Buscar no blog

CPAD Adultos – 1º Trim. 2025 – 16-02-2025 – L7 – As naturezas humanas e divina de Jesus

14/02/2025

Pastor Eliel Goulart

TEXTO ÁUREO

“Dos quais são os pais, e dos quais é Cristo segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito eternamente. Amém! “Romanos 9.5

VERDADE PRÁTICA

Jesus é o eterno e verdadeiro Deus e, ao mesmo tempo, o verdadeiro homem.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Romanos 1.1-4; Filipenses 2.5-11 

Romanos 1 

1 – Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para apóstolo, separado para o evangelho de Deus, 

2 – o qual antes havia prometido pelos seus profetas nas Santas Escrituras, 

3 – acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne, 

4 – declarado Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santificação, pela ressurreição dos mortos, – Jesus Cristo, nosso Senhor. 

Filipenses 3 

5 – De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, 

6 – que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. 

7 – Mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; 

8 – e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte e morte de cruz. 

9 – Pelo que também Deus o exaltou soberanamente e lhe deu um nome que é sobre todo o nome, 

10 – para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, 

11 – e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.

INTRODUÇÃO

A paz do Senhor!

Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma será mencionada.

Na continuação dos estudos do tema de Apologética Cristã deste primeiro trimestre, hoje estudaremos juntos sobre as duas naturezas de Jesus.  

I – O ENSINO BÍBLICO DA DUPLA NATUREZA DE JESUS

1 – “Descendência de Davi segundo a carne” (Rm 1.3)

Romanos 1.3: “Acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne”.

Jesus, em sua vida terrena, nasceu na linhagem familiar do rei Davi, descendeu dele segundo a carne. Este versículo mostra que Jesus nasceu em carne. ´Descendência´, substantivo grego ´spermatos´, que literalmente significa ´semente´. Aqui usado no sentido de metáfora, ou seja, descendência.  Quando usada como metonímia – a figura de linguagem em que se usa um termo no lugar de outro – exemplo simples: Quando eu me casar, quero ter o meu próprio teto – portanto, como metonímia pode significar posteridade, prole, filhos.

Este versículo enfatiza a humanidade de Jesus, afirmando que Ele era verdadeiramente homem, compartilhando a natureza física assim como todos os homens. Ressalta a doutrina da encarnação, quando Jesus assumiu a forma de homem – João 1.14: “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade”.  O Senhor Jesus experimentou a vida humana plenamente, incluindo suas limitações e sofrimentos, mas sem pecado.  Esta natureza dupla de Cristo — plenamente Deus e plenamente homem — é um mistério central para a teologia cristã, permitindo que Ele seja o mediador perfeito entre Deus e o homem, conforme explicado em Hebreus 4.15: “Visto que temos um sumo-sacerdote, Jesus, Filho de Deus…”.  

2 – “Declarado Filho de Deus em poder” (v.4)

O título “Filho de Deus” é central para a teologia cristã, afirmando o relacionamento único de Jesus com o Pai. Este título está enraizado nas expectativas messiânicas judaicas e é visto em passagens como Salmo 2.7: “Recitarei o decreto: O SENHOR me disse: Tu és meu Filho; eu hoje te gerei” e II Samuel 7.14: “Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho…”, onde o rei é referido como filho de Deus. No Novo Testamento, este título é usado para expressar tanto a natureza divina de Jesus quanto Seu papel como o Messias prometido. O reconhecimento de Jesus como o Filho de Deus é uma pedra angular da fé cristã, como visto na confissão de Pedro – Mateus 16.16: “E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”.

3 – O antigo hino cristológico (Fp 2.5,6)

Filipenses 2.5 e 6: “De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus”.

Esta frase introduz o hino cristológico que se segue em Filipenses 2.6 a 11, que descreve a humildade e exaltação de Jesus. Historicamente, esta passagem é significativa, pois reflete a doutrina cristã sobre a natureza e a obra de Cristo. Teologicamente, ela ressalta a encarnação, onde Jesus, embora totalmente divino, assumiu a forma humana e viveu uma vida de obediência e humildade. Isso serve como o modelo definitivo para os crentes, destacando o tema de que somos chamados para seguir suas pisadas: sermos servos. A referência à mentalidade de Cristo se conecta a outras escrituras, como Mateus 11.29  , onde Jesus se descreve como “manso e humilde de coração”, e João 13.14 e 15, onde Ele lava os pés dos discípulos, demonstrando que a liderança é para servir.

II – AS HERESIAS CONTRA O ENSINO BÍBLICO DA DUPLA NATUREZA DE JESUS

Pastor Eliel Goulart

Para continuar lendo isso, clique em CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!  

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir de nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • SENAMI (Secretária Nacional de Missões)  – Por meio de parceria auxiliamos o pastor/missionário Osvair Braga, família e sua equipe de missões na Venezuela;

CLIQUE AQUI  para ser nossa parceria e continuar consultando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada