Buscar no blog

CPAD Adultos – 1º Trimestre de 2020 – 23-02-2020 – Lição 8: O início da civilização humana

20/02/2020

Este post é assinado por Eliel Goulart

Texto Áureo

“E conheceu Caim a sua mulher, e ela concebeu e teve a Enoque; e ele edificou uma cidade e chamou o nome da cidade pelo nome de seu filho Enoque.” – Gênesis 4.17

Verdade Prática

Uma das missões do ser humano é povoar a Terra, dominar os segredos da criação divina e fundar uma sociedade que venha a glorificar o nome de Deus.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Gênesis 4.1 a 16 

1 E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu, e teve a Caim, e disse: Alcancei do Senhor um varão. 

2 E teve mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra. 

3 E aconteceu, ao cabo de dias, que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor. 

4 E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas e da sua gordura; e atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta. 

5 Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o seu semblante. 

6 E o Senhor disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante? 

7 Se bem fizeres, não haverá aceitação para ti? E, se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e para ti será o seu desejo, e sobre ele dominarás.

8 E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel e o matou. 

9 E disse o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu guardador do meu irmão? 

10 E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra. 

11 E agora maldito és tu desde a terra, que abriu a sua boca para receber da tua mão o sangue do teu irmão. 

12 Quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força; fugitivo e errante serás na terra. 

13 Então, disse Caim ao Senhor: É maior a minha maldade que a que possa ser perdoada. 

14 Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua face me esconderei; e serei fugitivo e errante na terra, e será que todo aquele que me achar me matará. 

15 O Senhor, porém, disse-lhe: Portanto, qualquer que matar a Caim sete vezes será castigado. E pôs o Senhor um sinal em Caim, para que não o ferisse qualquer que o achasse. 

16 E saiu Caim de diante da face do Senhor e habitou na terra de Node, da banda do oriente do Éden.

INTRODUÇÃO

A paz do Senhor!

Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.

O capítulo 4 de Gênesis narra-nos a história de Caim e Abel, a tragédia perpetuada por Caim contra seu irmão Abel, como Caim saiu de diante da Presença do Senhor, e descreve a sua linhagem desviada e corrompida pelo pecado, com todas as suas consequências. Por final, registra os nascimentos de Sete e de Enos, e como começou-se a invocar o nome do Senhor.

O livro de Gênesis é de princípios. E neste capítulo 4 está semeado o princípio da civilização, como a conhecemos hoje. Esta palavra ´civilização´, no Português, deriva do latim civis: aquele que vive numa cidade. (Dicionário Michaelis). É apropriado, até porque neste capítulo 4 de Gênesis, está registrada a fundação da primeira cidade.

O capitulo 4 de Gênesis falam-nos de:

1 – duas profissões – pecuária e agricultura;

2 – duas adorações – uma vivificante, outra formal;

3 – duas ofertas – uma aceita, outra rejeitada;

4 – dois adoradores – um verdadeiro, outro falso;

5 – dois princípios – o da religião, outro do Evangelho.

I – A ORIGEM DA CIVILIZAÇÃO HUMANA

1 – Definindo a civilização

Samuel P. Huntington (1927-2008), cientista político norte americano, definiu civilização como “o maior agrupamento cultural de pessoas e o mais antigo nível de identidade cultural distintiva do ser humano.”  

O arcabouço cultural inclui o acervo do pensamento intelectual, ou seja, quanto às ciências; a forma de governo, que é o aspecto político; a expressão artística própria e que a distingue; a conduta / comportamento moral; e a economia, com seus meios de subsistência, com os  objetos materiais fabricados e utilizados por um povo como nação, de uma região específica e até de uma sociedade local.

Observem que o conceito é complexo.

A proposta desta Lição 8 é a visão geral da humanidade como Civilização Humana. E esta está hoje dividida em sete grandes grupos:

1 – chinesa;

2 – japonesa;

3 – hindu;

4 – islâmica;

5 – ocidental;

6 – ortodoxa;

7 – subsaariana.

2 – O casamento como base da civilização

Deus ama a família. Deus a instituiu como base da civilização.

Logo no Livro de Gênesis há confirmações de que Deus a criou como fundamento, confirmações estas que se veem nas ações do Senhor a favor das famílias registradas no primeiro livro da Bíblia:

  • Em Gênesis 2 Deus cria a família.
  • Em Gênesis 8 Deus salva a família.
  • Em Gênesis 12 Deus abençoa a todas as famílias.
  • Em Gênesis 17 Deus opera milagre para uma família.
  • Em Gênesis 30 Deus escolhe uma família.
  • Em Gênesis 45 Deus cuida de uma família.

O casamento é uma instituição divina perpetuada por Deus, com o objetivo de estabelecer a família e a sociedade. O casamento é indissolúvel, ou seja, deve perdurar enquanto os cônjuges viverem.

O casamento, segundo nos ensinam geralmente as Escrituras, é uma escolha pessoal.

E terão problemas – tanto o homem quanto a mulher – se tal escolha não for submetida à direção de Deus. A vontade de Deus está revelada nas Escrituras Sagradas.

O casamento é um contrato social. Compromisso de aliança feito diante de Deus – Provérbios 2. 17 – “…e se esquece do concerto do seu Deus.”

Malaquias 2.14 – “…Porque o Senhor foi testemunha entre ti e a mulher da tua mocidade, com a qual tu foste desleal, sendo ela a tua companheira e a mulher do teu concerto.”

Como posso saber a vontade de Deus para o casamento?

  • O namoro é a fase do conhecimento.
  • O noivado é a fase da preparação.
  • O casamento é a fase da consumação.

O mundo inverte tais valores. Consumam antes, e despreparados, casam-se sem se conhecerem…

Mas nós somos um povo “cujas leis são diferentes das leis de todos os povos” – Ester 3.8.

O primeiro indicativo da vontade de Deus é a busca da santidade como princípios do namoro e do noivado. Não há prática sexual fora do ambiente sagrado do casamento. A castidade e a virgindade são os princípios bíblicos. E quem contraria tais princípios, tanto ofende a Deus quanto sinaliza um casamento com riscos de  gradualmente poder fracassar – I Coríntios 6.18 a 20: “Fugi da prostituição (Almeida Atualizada – impureza – observação nossa). Todo pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo (na Almeida Atualizada – qualquer que pratica a imoralidade). Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em nós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.”

segundo indicativo sugerido aqui é que o casamento não muda as pessoas. Quem transforma as pessoas é Deus. Observe o comportamento pessoal. Observe como o namorado / namorada trata os pais. É como vai trata-lo / tratá-la. Pois quem não honra os pais certamente não honrará o cônjuge. Se a conduta está em conflito com os conselhos de sabedoria da Bíblia, indica, portanto, estar fora da vontade de Deus. Provérbios 3.5 e 6 – “Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento (Não se firme em sua própria inteligência, como se fosse um estribo seguro para ir adiante – anotação nossa). Reconhece-O em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.”

terceiro indicativo da vontade de Deus sugerida aqui é espontaneidade e simplicidade do casamento. Conheço casais dos meus dias de mocidade, que trouxeram muitas aflições e dissabores ao longo dos anos, sobre si mesmos, por buscarem ´profetas´ que lhes indicassem a validade de casamento. Prática muito perigosa. O amor flui com singeleza. Com simplicidade. Com naturalidade. O afeto, a amizade, os sorrisos, as conversações, a falta que um sente do outro, a aprovação dos pais, dos amigos mais chegados, o reconhecimento dos irmãos com mais maturidade de vida na igreja… tudo isso é perceptivo da vontade de Deus.

Por quarto e finalmente – Almeida Revista e Atualizada – Colossenses 3.15 – “Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração.” Eis aqui um grande indicativo da aprovação da vontade de Deus: a paz interior dominando os nossos pensamentos e corações.

3 – A subsistência da civilização

Pastor Eliel Goulart

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada