Buscar no blog

CPAD Adultos – 2 Trimestre 2022 – 10-04-2022 – Lição 2 – Sal da terra, Luz do mundo

06/04/2022

Este post é assinado por Eliel Goulart

TEXTO ÁUREO

Vós sois o sal da terra; […] Vós sois a luz do mundo”. – Mateus 5.13, 14

VERDADE PRÁTICA

 A influência dos cristãos na sociedade é inevitável. Do ponto de vista bíblico, o mundo não pode estar indiferente aos verdadeiros seguidores de Cristo.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Mateus 5.13-16 

13 – Vós sois o sal da terra; e, se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta, senão para se lançar fora e ser pisado pelos homens. 

14 – Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; 

15 – nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas, no velador, e dá luz a todos que estão na casa. 

16 – Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.

INTRODUÇÃO

A paz do Senhor!

Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.

Continuando nossos estudos sobre o Sermão do Monte, hoje aprenderemos e recordaremos sobre a lição ensinada pelo Senhor Jesus, quanto à nossa influência no meio de nosso viver.

“Vós sois o sal da terra” e “Vós sois a luz do mundo”: o sal opera no interior e a luz opera no exterior. O caráter vem antes do testemunho e reflete ao nosso Senhor, a Luz do mundo.

I – O SAL TEMPERA E CONSERVA

1 – Definição

No Antigo Testamento, a palavra hebraica para ´sal´ é melach, e ocorre por 28 vezes.

No Novo Testamento, a palavra ´sal´ ocorre por 8 (oito) vezes. Portanto, na Bíblia toda, totaliza-se 36 usos do termo ´sal´.

Segundo Strong, este substantivo neutro halas, tem uso indicando cinco sentidos. Em Marcos 9: 49b e 50 é possível identificar estes cinco significados: …e cada sacrifício será salgado com sal (1 – salgando os sacrifícios). Bom é o sal (2 – como tempero para os alimentos), mas, se o sal se tornar insulso (sem sabor – anotação nossa), com o que o adubareis (3 – como matéria salina usada para adubar a terra arável)? Tende sal em vós mesmos e paz, uns com os outros (4 – como símbolo da paz e da harmonia entre as pessoas, que demonstram espírito de concordância entre si; (5) aqui se aplica, também, o quinto sentido para o sal: o de conservação dos alimentos contra a putrefação). Da mesma forma, neste último sentido figurativo, quando temos sal uns com os outros, preservamos inalterado o sabor da paz e da amizade. E a nossa convivência de paz não se altera e nem cheira mal.  Inclusive, na antiguidade, quando havia reunião para pôr em ordem algum conflito, os orientais estavam acostumados a compartilhar sal uns com os outros, ratificando solenemente a aliança pacífica entre si.

Por final, é instrutivo e edificante destacar Colossenses 4.6: “A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um”. Temperar sal (figurativamente) em nossas conversações, é misturar sabedoria e graça nas nossas respostas e diálogos. 

2 – A importância do sal

Mateus 5.13: “Vós sois o sal da terra”.

Imagina a importância do sal numa época sem refrigeração para conservação dos alimentos! Além de utilizado para dar sabor, o sal era muito utilizado, portanto, para preservar.

Nós, os crentes, somos o sal da terra porque a temos conservado da corrupção total. São os crentes fiéis que dão sabor, refrigeram e purificam de tudo que dá mau cheiro espiritual na sociedade em que vivemos.

O mundo está morto em seus delitos, ofensas e pecados. E os crentes, através da Igreja, preserva o alto padrão moral de Deus, até que deste meio seja tirada.

Temperar exige misturar. Nós não somos do mundo, os costumes do mundo não são nosso padrão de conduta, mas estamos neste mundo e temos contatos diversos com a sociedade. Cristo nunca se fechou contra a convivência social. Ele frequentou casamentos e aceitou convites para jantares.  Nunca disse que era para nós nos isolarmos deste mundo, em termos físicos. Somos o sal da terra que, para ter eficácia, tem que se misturar com o que é destinado a conservar. Vós sois o sal da terra”.

3 – O cristão como sal

Lucas 14.34 e 35: “Bom é o sal, mas, se ele degenerar, com que se adubará? Nem presta para a terra, nem par ao monturo; lançam-no fora. Quem tem ouvidos para ouvir, que ouça”.

A comparação do crente como ´sal da terra´ é um chamado evangelístico para se misturar com o mundo e operar transformação de vidas. O crente que vive as bem-aventuranças de Mateus 5.3 a 12, preservam esta terra da putrefação e decadência moral. Somos referência de conduta, e uma referência antisséptica. Onde o crente vive e convive, ele vive e convive como ´sal da terra´, desinfectando o que está infectado ou impedindo que seja infectado. Isto ocorre na nossa maneira de falar, na nossa maneira de negociar, na nossa conduta e testemunho, no nosso modo de vestir – como o crente se veste? O que teme a Deus veste-se com cobertura, não expondo seu corpo à sensualidade.

Seria esta a aplicação simbólica do ato do profeta Eliseu, em II Reis capítulo 2.19 a 22? Na cidade de Jericó, as autoridades procuraram a Eliseu, e expuseram a ele o problema da água que não prestava, eram más e a terra, por causa disso, estéril, não produzia nem frutificava. Eliseu pediu uma salva nova, ou um prato novo cheio de sal. Eles se apressaram em trazer e o profeta foi até o poço que fornecia água para a cidade, e ali despejou o sal, dizendo profeticamente: “Não haverá mais nelas morte e nem esterilidade”. As águas ficaram puras para sempre! Que maravilhosas lições temos aqui, que dão significado adequado à expressão “Vós sois o sal da terra”, ou seja, do cristão como sal.  

II – A LUZ ILUMINA LUGARES EM TREVAS

Pastor Eliel Goulart

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • SENAMI (Secretária Nacional de Missões) – Através de parceria auxiliamos o pastor/missionário Osvair Braga, família e sua equipe de missionários na Venezuela;

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada