Ensinando e fazendo Missões

Buscar no blog

CPAD Adultos – 1º Trimestre de 2020 – 19-01-2020 – Lição 3: A natureza do ser humano

16/01/2020

Este post é assinado por Eliel Goulart

Texto Áureo

“E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” – I Tessalonicenses 5.23

Verdade Prática

Nossa tríplice natureza – física, mental e espiritual – deve ser plenamente consagrada a Deus, para que o mundo veja, em nosso ser, a imagem e a semelhança do Criador.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Gênesis 1.26-28; 2.7 

Gênesis 1

26 – E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra.

27 – E criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou.

28 – E Deus os abençoou e Deus lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeita-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.

Gênesis 2

 7 – E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.

INTRODUÇÃO

A paz do Senhor!

Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.

O homem é a única criatura de Deus que possui uma parte material (corpo) e duas imateriais (alma e espírito).

Portanto, chamamos esta realidade de tricotomia: divisão em três tomos.

Há quem entenda que o homem possui duas substâncias: material (corpo) e imaterial (alma). É a chamada dicotomia. Baseiam-se em Gênesis 2.7 – “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.”  

Outros entendemos que o homem possui três substâncias: espírito, alma e corpo. Conforme I Tessalonicenses 5.23 – E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.”  – e também a citação de Hebreus 4.12 – “Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante (cortante – ARA – anotação nossa) do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração (os propósitos e como somos na realidade – Bíblia Viva – anotação nossa).”

Por serem inseparáveis, a alma e o espírito retratam a natureza espiritual. E o corpo exprime a natureza material.

Gênesis 1.27 ensina-nos que fomos criados à imagem de Deus.

Sabemos que  ´imagem de Deus´ não significa semelhança física. Assim sendo, poderia referir-se a uma imagem de semelhança triuna. O homem como ser tríplice e Deus um Ser Triuno.

De Jesus Cristo, as Escrituras registram de Seu corpo, alma e espírito:

  • Mateus 26.12 – “Ora, derramando ela este unguento sobre o meu corpo…”  – corpo – soma em grego.
  • Mateus 26.38 –  “A minha alma está cheia de tristeza até à morte…”  – alma – psyche em grego.
  • Mateus 27.50 – “E Jesus, clamando outra vez com grande voz, entregou o espírito.”  – espírito – pneuma em grego.

I – A COMPLEXIDADE DO SER HUMANO

1 – A natureza de Deus

A natureza de Deus melhor se revela por Seus atributos divinos.

Como bem expõe James Madison Pendleton (1811-1891), teólogo e pregador batista, atributos de Deus significam o que pertence inalienavelmente a Ele, o que Ele é agora e há de ser sempre.

Mas, ordenar os atributos divinos é frágil tentativa humana de classificar o Ser Infinito.

Tão fraca tentativa humana de dividir (como se possível fosse!) Sua natureza. Porém, tal serve somente para nossa mente limitada. Pode até dizer-nos algo que Deus é mas não diz tudo que Deus é.

Conhecemos a única natureza de Deus por Seus atributos naturais e morais. Outras anotam como comunicáveis e incomunicáveis. Relacionáveis e não relacionáveis.  E ainda há quem prefira atributos absolutos e relativos. Qualquer uma é tão boa quanto qualquer outra.

  • Atributos naturais: Vida, Espírito, Personalidade (existência dotada de Autoconsciência e Autodeterminação – os nomes dados a Deus na Bíblia revelam Sua Personalidade), Trindade, Eternidade, Imutabilidade, Onisciência, Onipotência, Onipresença, Onividência, Infinitude, Sabedoria, Soberania.
  • Atributos morais: Santidade, Retidão, Justiça, Amor, Graça, Misericórdia, Conselho Divino (Efésios 1.11b – “…conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade” – ou seja,  o plano eterno para a totalidade das coisas), Justiça, Fidelidade, Bondade.

2 – A natureza dos anjos 

Tanto no Antigo quanto no Novo Testamento a existência dos anjos é revelada.

Quanto à sua natureza os anjos são criaturas, ou seja, seres criados por Deus. Salmo 148.5 diz-nos que Deus mandou e foram criados. Hebreus 11.13 e 14 ensina-nos que são de natureza espiritual: “espíritos ministradores enviados para serviços, a favor dos que hão de herdar a salvação.” – Almeida Revista e Atualizada.

Não tem corpo físico, mas a Bíblia não nega a possibilidade de sua materialização.

A eles são atribuídas características pessoais: inteligência, vontade e atividade.

Não se casam, são imortais (diferente de eternos – imortalidade dos anjos e dos homens deriva de Deus e depende de Sua Vontade).

Na sua natureza, os anjos são dotados de poder sobre humano. São poderosos. Não se trata de poder originário em si mesmos, mas de poder delegado por Deus.

São velozes, numerosos e ordenados em posições: arcanjo, querubins, serafins, anjos.  

3 – A natureza dos homens

A natureza imaterial dos homens é constituída pela alma e pelo espírito.

A natureza material dos homens é representada pelo corpo.

Portanto, observe-se a divisão de seu ser em três partes: espírito, alma e corpo.

Em resumo, podemos repetir a antiga afirmação, que o corpo, a alma e o espírito constituem a base real dos três elementos do homem:

1 – consciência do mundo externo;

2 – consciência própria;

3 – consciência de Deus.

II – AS CARACTERÍSTICAS DO CORPO HUMANO

Pastor Eliel Goulart

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada