jovem à compreensão central de Sua Pessoa, não como mais um mestre entre tantos de Israel. Cristo não era mais um professor bondoso. Ele é Deus, e quis levar o jovem rico a crer com completo conhecimento. Somente Deus é o supremo bem, o soberano benfeitor, portanto, busque a Ele, ame-O e obedeça-O. Somente a bondade de Deus nos conduz ao bem nesta vida, e ao bem futuro na vida eterna.

A bondade de Deus no sentido bíblico é perfeita e absoluta. No uso para nós, discípulos do Senhor, esta palavra reveste-se de sentido relativo e sempre derivada e reflexiva de nossa comunhão com o nosso bondoso Deus.

3 – A bondade de Deus no aspecto teológico

Para nós, os discípulos do Senhor Jesus, a declaração de que Deus é bom, e que todos os Seus atos são ações de bondade, testemunham que Ele é a fonte de todo o bem. Há dezenas de versículos que poderíamos citar como referências nas Escrituras.

Seleciono Naum 1.7 como exemplo consolador: “O Senhor é bom, uma fortaleza no dia da angústia, e conhece os que confiam nele”.

Amós capítulo 5 exorta-nos, por três vezes, nos versículos 4 e 6, a buscar ao Senhor e viver, e mais adiante, no versículo 14 substitui o nome de Deus pela palavra ´bem´, dizendo: “Buscai o bem e não o mal, para que vivais; e assim o Senhor, o Deus dos Exércitos, estará convosco […]”.

Buscar a Deus é buscar o bem.

II – HÁ DOIS CAMINHOS PARA ESCOLHER

Pastor Eliel Goulart

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • SENAMI (Secretária Nacional de Missões) – Através de parceria auxiliamos o pastor/missionário Osvair Braga, família e sua equipe de missionários na Venezuela;

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada