Buscar no blog

CPAD Adultos – 2 Trimestre 2022 – 03-04-2022 – Lição 1 – O sermão do monte: o caráter do reino de Deus

31/03/2022

Este post é assinado por Eliel Goulart

TEXTO ÁUREO

Bem-aventurados sois vós quando vos injuriarem, e perseguirem, e, mentindo, disserem todo o mal contra vós, por minha causa”. – Mateus 5.11

VERDADE PRÁTICA

O Sermão do Monte revela a ética do Reino de Deus que forma o caráter do cristão. Para quem deseja ser chamado discípulo de Jesus, não há alternativa senão praticá-lo.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Mateus 5.1-12 

1 – Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos. 

2 – e, abrindo a boca, os ensinava, dizendo: 

3 – Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos céus; 

4 – bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados; 

5 – bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; 

6 – bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; 

7 – bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; 

8 – bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; 

9 – bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; 

10 – bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus; 

11 – bem-aventurados sois vós quando vos injuriarem, e perseguirem, e, mentindo, disserem todo o mal contra vós, por minha causa. 

12 – Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.

INTRODUÇÃO

A paz do Senhor!

Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.

Iniciamos o segundo trimestre de 2022 estudando sobre tema doutrinário. Neste Sermão do Monte, encontramos o ensino sintetizado do Senhor Jesus sobre como nós, os cristãos, devemos nos conduzir neste mundo tenebroso, haja vista sermos servos do Reino de Deus.

I – A ESTRUTURA DO SERMÃO DO MONTE

1 – Por que Sermão do Monte?

Mateus 5.1: “Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos”.

Por que sermão da montanha? Porque subiu a um monte, em algum lugar nas proximidades de Cafarnaum, porém, o local exato não é mencionado. Uma pequena montanha é vista a noroeste da antiga localidade da cidade de Cafarnaum. É relatado pela tradição que se trata deste lugar.

O ensino do Senhor Jesus em Mateus capítulos 5 a 7, contém o resumo do Seu ensino ético. Mateus sempre procura traçar paralelos entre Cristo e Moisés. Certamente a multidão mencionada em Mateus 5.1 seja a mesma de Mateus 4.25, o último versículo do capítulo anterior. A multidão que seguia a Jesus, após Sua ida às cidades e vilas da Galiléia. Estima-se que o Sermão do Monte tenha sido proferido ao final do verão do ano 29 d. C., por cerca da metade dos três anos e meio do ministério terreno do Senhor Jesus.

Os mestres daquela época, maiormente os judeus, ensinavam assentados. E seus discípulos se aproximaram dele. Por esta expressão, não devemos entender como sendo os doze, porém, tem um sentido mais amplo.

No monte Sinai, da Antiga Aliança, a presença de Deus foi com fogo, fumaça como de uma fornalha, provocando tremor em todo o monte. Neste monte à beira do mar da Galiléia, o Senhor Jesus o subiu e assentou-se neste lugar verdejante, como o Bom Pastor, e Sua doutrina gotejou como a chuva e, ao abrir de sua boca, a Sua palavra destilou como orvalho. Deuteronômio 32.1b e 2: “…ouça a terra as palavras da minha boca. Goteje a minha doutrina como a chuva, destile o meu dito como o orvalho, como chuvisco sobre a erva e como gostas de água sobre a relva”.

2 – A estrutura do Sermão do Monte

A estrutura do Sermão do Monte organiza-se ao entorno de cinco discursos do Senhor Jesus, e cada um termina com a fórmula tradicional que começa assim: “Quando Jesus acabou…” A seção dos capítulos 5 a 7 é seguida dos capítulos 8 e 9, formando uma caracterização geral do ministério inicial do Senhor Jesus na Galiléia.

Mateus organiza o sermão especialmente nos paralelos com o Pentateuco e na ênfase superior no Reino. Mateus 1.1: “Livro da geração de Jesus Cristo…”, ´geração´ no original grego é gênesis. Observe, então, como o versículo inicial relembra declarações do começo do livro de Gênesis. O cenário é agora esta montanha e nela já se esclarece de imediato que Jesus vem cumprir a lei – Mateus 5.17: Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim ab-rogar (anular, pôr em desuso – anotação nossa), mas cumprir”.

O tema geral deste Sermão estrutura-se com o foco na justiça que deve exceder a dos escribas e fariseus, para ter entrada no Reino de Deus, e este é o enfoque predominante em todo arranjo organizacional do Sermão: o Reino de Deus.

3 – A quem se destina o Sermão do Monte

Não se destina para o mundo. Destina-se aos súditos do Reino de Deus. Aos que creem em Jesus e o aceitam como Senhor e Salvador.

O Sermão do Monte não expõe estatutos, regulamentos e nem se trata de um código similar ao de Moisés. Antes, são princípios de vida. Da vida do servo expressando a vida de Seu Senhor. Da vida do discípulo testemunhando da vida de Seu Mestre. Indica as qualidades de um seguidor de Cristo e revela a direção das ações dos servos de Cristo nas mais comuns atitudes.

Nossas ações serão julgadas segundo estes padrões. Não tem, de maneira nenhuma, espírito legalista, do tipo ´faça isso, não faça aquilo”.  Antes, é um convite da graça de Deus para vivemos o ideal do padrão de Deus. É um convite a vivermos na esfera da perfeição, diariamente, “até que Cristo seja formado em vós” – Gálatas 4.19.  

II – AS BEM-AVENTURANÇAS E O CARÁTER DOS FILHOS DE DEUS

Pastor Eliel Goulart

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • SENAMI (Secretária Nacional de Missões) – Através de parceria auxiliamos o pastor/missionário Osvair Braga, família e sua equipe de missionários na Venezuela;

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada