Buscar no blog

CPAD Adultos – 1 Trimestre 2022 – 06-03-2022 – Lição 10 – As profecias despertam e trazem esperança

02/03/2022

Este post é assinado por Eliel Goulart

TEXTO ÁUREO

Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo”. – Apocalipse 1.3

VERDADE PRÁTICA

 As profecias são mensagens que expressam a soberana vontade do Senhor. Elas servem para alertar o povo de Deus, produzindo esperança e confiança nas promessas divinas.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Jeremias 1.4-10; Joel 1.1-3; Apocalipse 1.1-3 

Jeremias 1 

4 – Assim veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: 

5 – Antes que te formasse no ventre, eu te conheci; e, antes que saísses da madre, te santifiquei e às nações te dei por profeta. 

6 – Então disse eu: Ah, Senhor JEOVÁ! Eis que não sei falar; porque sou uma criança. 

7 – Mas o Senhor me disse: Não digas: Eu sou uma criança; porque, aonde quer que eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar dirás. 

8 – Não temas diante deles, porque eu sou contigo para te livrar, diz o Senhor. 

9 – E estendeu o Senhor a mão, tocou-me na boca e disse-me o Senhor: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca; 

10 – Olha, ponho-te neste dia sobre as nações e sobre os reinos, para arrancares, e para derribares, e para destruíres, e para arruinares; e para edificares e para plantares. 

Joel 1 

1 – Palavra do SENHOR que foi dirigida a Joel, filho de Petuel. 

2 – Ouvi isto, vós, anciãos, e escutai, todos os moradores da terra: Aconteceu isto em vossos dias? Ou também nos dias de vossos pais? 

3 – Fazei sobre isto uma narração a vossos filhos, e vossos filhos, a seus filhos, e os filhos destes, à outra geração. 

Apocalipse 1 

1 – Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João, seu servo, 

2 – O qual testificou da palavra de Deus, e do testemunho de Jesus Cristo, e de tudo o que tem visto. 

3 – Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo. 

INTRODUÇÃO

A paz do Senhor!

Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.

Em continuação ao estudo sintetizado de Bibliologia, neste trimestre, hoje recordaremos alguns pontos principais dos livros proféticos da Bíblia.

Os livros proféticos testemunham que o Senhor está no Trono e faz tudo que como lhe agrada.

Salmo 115.3: “Mas o nosso Deus está nos céus e faz tudo o que lhe apraz”.   

I – OS PROFETAS MAIORES

1 – Os profetas e a profecia

Hebreus 1.1a: “Havendo Deus, antigamente, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas…”.

O período dos profetas em Israel cobriu quinhentos anos. Depois, houve um silencia profético até João Batista.

O ofício de profeta foi instituído nos dias de Samuel. Os profetas falavam corajosamente. Quando o reino se dividiu entre o Reino de Israel e o Reino de Judá, e prosseguiram na história como reinos separados, então surgiram os grandes profetas.

São 17 os livros proféticos do Antigo Testamento, dividindo-se em profetas maiores e profetas menores. Estes nomes se dão, não por causa da importância individual do profeta, mas pela extensão de seus escritos.

Houve os profetas que serviram antes dos cativeiros de Israel na Assíria e antes do cativeiro de Judá na Babilônia. E outros serviram depois do retorno do exílio. São, por isso, conhecidos como profetas pré-exílio e pós-exílio.

Os profetas cuidavam, como porta-vozes de Deus, de advertir ao povo quando este andava em desobediência. Denunciavam os pecados dos seus dias. Três coisas principais eram denunciadas pelos profetas:  1- a corrupção moral; 2 – a política da nação e 3 – quando o povo adorava os ídolos.

Ora, meus amados, a atitude do crente para com Deus afetará toda a sua vida moral, social e espiritual. A voz que o crente segue determina hoje a sua conduta e, amanhã, o seu destino eterno.

A profecia é tão essencialmente importante na Palavra de Deus que ocupa um terço de toda a Bíblia.

Os livros proféticos têm mensagens:

1 – Mensagens para os seus dias em que viveram na antiguidade;

2 – Mensagens para os dias futuros;

3 – Mensagens para estes nossos dias.

II Pedro 1.21b: “…os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo”.

2 – Os profetas Isaías e Jeremias

Isaías – em sua estrutura, o livro do profeta Isaías é uma Bíblia em miniatura, pois tem 66 capítulos, e a Bíblia tem 66 livros. O livro se divide em duas partes, como a Bíblia, tendo a primeira parte 39 capítulos, como o Antigo Testamento tem 39 livros e a segunda parte 27 capítulos, como o Novo Testamento tem 27 livros.

O ministério profético de Isaías deu-se nos dias de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias, reis de Judá. Profetizou por cinquenta e um anos. A tradição judaica informa-nos que ele viveu até o reinado de Manassés, sob quem teria sofrido um martírio terrível, ao resistir aos atos deste ímpio e perverso rei, sendo posto no tronco oco de uma árvore e depois serrado ao meio. Entende-se que Hebreus 11.37 refere-se a isso.

O nome de Deus no livro de Isaías é usualmente “o Santo”. O caráter deste profeta é singular:

1 – Ousadia – diante dos reis e diante do povo;

2 – Patriotismo – com ardor, defendia os melhores interesses de sua nação;

3 – Compaixão – pelas outras nações que não conheciam ao Senhor;

4 – Indignação – contra a hipocrisia religiosa;

5 – Reverência – um homem espiritual de profunda convicção da majestade de Deus.

