Buscar no blog
21/03/2025
“Por esta causa te deixei em Creta, para eu pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam e, de cidade em cidade, estabelecesses presbíteros como já te mandei“– Romanos 9.5
A Igreja é um organismo vivo de natureza espiritual e, ao mesmo tempo, uma organização.
Tito 1.1 – 9
1 Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo, segundo a fé dos eleitos de Deus e o conhecimento da verdade, que é segundo a piedade,
2 em esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos dos séculos,
3 mas, a seu tempo, manifestou a sua palavra pela pregação que me foi confiada segundo o mandamento de Deus, nosso Salvador,
4 a Tito, meu verdadeiro filho, segundo a fé comum: graça, misericórdia e paz, da parte de Deus Pai e da do Senhor Jesus Cristo, nosso Salvador.
5 Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam e, de cidade em cidade, estabelecesses presbíteros, como já te mandei:
6 aquele que for irrepreensível, marido de uma mulher, que tenha filhos fiéis, que não possam ser acusados de dissolução nem são desobedientes.
7 Porque convém que o bispo seja irrepreensível como despenseiro da casa de Deus, não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância;
8 mas dado à hospitalidade, amigo do bem, moderado, justo, santo, temperante,9 retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina como para convencer os contradizentes.
A paz do Senhor!
Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma será mencionada.
A carta de Paulo a Tito, juntamente com as duas enviadas a Timóteo constituem as chamadas epístolas pastorais. É provável que Paulo a escreveu na sua viagem para a Ásia, depois da sua primeira prisão em Roma, desembarcando em Creta e deixando Tito lá, e que mais tarde escrevesse da Macedônia, quando estava a caminho de Nicópolis da Trácia.
Tito era amigo e companheiro ministerial de confiança de Paulo. Era grego de nascimento – Gálatas 2.3 – e foi convertido pela pregação e influência de Paulo, que lhe chama de meu ´verdadeiro filho, segundo a fé comum´. Tito é mencionado pela primeira vez em quando acompanhava Paulo e Barnabé à cidade de Jerusalém – Gálatas 2.1 e veja-se Atos 15.2. Passados alguns anos ele aparece em conexão com a igreja de Corinto, de onde levou uma carta ao apóstolo – II Co 7.6 e 2.12). Por determinação de Paulo, Tito ficou em Creta. Não há nenhuma informação ou indício de que Paulo tenha visitado Creta depois de sua primeira prisão em Roma. Ele e Tito se encontraram em Nicópolis – Tito 3.12. Depois desse encontro, despediram-se e Tito foi para a Dalmácia – 2 Timóteo 4.10.
Tito 1.5: “Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam e, de cidade em cidade, estabelecesses presbíteros, como já te mandei”.
Paulo deixou Tito lá para continuar o trabalho de fundamentar a igreja, indicando o quão é importante o líder pastoral em meio a um ambiente moralmente mundano.
“Para que pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam” – esta frase sugere que a igreja em Creta estava em seus estágios iniciais e precisava de mais organização. Uma das missões do pastor é fundamentar os novos convertidos na doutrina e no testemunho cristão. O termo “pusesses em boa ordem” implica trabalhar pela governança ministerial da Igreja e doutrina biblicamente pela elevada conduta moral.
“De cidade e cidade, estabelecesses presbíteros” – anciãos, ou presbíteros, deveriam ser nomeados como líderes em cada congregação local. Essa prática se alinha com a estrutura da igreja primitiva, onde os presbíteros eram responsáveis por ensinar, pastorear e manter a pureza doutrinária.
“Como já te mandei” – a diretriz de Paulo a Tito ressalta a autoridade apostólica e a importância de aderir aos ensinamentos e práticas ensinados pelos apóstolos.
Ilha de Creta vista desde o espaço.
Uma das maiores ilhas do mar Mediterrâneo, igualmente distante da Europa, Ásia e África, mas considerada como parte da Europa. Era habitada por um número considerável de judeus, dos quais alguns estavam em Jerusalém no memorável dia de Pentecostes – Atos 2.11. Paulo passou pelo sul desta ilha quando viajava rumo a Roma – Atos 27. Foi campo ministerial de Tito. Seu povo era descrito como sem lei e imoral – Tito 1.10 a 13. O seu próprio famoso poeta Epimênides é citado contra eles. Hoje o nome da ilha é oficialmente Cândia.
Devido os habitantes terem uma personalidade desleixada, a igreja precisava de ordem, haja vista que a conduta dos moradores de Creta influenciava aos irmãos em Cristo, porque era povo de fama de relaxados moralmente. Acrescenta-se a esta característica, o fato de que os judeus moradores de Creta perseguiam a Igreja, falsos obreiros passavam por lá perturbando a obra e outros provocavam divisão.
II – A INSTITUCIONALIDADE BÍBLICA DA IGREJA
Para continuar lendo isso, clique em CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!
É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir de nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.
Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:
CLIQUE AQUI para ser nossa parceria e continuar consultando a lição conosco…
Deus lhe abençoe ricamente!!!
Equipe EBD Comentada
Postado por ebd-comentada
Acesse os esboços por categorias