Buscar no blog

CPAD Adultos – 1 Trimestre 2022 – 30-01-2022 – Lição 5 – Como ler as Escrituras

26/01/2022

Este post é assinado por Eliel Goulart

TEXTO ÁUREO

“E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse: Entendes tu o que lês?” – Atos 8.30

VERDADE PRÁTICA

As técnicas de interpretação auxiliam na compreensão da Bíblia, mas não são infalíveis; por isso, não podem ser colocadas acima da autoridade da Palavra de Deus.  

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Atos 8.26-30 

26 – E o anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te e vai para a banda do Sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que está deserto. 

27 – E levantou-se e foi. E eis que um homem etíope, eunuco, mordomo-mor de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todos os seus tesouros e tinha ido a Jerusalém para adoração, 

28 – Regressava e, assentada no seu carro, lia o profeta Isaías. 

29 – E disse o Espírito a Filipe: Chega-te e ajunta-te a esse carro. 

30 – E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse: Entendes tu o que lês?

INTRODUÇÃO

A paz do Senhor!

Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.

Continuando os estudos sobre o tema trimestral de A Supremacia das Escrituras, hoje veremos a importância da interpretação bíblica.

I – A BÍBLIA PRECISA SER INTERPRETADA

1 – A importância da exegese

II Timóteo 2.15: “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”. 

´Manejar bem a palavra da verdade´. Paulo usa um termo comercial ´manejar´: orthotoméo, ilustrando o que o comerciante fazia em sua loja, ao repartir e dividir corretamente as mercadorias na prateleira. Imagina uma loja com as mercadorias à venda postas em desordem, quão difícil é para o vendedor encontrar o produto. Manejar a Bíblia de maneira desordenada, sem retidão, com certeza, então, muitos são os erros, os enganos e as perdas espirituais por causa da má interpretação das Escrituras. Ela é a Palavra da verdade. A Palavra da verdade diz exatamente o que ela significa.

Outra acepção da palavra ´manejar´ é ´cortar reto´, sendo também uma palavra da mineração, referindo-se ao corte de veio na mina, onde há preciosidade (Léxico Grego de Thayer).

A exegese é uma maneira já provada e comprovada de bem buscar a melhor interpretação da Bíblia. Exegese bíblica é o estudo da interpretação gramatical e metódica, bem ordenado, que usa um sistema organizado de estudos. A própria origem etimológica da palavra ´exegese´ ajuda-nos a entender a sua importância. Origina-se a partir do grego exégésis, ou seja, literalmente, ´extrair para fora´. Portanto, academicamente, para uma pessoa estar capacitada e apta a fazer a exegese bíblica, esta deve ser especializada nos idiomas originais em que a Bíblia foi escrita – o grego e o hebraico – entre outras características do texto bíblico. No entanto, é necessário considerar que outros, mesmo sem possuir tais virtudes ou a erudição tradicionalmente acadêmica, em sua simplicidade, podem elaborar uma boa exegese utilizando-se da própria Bíblia (pois a primeira regra da hermenêutica diz que a Bíblia interpreta a si mesma), ou servindo-se de boas literaturas (dicionários, comentários e afins).

2 – As limitações dos leitores

II Timóteo 2.15: “Procura apresentar-te a Deus aprovado…”.

Esta é uma das questões da interpretação bíblica: a nossa limitação. Limite deriva de limes, de origem no latim rural, pois significava ´caminho entre dois campos´, ou seja, a fronteira. E quando lemos a Bíblia já temos conosco, de um lado, toda uma carga cultural, ideias, ´achismos´ e outras influências, que sugestiona a nossa interpretação quando de primeiras leituras da Bíblia. Eis o limite: de um lado o peso da natureza adâmica, pecaminosa já estabelecida influenciando as primeiras leituras. E de outro lado, os métodos aprovados e espiritualmente saudáveis que podem subsidiar, ajudar, secundar na interpretação da Bíblia.

“Procura apresentar-te a Deus aprovado…” – por causa da nossa limitação na interpretação das Escrituras, ´procura´, ou seja, ´esforça, seja diligente, agindo fervorosamente por meio da fé designada por Deus. Procura apresentar-te. Este ´apresentar-te´ implica ´ficar perto, mas estar perto ao lado´ de Deus porque ´aprovado´.  Aceitável porque o esforço é genuíno, não fingido, não misturado com quaisquer outros ânimos carnais ou mundanos. Aprovado: aceito porque verificou-se o seu valor. Era a palavra falada, na época de Paulo, após avaliar se uma moeda era falsa ou genuína.

Qual é o método que nos auxilia contra as nossas limitações próprias? I Timóteo 4.13 responde a pergunta, exortando sobre o esforço genuíno, aprovado diante de Deus que podemos agir: “Persiste em ler, exortar e ensinar…”

3 – A natureza das Escrituras

Por causa das particularidades das Escrituras, com um tempo histórico de 1.600 anos, dezenas de locais geográficos, escritores de diversas origens sociais, profissionais e culturais, utilizando variadas formas literárias, percebemos que este conjunto de elementos inerente às Escrituras, exigem que a Exegese seja ampla.

E esta amplidão da Exegese, como disciplina útil na interpretação da Bíblia, inclui a investigação histórica e das origens do texto bíblico (Crítica Textual). Envolve pesquisas sobre o escritor: o seu cenário histórico, o seu contexto cultural e social. E, muito importante, o estilo literário de seu texto. E, detendo-se no texto, a exegese analisa as características gramaticais, sintáticas (o estudo da frase completa, da oração) buscando a excelência na interpretação, o verdadeiro significado da mensagem de Deus para nós.

Não devemos espiritualizar ao extremo e nem formalizar doutro extremo quanto ao uso de regras de interpretação. O próprio Senhor Jesus citou sobre os detalhes das Escrituras:

Mateus 5.18: “Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei sem que tudo seja cumprido”.

O Senhor Jesus não somente teve em si o cumprimento da profecia, mas tornou a revelação de Deus perfeita, não deixando nenhuma lacuna. “Nem um jota ou um til”, ou seja, o Senhor Jesus levou a interpretação da letra ao espírito. Pois a Lei não é aperfeiçoada até que seu significado mais interior seja descoberto e seu espírito seja levado à tona. E mais do que esta exegese, o Senhor Jesus deu poder aos crentes para obedecer à lei de Deus, não na letra, que é supérflua, mas no espírito, que é o essencial para nós.

II – PRESSUPOSTOS PENTECOSTAIS PARA LER A BÍBLIA

Pastor Eliel Goulart

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • SENAMI (Secretária Nacional de Missões) – Através de parceria auxiliamos o pastor/missionário Osvair Braga, família e sua equipe de missionários na Venezuela;

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada