Buscar no blog

CPAD Adultos – 1º Trimestre 2023 – 22-01-2023 – Lição 4 – O ministério avivado de Jesus

17/01/2023

Este post é assinado por Eliel Goulart

TEXTO ÁUREO

“Então, pela virtude do Espírito, voltou Jesus para a Galiléia, e a sua fama correu por todas as terras em derredor”. Lucas 4.14

VERDADE PRÁTICA

O alcance espiritual da vida de um crente avivado revela a extraordinária atuação do Espírito Santo.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Lucas 4.14-22 

14 – Então, pela virtude do Espírito, voltou Jesus para a Galiléia, e a sua fama correu por todas as terras em derredor. 

15 – E ensinava nas suas sinagogas e por todos era louvado. 

16 – E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga e levantou-se para ler. 

17 – E foi-lhe dado o livro do profeta Isaías; e, quando abriu o livro, achou o lugar em que estavam escrito: 

18 – O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me a curar os quebrantados do coração. 

19 – a apregoar liberdade aos cativos, a dar vista aos cegos, a pôr em liberdade os oprimidos, a anunciar o ano aceitável do Senhor. 

20 – E, cerrando o livro e tornando a dá-lo ao ministro, assentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele. 

21 – Então, começou a dizer-lhes: Hoje, se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos. 

22 – E todos lhe davam testemunho, e se maravilhavam das palavras de graça que saíam da sua boca, e diziam: Não é este o filho de José?

INTRODUÇÃO

A paz do Senhor!

Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.

“…pela virtude do Espírito…” – Lucas 4.14. Esta expressão resume o ministério terreno tão avivado do Senhor Jesus, com sinais, milagres e maravilhas operados entre o povo. Como homem, viveu na unção vitoriosa do Espírito Santo.

I Pedro 2.21, diz-nos que o Senhor Jesus nos deixou exemplo para que sigamos as Suas pisadas.

I – JESUS E A PESSOA DO ESPÍRITO SANTO

1 – O Espírito Santo na vida de Jesus

O Espírito Santo está presente no ministério terreno do Senhor Jesus, como o executor divino. Agiu no Seu nascimento, e no batismo nas águas e na tentação no deserto.

No nascimento, o Espírito Santo atuou como fonte criadora e de vida: “Descerá sobre ti o Espírito Santo…” – Lucas 1.35.  Cristo foi humanamente gerado pelo poder direto de Deus: “…e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra” – Lucas 1.35. Deus preparou a Ele um corpo santo e puro por criação direta – Hebreus 10.5: “…corpo me preparaste”.

No batismo, está escrito em Mateus 3.16 e 17 que foi visto “o Espírito de Deus, descendo como pomba e vindo sobre Ele” e declarado Filho amado de Deus. Esta cena revelou a manifestação da Santíssima Trindade. O Espírito Santo repousando sobre Jesus em forma materializada de uma pomba, o Pai falando desde os céus e o Filho sendo batizado.

Em tempo de avivamento, de modo semelhante, o Espírito Santo desce desde os céus abertos. A voz de autoridade de Deus ecoa desde os céus abertos. E as nossas vozes de orações, são enviadas desde a terra para os céus abertos, tudo por causa do Senhor Jesus!

Na tentação, Mateus 4.1 está escrito: “Então, foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo”. Foi conduzido pelo Espírito, para que a realidade e a glória de Sua filiação divina foram manifestadas. Para cumprir a obra de redenção do homem, de todo o mal do pecado desde a Queda de Adão. Para que, sendo verdadeiramente homem, em tudo fosse tentado. Para que, pela provação, esta fosse elemento de sofrimento por nós, como nosso Mediador.

Quando o Espírito Santo nos conduz, mesmo permitindo algum mal, deste mal Deus tira o bem que O glorificará. Salmo 76.10: “Porque a cólera do homem redundará em teu louvor…”. Sim, quando guiados pelo Espírito Santo, até a ira humana é revertida em louvor a Deus.

2 – O Espírito Santo no ministério de Jesus

Lucas 4.14 a 21, bem ilustra a presença do Espírito Santo no ministério de Jesus.

Tendo sido vitorioso na tentação no deserto, o Senhor Jesus prossegue Seu ministério no poder do Espírito Santo. Regressou mais do que vencedor. Regressou revestido do poder do Alto.

No ministério terreno do Senhor Jesus:

1 – O Senhor Jesus foi cheio do Espírito: “E o Espírito Santo desceu sobre ele…” – Lucas 3.22;

2 – O Senhor Jesus foi conduzido pelo Espírito para ser provado: “Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi guiado pelo mesmo Espírito, no deserto, durante quarenta dias, sendo tentado pelo diabo”. Lucas 4.1 e 2a.

3 – O Senhor Jesus foi revestido de poder: “Então, pela virtude (ou seja, no poder – anotação nossa) do Espírito, voltou Jesus…” – Lucas 4.14.

Que tenhamos estas três experiências na nossa carreira cristã: a de ser cheios do Espírito Santo, a de ser provados pelo e na permissão do Espírito Santo e a de ser revestidos, vitoriosos, pelo Espírito Santo para a obra de Deus.

II – JESUS E A ORAÇÃO EM SEU MINISTÉRIO

Pastor Eliel Goulart

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • SENAMI (Secretária Nacional de Missões) – Através de parceria auxiliamos o pastor/missionário Osvair Braga, família e sua equipe de missionários na Venezuela;

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada