Buscar no blog

CPAD Adultos – 1º Trimestre 2023 – 26-03-2023 – Lição 13 – Aviva, ó Senhor, a tua obra

26/03/2023

Este post é assinado por Eliel Goulart

TEXTO ÁUREO

“Ouvi, Senhor, a tua palavra e temi; aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos a notifica; na ira lembra-te da misericórdia.” – Habacuque 3.2

VERDADE PRÁTICA

É vontade de Deus avivar a sua obra nestes últimos dias até que o Senhor Jesus volte.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Habacuque 3.1-2, 16-19 

1 – Oração do profeta Habacuque sob a forma de canto. 

2 – Ouvi, Senhor, a tua palavra e temi; aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos a notifica; na ira lembra-te da misericórdia. 

16 – Ouvindo-o eu, o meu ventre se comoveu, à sua voz tremeram os meus lábios; entrou a podridão nos meus ossos, e estremeci dentro de mim; descanse eu no dia da angústia, quando ele vier contra o povo que nos destruirá. 

17 – Porquanto, ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimentos; as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja vacas, 

18 – todavia, eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação. 

19 – Jeová, o Senhor, é minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas. […]

INTRODUÇÃO

A paz do Senhor!

Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.

Pela graça do Senhor Jesus, chegamos à última lição deste primeiro trimestre de 2023.

Nesta última lição, estudaremos a ainda tão atualizada oração do profeta Habacuque, ainda mais na conclusão deste estudo trimestral sobre o avivamento espiritual.

I – O CLAMOR PELO AVIVAMENTO

1 – A intercessão angustiada do profeta

Pouco se sabe sobre o profeta Habacuque. Seu nome é de significado incerto. Alguns eruditos indicam que seu nome significa ´abraço´ e outros anotam que talvez seja igual ao nome de uma planta de jardim. Infere-se, pela leitura de seu livro, que era da tribo de Levi e um dos cantores do templo.

Logo no capítulo 1º do livro do profeta Habacuque, vemos que em todas as suas dificuldades, Habacuque ia a Deus em oração e aguardava com paciência pela resposta. Habacuque 2.1: “Pôr-me-ei na minha torre de vigia, colocar-me-ei sobre a fortaleza e vigiarei para ver o que Deus me dirá e que resposta eu terei…”.  Quando Habacuque olhava para as circunstâncias ao redor, ficava perplexo. Mas quando orava e esperava em Deus, e ouvia a resposta do Senhor, então Habacuque cantava!

O contexto histórico ao redor de Habacuque era o seguinte: cumprindo-se a profecia de Naum, o império mundial da Assíria caiu. Nos dias do profeta Habacuque, o Egito e a Babilônia disputavam a liderança mundial. Na batalha de Carquemis, em 605 a.C., na qual o rei Josias foi morto, os babilônios venceram e os grandes reinos da Babilônia e da Caldéia se uniram sob o reinado de Nabucodonozor. Habacuque discernia muito bem que o Reino de Judá deveria cair diante do império que nascia. Então, uma pergunta lhe perturbou a mente e o coração:  por que uma nação corrupta e pecadora como a Babilônia deveria conquistar a nação de Judá, que em comparação era menos má?

O livro do profeta Habacuque é um diálogo entre o Deus Todo-Poderoso e o profeta. O livro registra duas conversas e encerra com um hino que revelam que todas as perguntas do crente Habacuque foram respondidas e há uma renovada confiança em Deus.

2 – A aparente indiferença de Deus

O capítulo 1º do livro de Habacuque começa com o clamor de um homem diante de um problema que não sabe resolver. Habacuque 1.2: “Até quando, Senhor, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritarei: Violência! E não salvarás? “ 

Habacuque sentia-se confuso e perturbado. A princípio, parecia-lhe que Deus estava indiferente e nada estava fazendo para pôr em ordem a situação do mundo. Aos seus olhos, a violência campeava e Deus não tomava providência alguma. Mais preocupação pesava ao coração do profeta, ao ver a terra de Judá, a sua própria nação, sem lei e cheia de corrupção. Os justos eram oprimidos. O povo de Judá pecava abertamente. Adoravam ídolos. Oprimiam os pobres. Os dias eram espiritualmente e socialmente tenebrosos. E percebeu que tal acúmulo de pecados levaria a Jerusalém a sofrer o juízo.

O profeta orou a Deus e, em oração, fez-Lhe uma pergunta. Não convocou uma assembleia, uma reunião geral. Foi diretamente a Deus em oração e expôs o problema que lhe perturbava.

Meus amados, todos os avivamentos da Bíblia e da história da Igreja foram marcados e preservados no ambiente da oração, do jejum, do arrependimento, da confissão espontânea de pecados, do quebrantamento espiritual, da humilhação diante de Deus e da busca da santidade. Há crentes que até oram bem coletivamente, mas, sozinhos, não. Eu e você precisamos intensificar a nossa oração de intercessão pessoal pela obra de Deus, como fez o profeta Habacuque.  

3 – A resposta pronta de Deus

Habacuque 1.5: “Realizo, em vossos dias, uma obra, que vós não crereis, quando vos for contada”.  

Deus respondeu ao profeta dizendo que não está indiferente à situação de Seu povo. Manda ao profeta que olhe além dos dias presentes. Ele já está agindo. Como? Chamou aos caldeus para disciplinar e punir o Reino de Judá. Os caldeus seriam o flagelo cruel que varreria a terra, trazendo juízo sobre ela e a destruindo.

Porém, esta resposta apavora o profeta Habacuque. Ele não compreende como podia Deus permitir que uma nação tão cruel castigar o Seu próprio povo quando Ele mesmo é tão puro e santo?

O Senhor admite a perversidade dos caldeus. Declara que, por fim, os destruirá por causa de seu próprio mal. Sabemos, pela revelação das Escrituras, que o orgulho e a prática da maldade, sempre geram destruição ao orgulhoso e a quem permanece na prática do mal. Pode parecer, aos olhos do crente Habacuque, que os caldeus estejam prosperando por algum tempo, mas já estão condenados.

Habacuque 2.4 é o coração do livro: “Mas o justo, pela sua fé, viverá”

II – O AVIVAMENTO PELA PALAVRA

Pastor Eliel Goulart

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • SENAMI (Secretária Nacional de Missões) – Através de parceria auxiliamos o pastor/missionário Osvair Braga, família e sua equipe de missionários na Venezuela;

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada