Ensinando e fazendo Missões

Buscar esboços

Nossos Esboços

CPAD Adultos – 1º Trimestre de 2018 – 11/03/2018 – Lição 10: Dádiva, privilégios e responsabilidade na Nova Aliança

05/03/2018

Este post é assinado por: Pastor Eliel Goulart

Texto Áureo

“Cheguemos-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé; tendo o coração purificado da má consciência e o corpo lavado com água limpa.” – Hebreus 10.22

Verdade Prática

A Nova Aliança é uma dádiva divina que traz grandes responsabilidades.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Hebreus 10.1-7,22-25

Porque, tendo a lei a sombra dos bens futuros e não a imagem exata das coisas, nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem cada ano, pode aperfeiçoar os que a eles se chegam. 

2 Doutra maneira, teriam deixado de se oferecer, porque, purificados uma vez os ministrantes, nunca mais teriam consciência de pecado. 

3 Nesses sacrifícios, porém, cada ano, se faz comemoração dos pecados, 

4 porque é impossível que o sangue dos touros e dos bodes tire pecados. 

5 Pelo que, entrando no mundo, diz: Sacrifício e oferta não quiseste, mas corpo me preparaste; 

6 holocaustos e oblações pelo pecado não te agradaram. 

7 Então, disse: Eis aqui venho (no princípio do livro está escrito de mim), para fazer, ó Deus, a tua vontade.

22 cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé; tendo o coração purificado da má consciência e o corpo lavado com água limpa, 

23 retenhamos firme a confissão da nossa esperança, porque fiel é o que prometeu. 

24 E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras, 

25 não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns; antes, admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais quanto vedes que se vai aproximando aquele Dia.

INTRODUÇÃO

Comentário do Blog

Paz do Senhor!

Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra edição, esta é mencionada.

Há uma ligação lógica com o capítulo antecedente, qual seja, o capítulo 9, mas não necessariamente uma continuação. A ligação é geral. Neste capítulo 10, há um encerramento sobre o tema do sacerdócio levítico e inicia-se a explicação da Nova Aliança.

Certamente ainda querendo corroborar suficientemente a argumentação sobre o sacrifício inigualável de Cristo, e quer imprimir na mente e no coração do crente de Sua época a conclusão e compreensão da ineficácia de todo o culto levítico, com todos os seus rituais.

Além de chamar a atenção para a exposição de novas visões da doutrina, o escritor aos Hebreus conclui enfatizando os incontáveis privilégios da Nova Aliança, do Novo Caminho, oferecido a todos os que creem no sacrifício eterno, irrepetível, celestial de nosso Senhor Jesus, para através dele, aproximarem-se de Deus.

Salmo 73.28a – “Mas, para mim, bom é aproximar-me de Deus.”

Hoje, tendo a certeza que a perfeição e a excelência do sacrifício de Cristo, nos concede livre e seguro acesso ao Pai, consideremos tão grande privilégio que nos alerta para tão grande responsabilidade!

O escritor, neste capítulo 10, esgota praticamente o tema do sacerdócio superior de Cristo.

I – A DÁDIVA DA NOVA ALIANÇA

1 – Uma única oferta

Comentário do Blog

Hebreus 10.1 – “Porque, tendo a lei a sombra dos bens futuros e não a imagem exata das coisas, nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem cada ano, pode aperfeiçoar os que a eles se chegam.”

Já entendemos que a lei trouxe apenas uma sombra dos benefícios do porvir, e não a realidade. O antigo sistema apontava, como fraca amostragem, os benefícios que Cristo operaria por nós.

Milhares de sacrifícios eram repetidos, e ainda assim não podiam salvar os que estavam debaixo desse sistema judaico. Não aperfeiçoavam os que chegavam diante de Deus para O adorar.

Usando como contraste a sombra com a realidade, ou a imagem exata das coisas; usando a ilustração da irrelevância da sombra diante da revelação completa da forma verdadeira, o escritor conduz ao leitor crente judeu a compreender a insuficiência das repetições, comparadas com a única oferta de Cristo, oferta de Si mesmo em prol de todos os que creem.

No passado está a Lei. O que Cristo operou por nós são os bens futuros. Ou seja, em dois aspectos:

1 – As coisas imediatas que subsequentes à Lei;

2 –  As mais distantes, que nos aguardam no estado porvir.

“Futuros” ou “vindouros” – do verbo grego mello. Significando pronto para acontecer, ( Strong ). Ou como informa Thayer, “é usado em geral do que certamente acontecerá.” Enfim, trata-se da ideia das coisas por vir.

De Weet: “O cristianismo estava no judaísmo como folhas e frutos na semente, embora certamente precisasse do Sol da Justiça para brotarem.”

Esta oferta de Cristo é única, irrepetível, incomparável, superior, melhor, eterna e celestial.

Por que?

Os sacrifícios repetidos da Lei extinguiram-se, porque vindo a realidade que é Cristo, não são mais necessários.

Onde há perdão, não há mais uma oferta pelo pecado.

Hebreus 10.14 – Almeida Revista e Atualizada – “Porque, com uma única oferta, aperfeiçoou para sempre quantos estão sendo santificados.”

2 – Um único ofertante

Comentário do Blog

Hebreus 10.12 – “Mas este, havendo oferecido um único sacrifício pelos pecados, está assentado para sempre à destra de Deus.”

Aleluia! Cristo entregou-Se a Si mesmo por nós, pelos nossos pecados. Portanto, Ele é a oferta e o ofertante.

E tendo feito isto, assentou-Se à direita de Deus Pai, o lugar de maior honra.

Cristo fez tudo que era necessário para executar a expiação e a remoção de pecado. E fez tudo e tanto que nunca mais será necessária nova crucificação. Se tudo não estivesse completo, Cristo não descansaria para completar a justiça de Deus a nosso favor! O próprio fato bíblico de que Ele descansa e está assentado à direita de Deus, demonstra eficazmente que Seu trabalho está terminado.

Salmo 16.11b – “À tua mão direita há delícias perpetuamente.” A palavra hebraica é o adjetivo na´iym, definido poeticamente e figurativamente como “delícias”. O fato de Cristo desfrutar de prazeres celestiais eternos demonstra a completude de Seu trabalho. A alegria Dele provém da salvação das almas, ou melhor, “trazendo muitos filhos à glória.” – Hebreus 2.10.

E agora Ele está à destra de Deus como sacerdote e rei. Ele assumiu a glória real, depois de ter “oferecido um único sacrifício pelos pecados”. E aqui está um mistério: Cristo como Deus sempre esteve no trono de glória. Ele sempre foi verdadeiramente Deus. E mesmo estando na terra como verdadeiramente homem, Ele estava no Céu. Mas, como verdadeiramente homem Ele é assunto ao Céu – Salmo 24.7 e 8 – “Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória. Quem é este Rei da Glória? O Senhor forte e poderoso, o Senhor poderoso na guerra.”

Não há dignidade comparável à de Cristo Jesus.

Apocalipse 5.12 – “Que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças.”

Pastor Eliel Goulart

COMUNICADO IMPORTANTE

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e ainda continuar estudando a lição conosco…

Decidimos unir o Ensino com Missões e assim, alavancar recursos financeiros para contribuir com esses projetos.

Cada um de nós poderemos contribuir com o site ebdcomentada.com e com as obras de missões citadas, realizando o cadastro como assinante e escolhendo o plano que achar conveniente.

Optamos por oferecer valores acessíveis para que todos continuem a desfrutar dos nossos esboços e ao mesmo tempo AJUDAR a obra missionária, portanto a EBD Comentada, juntamente com você estará ao mesmo tempo ENSINANDO e FAZENDO MISSÕES.

Contamos com a ajuda de todos para mantermos este trabalho que tem auxiliado milhares de professores no Brasil e no mundo.

“Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mt 28.19 – ARC).

Qualquer dúvida referente aos planos ou mesmo depois de adquiri-lo, surgir algum problema, entre em contato conosco (contato@ebdcomentada.com.br)

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada


Comentários

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado


Copyright Março 2017 © EBD Comentada