Somente no livro de Isaías temos a visão mais gloriosa do Messias e de Seu reino. Ele profetiza a Graça de Deus e a obra de redenção tanto em relação a Israel quanto às nações. Por isso, é chamado de “O Quinto Evangelho” e Isaías é chamado de “O Evangelistas do Antigo Testamento”.

Jeremias – a pessoa do profeta Jeremias, a sua mensagem e a época em que viveu e exerceu seu ministério profético, estão tão ligados que nos é impossível separá-los e, portanto, devem ser interpretados juntos. Jeremias foi chamado por Deus, levantado como profeta por Deus, justamente para a época em que viveu. Jeremias 1.5 está escrito: Antes que eu te formasse no ventre, eu te conheci; e, antes que saísses da madre, te santifiquei e às nações te dei por profeta”.

Não é fácil estruturar o livro de Jeremias, pois ele não está em ordem cronológica. Suas mensagens nunca foram populares. Jeremias viveu nos mesmos dias da profetisa Hulda, de Habacuque, de Sofonias, do profeta Ezequiel, Daniel e, conforme os estudiosos acreditam, também nos dias do profeta Naum. Profetizou por mais de quarenta anos.

Quatro palavras resumem o livro de Jeremias:

1 – Escolhidos – profetizou para o povo escolhido de Deus, Judá, antes de serem levados ao cativeiro na Babilônia;

2 – Exilados – advertiu-os com perseverança e fidelidade a Deus, para que ouvissem a voz do Senhor e não fosse para o exílio. Jeremias não foi atendido nos seus apelos proféticos;

3 – Levados – pecaram tanto que Deus permitiu que fossem levados por Nabucodonosor para a Babilônia. Jeremias profetizou que lá ficariam por setenta anos;

4 – Reunidos – Deus não permitiria que Seus filhos permanecessem espalhados pelas nações para sempre. Eles serão, em definitivo, reunidos e o Messias, o Bom Pastor, os congregará.

3 – Os profetas Ezequiel e Daniel

Ezequiel – enquanto Jeremias profetizava em Jerusalém, Ezequiel profetizava para os exilados em Babilônia. Estes estavam desanimados. Portanto, Jeremias em Jerusalém, Ezequiel entre o povo cativo, e Daniel no palácio real.

A mensagem de Ezequiel é de restauração: Deus restaurará a terra de Israel, a cidade de Jerusalém e o templo. É a revelação do plano de Deus para os judeus, no cumprimento destes propósitos.

Ezequiel era um cativo auxiliando aos cativos. Deus o mandou para o meio do povo do cativeiro. A responsabilidade que lhe foi dada era a de profetizar a mensagem de Deus. Os resultados não estavam sob seu controle, não estavam em suas mãos.

A mensagem do livro de Ezequiel é prática: o resultado do pecado de Israel foi o cativeiro. Os males sempre alcançam quem se afasta de Deus. Recordemos que o livro de Ezequiel relata que a glória do Senhor deixou a casa de Deus por causa dos pecados praticados continuamente pelo Seu povo. O mesmo se sucede com a experiência cristã do crente: quando o crente se volta em comunhão com o Senhor, as bênçãos de Deus voltam também.

Daniel – era de uma família de posição social elevada. O historiador Flávio Josefo nos informa que foi levado cativo para a Babilônia, com a idade entre 15 e 16 anos, na primeira invasão de Nabucodonosor. Viveu mais de noventa anos. Viu a queda da Babilônia e a elevação do império medo-persa. Ocupou altas posições governamentais nos reinados de Nabucodonosor, Belsazar, Dario e Ciro. O profeta Ezequiel, que foi levado cativo oito anos depois de Daniel, refere-se a ele como padrão dos fiéis, modelo de retidão – Ezequiel 14.20.

Daniel foi um dos grandes da terra. Daniel foi também grande no céu. Por duas vezes, o céu exclamou: Daniel 10.11 e 19 – “Daniel, homem muito amado” e “Não temas, homem muito amado” – ARA.  A leitura do livro de Daniel acrescenta a nossa fé, pois ele sempre confiou no Senhor nas mais difíceis situações. Deus é Todo Poderoso, em todas as tentações e provações, para guardar-nos.

O livro de Daniel revela o poder de Deus e a Sua soberania. Daniel revela a Deus como Deus, o Protetor; Deus, o Revelador de segredos; Deus, o Libertador; Deus, o Todo Poderoso; Deus, o Juiz.

O livro de Daniel está dividido em duas partes:

1 – Histórica – a narração – capítulos 1 a 6;

2 – Profética – a revelação – capítulos 7 a 12.

Dois grandes livramentos são notáveis no livro de Daniel: o dos três jovens na fornalha ardente e o de Daniel na cova dos leões.

O príncipe dos pregadores, Charles Spurgeon, nos deixou esta frase como um legado de inspiração: “Deixe que o Deus de Daniel seja seu Deus no seu quarto de oração e Ele, então, será seu Deus na cova dos leões”.

II – OS PROFETAS MENORES

Pastor Eliel Goulart

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • SENAMI (Secretária Nacional de Missões) – Através de parceria auxiliamos o pastor/missionário Osvair Braga, família e sua equipe de missionários na Venezuela;

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada