Buscar no blog

CPAD Adultos – 2 Trimestre 2022 – 15-05-2022 – Lição 7 – Não retribua pelos padrões humanos

14/05/2022

Este post é assinado por Eliel Goulart

TEXTO ÁUREO

Não te vingarás, nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor”. – Levítico 19.18

VERDADE PRÁTICA

 O cristão não deve guardar rancor e nem buscar a vingança. Antes, deve vencer o mal com o bem. Dessa forma, ele demonstra que verdadeiramente teve o seu caráter transformado por Cristo.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Mateus 5.38 a 48 

38 – Ouvistes que foi dito: Olho por olho e dente por dente. 

39 – Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra; 

40 – e ao que quiser pleitear contigo e tirar-te a vestimenta, larga-lhe também a capa; 

41 – e, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas. 

42 – Dá a quem te pedir e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes. 

43 – Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e aborrecerás o teu inimigo. 

44 – Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem, 

45 – para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos. 

46 – Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo? 

47 – E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim? 

48 – Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai, que está nos céus.

INTRODUÇÃO

A paz do Senhor!

Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.

Na continuação dos estudos de lições do Sermão do Monte, veremos outra comparação entre a doutrina do Reino de Deus, ensinada por nosso Senhor Jesus e a Lei de Moisés. E nesta aula será sobre o ensinamento do Senhor Jesus e o do sistema mosaico, sobre a vingança.

I – A VINGANÇA NÃO É NATUREZA DO REINO

1 – A Lei de Talião

A Lei de Talião, como é chamada a doutrina de Moisés sobre a vingança, que é a retaliação. Talião tem origem no latim: lex taliones, onde lex significa ´lei´ e tálios significa ´igual´. Com o sentido de que o crime deve ter igual reciprocidade. Esta lei é simbolizada, com frequência, com a expressão ´olho por olho, dente por dente´.

Mateus 5.38: “Ouvistes que foi dito: Olho por olho e dente por dente”.

Os escribas primeiro posicionaram-se, ao interpretar a aplicação deste mandamento, pela letra da lei, desconsiderando o propósito e o objetivo da lei, e ainda a expandiram a direção errada. Os antigos juízes judeus deveriam infligir penalidade precisamente equivalentes às ofensas – ´olho por olho e dente por dente´. Era uma limitação de ´vingança selvagem´, para que o juiz desse equilíbrio em ambas as direções: para o ofensor e para o ofendido. E para que o ofendido não praticasse a vingança com as próprias mãos.

Não menos do que ´olho por olho´, pois tal levaria a serem coniventes com a culpa do ofensor. E não mais do que ´olho por olho´, pois isso acrescentaria outros erros, além do que já fora praticado. Mas, os escribas expandiram a aplicação, que não se limitou às ações judiciais. Os escribas e os fariseus a trouxeram para a vingança privada. Eles sancionaram a retaliação pessoal, o temperamento pecaminoso vingativo que não perdoa.

Meus amados, as Escrituras proíbem a vingança pessoal – Provérbios 20.22: “Não diga: ´Vou me vingar deste mal´; espere o Senhor resolver a questão” – Nova Versão Transformadora.

2 – O cristão e a vingança

A inclinação da carne, ou da natureza caída em nós, é a de responder ao mal praticado contra nós com outro mal em retaliação, quando tivermos oportunidade.

Porém, escrito está em Romanos 12.19: “Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor”.

O cristão não toma a lei em suas próprias mãos, mas deixa o Senhor agir e retribuir conforme a justiça Dele. Por ´não vos vingueis´, o apóstolo Paulo quer dizer daquela reparação cheia de paixão carnal por justiça pessoal e ressentimento amargo. ´Não vos vingueis a vós mesmos´, proíbe ao cristão tanto os atos externos restringidos pela Lei do país onde vive, quanto e de maneira mais elevada, do padrão moral de Cristo, que trata não somente dos atos, mas dos pensamentos e das intenções. Em outras palavras bem populares, é daquele sentimento de ´bem feito´ e de alegrar-se com a desgraça do outro.

´Não vos vingueis a vós mesmos, mas dai lugar à ira´. Ira de quem? De Deus! Não é o caso daquele mau sentimento que temos contra alguém, e queremos transferir a Deus o ressentimento que é nosso. Somente Deus tem o direito de recompensar o ímpio e o pecador, assim como também ao justo. A perfeita justiça requer a capacidade de ler o coração. E somente Deus pode fazer isso. Requer alguém totalmente imune e isento do mal. E somente Deus é esta Pessoa. Ainda que a recompensa esteja no futuro, escondida atrás da cortina da morte, com temor, guardamos no coração: “A vingança é minha; eu retribuirei”.

Como age o cristão diante da sede de vingança? Continue a leitura de Romanos capítulo 12, além do versículo 19 – Bíblia Viva: “Não façam justiça com as próprias mãos. Ao invés disso, dêem de comer a um inimigo se ele estiver com fome. Se estiver com sede, deem-lhe de beber […] e ele se sentirá envergonhado de si mesmo por aquilo que tiver feito a vocês”. Este é o caminho de Deus. Nós podemos imitar o amor de Deus. O juízo e a misericórdia estão nas mãos de Deus. O juízo, Deus segura em Suas mãos e é somente Dele. A misericórdia, nós podemos praticar.

II – O AMOR É A EXPRESSÃO NATURAL DO REINO

Pastor Eliel Goulart

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • SENAMI (Secretária Nacional de Missões) – Através de parceria auxiliamos o pastor/missionário Osvair Braga, família e sua equipe de missionários na Venezuela;

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada