Buscar no blog

CPAD Adultos – 1º Trimestre 2023 – 05-02-2023 – Lição 6 – O avivamento no ministério de Pedro

04/02/2023

Este post é assinado por Eliel Goulart

TEXTO ÁUREO

“Pedro, porém, pondo-se em pé com os onze, levantou a voz e disse-lhes: Varões judeus e todos os que habitais em Jerusalém, seja-vos isto notório, e escutai as minhas palavras” – Atos 2.14

VERDADE PRÁTICA

A vida de um crente pode ser comparada entre o antes e o depois de um avivamento.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Atos 2.14 a 24 

14 – Pedro, porém pondo-se em pé com os onze, levantou a voz e disse-lhes: Varões judeus e todos os que habitais em Jerusalém, seja-vos isto notório, e escutai as minhas palavras. 

15 – Estes homens não estão embriagados, como vós pensais, sendo esta a terceira hora do dia. 

16 – Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel:

17 – E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos jovens terão visões, e os vossos velhos sonharão sonhos; 

18 – e também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e minhas servas, naqueles dias, e profetizarão; 

19 – e farei aparecer prodígios em cima no céu e sinais em baixo na terra: sangue, fogo e vapor de fumaça. 

20 – O sol se converterá em trevas, e a lua, em sangue, antes de chegar o grande e glorioso Dia do Senhor; 

21 – e acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. 

22 – Varões israelitas, escutai estas palavras: A Jesus Nazareno, varão aprovado por Deus entre vós com maravilhas, prodígios e sinais, que Deus por ele fez no meio de vós, como vós mesmos bem sabeis; 

23 –a este que vos foi entregue pelo determinado conselho e presciência de Deus, tomando-o vós, o crucificastes e matastes pelas mãos de injustos; 

24 – ao qual Deus ressuscitou, soltas as ânsias da morte, pois não era possível que fosse retido por ela.

INTRODUÇÃO

A paz do Senhor!

Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.

Nesta lição, estudaremos o ministério do apóstolo Pedro, antes e depois de receber o batismo com o Espírito Santo.

Antes:

1 – Impulsivo – agia de maneira irrefletida, sem o domínio próprio;

2 – Inconstante – a marca de seu caráter era a constante mudança de mentalidade, com temperamento volúvel;

3 – Indisciplinado – sem o espírito de submissão, antes com espírito confuso;

4 – Obstinado – agia segundo a sua própria vontade;

5 – Frágil – sem vigor espiritual.

Depois de receber o batismo com o Espírito Santo, Pedro persevera numa vida espiritualmente avivada, por duas bênçãos que sempre caracteriza o avivamento pessoal:

1 – Revestimento de poder;

2 – Cheio da unção do Espírito Santo. 

I – PEDRO ANTES DO PENTECOSTES

1 – As duas atitudes de Pedro

Mateus 16.15 a 17: “Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou? E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue quem to revelou, mas meu Pai, que está nos céus”.

Estando na cidade de Cesaréia, o Senhor Jesus perguntou aos discípulos quem os homens diziam ser o Filho do homem. Porque a compreensão segundo as Escrituras sobre a Pessoa de Cristo é essencial para a salvação. Era impossível a Pedro responder por si mesmo como ele respondeu: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. Por que? Porque ele ainda não estava convertido! Então o Senhor Jesus testificou diante dos outros discípulos, que esta revelação fora dada diretamente por Deus a Pedro. É tão exato que fora uma revelação divina, que em seguida o Senhor Jesus expôs o mistério que estivera oculto desde a fundação do mundo – pela primeira vez, Jesus revela sobre a Igreja. Mateus 16.18: “Pois também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”

Cinco versículos adiante, em Mateus 16.23, o Senhor Jesus repreende a Pedro publicamente com a mais dura repreensão que Ele havia dado a qualquer pessoa até então: “Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo”. Como pode o mesmo discípulos que antes fora o canal de revelação divina e, agora, mais adiante, era instrumento de Satanás? Pedro tentara persuadir a Jesus a ter dó de si mesmo, e não ir à cruz. Explica-se pelo fato de Pedro ainda não estar convertido. 

Permita-me estender o comentário e meditarmos juntos: de fato, é bem insultuoso para o nosso ´eu´ sermos repreendidos publicamente. E pior ainda é sermos chamados de ´Satanás´. Contudo, é necessário registrar que Pedro não ficou ofendido.

Logo após receber esta forte repreensão dos lábios santos de Jesus, mais adiante, quando muitos outros discípulos se ofenderam com a mensagem de Jesus sobre a ´morte do eu´, pregada por nosso Senhor, e O abandonaram, Jesus perguntou aos doze se eles também gostariam de ir embora. E foi Pedro quem respondeu, dizendo: “Senhor, a quem iremos nós? Tu tens a Palavra da vida eterna”.

Pedro entendeu que quaisquer palavras do Senhor Jesus, mesmas as de repreensão, eram somente palavras de vida eterna!

2 – Pedro nega Jesus três vezes

Antes de ser avivado pela conversão e pelo batismo com o Espírito Santo, Pedro negou a Jesus por três vezes – (1ª) Mateus 26.69 e 70; (2ª) Mateus 26.71 e 72; (3ª) Mateus 26.73 e 74.

Andando conosco na vida da Igreja, há pessoas ainda não convertidas. Até tem discernimento de revelação de Deus, como Pedro teve. Até mesmo contemplam coisas gloriosas de Deus, como Pedro contemplou no monte da Transfiguração. Até mesmo o fato de Pedro ter experiências ministeriais não o confirmava como convertido. Quantos de nós e quantos entre nós, estamos verdadeiramente convertidos?

Quando não estamos ainda verdadeiramente convertidos, agimos como Pedro: com autoconfiança, com indolência – o mesmo Pedro que disse estar disposto a ir até à morte com Cristo, dormiu o sono do jardim, enquanto Jesus agonizava em oração no Getsêmani – com impulsividade, ou seja, com precipitação, e com uma atitude que se repete ainda hoje: a certa altura, mostrou realmente que precisava se converter, quando seguiu a Jesus de longe – o homem que se gabava autoconfiante e corajoso, vê sua coragem desvanecer na noite escura em que Jesus fora preso. Agia com um coração dobre: ao mesmo tempo que não queria perder a Cristo de vista, também não queria testemunhar publicamente nenhuma ligação com Ele.

Duas lições valiosas para nós:

1 – Não somos melhores do que Pedro. Que não ajamos assim, batendo os pés na areia da autosuficiência e autoconfiança. Provérbios 3.5 e 6: “Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas”. João 15.5: “Sem mim nada podeis fazer”.

2 – Não há uma vida tão quebrada da qual Deus não possa fazer um vaso novo. Pedro, em verdade, negou a Jesus três vezes. O Senhor Jesus não o desprezou. Marcou encontro com ele na Galiléia, após a Sua ressurreição – Marcos 16.7: “Mas ide, dizei a seus discípulos e a Pedro que ele vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis, como ele vos disse” – e, após sua conversão, deu-lhe três oportunidades públicas de Pedro testemunhar de Seu poderoso Nome:

a) na pregação do Dia de Pentecostes – Atos 2.14 a 36;

b) na pregação no alpendre de Salomão, em Atos 3.11 a 26 – na cura do coxo diante da porta Formosa;

c) na pregação diante do sinédrio – dos senadores de Israel – Atos 4.8 a 12.

Vamos comentar estas três oportunidades que o Senhor Jesus lhe deu, no próximo tópico, contrapondo-se às três vezes que Pedro negou a Jesus.

II – PEDRO APÓS O PENTECOSTES

Pastor Eliel Goulart

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • SENAMI (Secretária Nacional de Missões) – Através de parceria auxiliamos o pastor/missionário Osvair Braga, família e sua equipe de missionários na Venezuela;

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada