Buscar no blog

CPAD Adultos – 2 Trimestre 2021 – 09-05-2021 – Lição 6 – O ministério de apóstolo

05/05/2021

Este post é assinado por Eliel Goulart

TEXTO ÁUREO

“E ele mesmo deu uns para apóstolos” – Efésios 4.11.

VERDADE PRÁTICA

O dom do apostolado foi concedido por Deus à Igreja com o propósito de expandir o Evangelho de Cristo.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Efésios 4.7 a 16 

7 – Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo. 

8 – Pelo que diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro e deu dons aos homens. 

9 – Ora, isto – ele subiu – que é, senão que também, antes, tinha descido às partes mais baixas da terra? 

10 – Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas. 

11 – E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores. 

12 – querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo, 

13 – até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo. 

14 – para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo vento de doutrina, pelo engano dos homens que, com astúcia, enganam fraudulosamente. 

15 – Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. 

16 – do qual todo o corpo, bem ajustado e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.

INTRODUÇÃO

A paz do Senhor! 

Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.

Para fins de classificação, entendemos que o Novo Testamento relaciona dons de serviços – Romanos 12.6 a 8: De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada: se é profecia, seja ela segundo a medida da fé; se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino; ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria”,  e I Coríntios 12.28: “E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente, apóstolos, em segundo lugar, profetas, em terceiro, doutores, depois, milagres, depois, dons de curar, socorros, governos, variedade de línguas”; dons espirituais – I Coríntios 12. 8 a 10 está listado palavra da sabedoria, palavra da ciência, fé, dons de curar, operação de maravilhas, profecia, discernimento de espíritos, variedade de línguas e interpretação das línguas. E os dons ministeriais – Efésios 4.11: “E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores.”  

Nesta Lição 6, começaremos a estudar os dons ministeriais: apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e doutores. E hoje, especificamente, o ministério de apóstolo.

Que a Igreja seja abençoada com a distribuição desses dons entre nós!

I – O COLÉGIO APOSTÓLICO

1 – O termo “apóstolo”

A palavra ´apóstolo´ tem a definição de ´enviado para uma missão´. De alguém comissionado com mensagem baseada na autoridade de quem o enviou. Ocorre 79 vezes no Novo Testamento, e destas, 10 vezes nos Evangelhos, 28 vezes em Atos dos Apóstolos, 38 vezes nas epístolas e 3 vezes em Apocalipse.

Esta é uma palavra exclusiva do Novo Testamento. Apóstolo inclui a autoridade de quem envia e a responsabilidade de quem é enviado diante deste. O apóstolo comissionado age com plena autoridade em favor de quem o enviou, e a ele presta contas.

2 – O colégio apostólico

Colégio apostólico é o nome que se dá aos doze primeiros discípulos do Senhor Jesus, chamados e enviados diretamente por Ele.

Marcos 3.13: “E subiu ao monte e chamou para si os que ele quis; e vieram a ele. E nomeou doze para que estivessem com ele e os mandasse a pregar e para que tivessem poder de curar as enfermidades e expulsar os demônios”.

Interessa-nos aqui a relação das palavras ´subiu ao monte´, escritas por Marcos, com o Antigo Testamento, onde por 19 vezes ´subir ao monte´ significa aproximar-se de Deus e Deus encontrar-se com os Seus servos.

No Evangelho de Marcos são registradas nove chamadas. E destas, por oito vezes é o Senhor Jesus quem chama. Em cada chamada Ele é plenamente Senhor e os chamados estão plenamente a Seu serviço.

Estes são princípios que delineiam o grupo do colégio apostólico. O colégio apostólico se compõe de quem o Senhor Jesus quis chamar a Si. Seu chamado é soberano e Seu amor atrai de uma maneira soberana. Mas, não se trata de atração mecanizada, robotizada. Os doze discípulos O atenderam, indo à direção Dele voluntariamente, liberalmente, livremente e iluminados por Seu chamado ao colégio apostólico. Eles não foram seduzidos (porque seduzir tem acepção de usar de artimanhas para persuadir a alguém). Mas, antes e muito mais eles foram atraídos pelo amor do Senhor Jesus, que toma posse, mas não obriga. “Nunca tinham sido tão plenamente homens, agora que Deus lhes era plenamente Deus” (Adolf Pohl).

“E nomeou doze” – a palavra ´nomeou´, no original grego é “poieó”, e significa ´fazer´, no sentido de manufaturar, ou seja, ´fazer com as mãos´. Trata-se da mesma linguagem da criação. Semelhante à de Marcos 1.17: “E Jesus lhes disse: Vinde após mim, e eu farei que sejais pescadores de homens.”  O contexto aqui em Marcos, na chamada do colégio apostólico, é o mesmo da Criação: assim como Deus ´fez´ – obra de Suas mãos – Salmo 143.5: “Considero todos os teus feitos; medito na obra de tuas mãos” – portanto, repetimos, assim como Deus ´fez´ os céus e a terra no princípio, assim também Seu poder de criar está aqui na chamada de homens imperfeitos sendo transformados à imagem do Senhor Jesus.

Efésios 2.10 está escrito: “Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.” Observe o termo ´feitura´, no original grego é poiéma. Donde vem a nossa palavra em português, ´poema´. Tem sua origem na mesma palavra de Marcos 3.13: “E nomeou…”poieó. A chamada em Cristo é algo tão belo, feita diretamente pelas mãos criadoras de Deus, uma feitura que evoca um poema, pela beleza e pela sensibilidade da vocação celestial.

Por isso, dom ministerial é diferente demais de título ministerial. Título é uma questão de posição. Dom é questão de vida. Título é nomenclatura criada pela organização do homem. Dom é nomenclatura criada por Deus e dada à vida (ao organismo) da Igreja. Há quem tenha a posição do título, faltando-lhe a autoridade do dom

3 – A singularidade dos doze

Singularidade porque a chamada dos doze foi exclusiva, aplicando-se somente a eles.

No Novo Testamento o termo ´apóstolo´ é usado em dois sentidos: em sentido amplo e em sentido restrito. O sentido do termo ´apóstolo´ para estes do colégio apostólico é o de ofício, uma chamada única, restrita a eles. É usada a palavra ´apóstolo´ por terem as credenciais que se exigem destes apóstolos para assim serem reconhecidos como tais:

1 – Chamados diretamente pelo Senhor Jesus;

2 – Conviveram com o Senhor Jesus desde o início de Seu ministério, passando pela cena do Calvário até a Ascensão. Usufruíram da intimidade Dele;

3 – Foram testemunhas da ressurreição do Senhor Jesus;

4 – Autoridade dada pelo Senhor Jesus para realizar sinais e prodígios;

5 – Inspiração do Espírito Santo para escrever as Escrituras;

6 – Lançaram os fundamentos da doutrina para a Igreja;

7 – Fundadores de igrejas, evangelizando onde nunca, antes houve igrejas. 

II – O APÓSTOLO PAULO

Pastor Eliel Goulart

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • SENAMI (Secretária Nacional de Missões) – Através de parceria auxiliamos o pastor/missionário Osvair Braga, família e sua equipe de missionários na Venezuela;

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada