Buscar no blog

CPAD Adultos – 1 Trimestre 2021 – 24-01-2021 – Lição 4 – A atualidade dos dons espirituais

20/01/2021

Este post é assinado por Eliel Goulart

TEXTO ÁUREO

“Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.“   – I Coríntios 12.4

VERDADE PRÁTICA

Ser pentecostal significa crer na atualidade das manifestações do Espírito Santo, e isso envolve o batismo no Espírito e os dons espirituais.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

I Coríntios 12.1-11

1 – Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes. 

2 – Vós bem sabeis que éreis gentios, levados aos ídolos mudos, conforme éreis guiados; 

3 – Portanto, vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema! E ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo.

4 – Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. 

5 – E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. 

6 – E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. 

7 – Mas, a manifestação do Espírito é dada a cada um para o que for útil. 

8 – Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; 

9 – e a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; 

10 – e a outro, a operação de maravilhas; e a outro, a profecia; e a outro, o dom de discernir os espíritos; e a outro, a variedade de línguas; e a outro, a interpretação das línguas. 

11 – Mas um só e o mesmo Espírito opera todas essas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.

INTRODUÇÃO

A paz do Senhor!

Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.

Hoje vamos rever o tema da Atualidade dos Dons Espirituais, realidade na história e na vida da Igreja. A concessão dos Dons Espirituais a nós, discípulos do Senhor Jesus, e uma das formas de atuação e de operação do Espírito Santo nesta Dispensação da Graça.

I – A NECESSIDADE DOS DONS ESPIRITUAIS HOJE

1 – Exortação a conhecer os dons (vs.1)

I Coríntios 12.1 – “Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes”.

Nenhum crente pode ignorar sobre a realidade e atualidades dos dons espirituais, seja por intenção ou por desinformação, pois é assunto tão importante que exige particular atenção de cada crente.

O apóstolo Paulo expõe que não quer que os servos do Senhor ignorem, nem estejam desinformados sobre a natureza, a necessidade, a diversidade e a finalidade dos dons espirituais, certamente, uma das mais importantes doutrinas bíblicas.

A ignorância é marca dos incrédulos – Isaías 44.19, o profeta, referindo-se aos descrentes, diz-nos que eles não param para pensar, não tem conhecimento e nem entendimento. Porém, a inteligência é marca dos crentes – Deuteronômio 4.6: “Só este grande povo é gente sábia e inteligente.”

O crente busca crescer em conhecimento, Deus então o capacita com inteligência, que é a faculdade de discernir as circunstâncias e relacionamentos, e o mesmo Deus nos concede sabedoria, o dom que penetra a essência e o propósito das coisas, com a maneira reta de alcançar tal propósito.

Paulo exorta ao conhecimento dos dons, mas num nível que supera a teoria, ou seja, conhecimento por experiência. Depois que o crente é batizado no Espírito Santo, há à sua disposição os chamados ´dons espirituais´, as dádivas que o Espírito Santo nos concede, para glória do Senhor Jesus e para nós cumprirmos o IDE de nosso Senhor de maneira integral e eficaz.

O conhecimento dos dons espirituais sem a experiência é frustrante para a carreira cristã. Porém, por outro lado, a prática sem a doutrina bem fundamentada é perigosa, declinando para o fanatismo. Conhecer os dons espirituais leva o crente sincero a ter experiência com eles, e a experiência ilumina o conhecimento da doutrina.

Meus amados, não sejamos negligentes em buscar os dons espirituais. O batismo no Espírito Santo é o início do revestimento de poder, a porta aberta para o crente ser usado como um vaso de bênçãos a favor dos irmãos e das almas perdidas.

Lucas 24.49 – “E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder”. 

Atos 4.31 – “E, tendo eles orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo e anunciavam com ousadia a palavra de Deus”.

2 – Pneumatikós e chárisma

A expressão traduzida como ´dons espirituais´ em I Coríntios 12.1 é pneumatikós, adjetivo grego que ocorre 26 vezes no Novo Testamento, sendo 15 vezes, somente nesta Carta de Iª aos Coríntios. E tem este sentido mesmo: espiritual, segundo nos informa o Léxico de Strong.

Neste contexto, significa algo pertencente ao Espírito Santo. Espiritual é usado em oposição a carnal.

Em Iª aos Coríntios Paulo se refere a pensamentos espirituais, coisas espirituais, homem espiritual, sobre semear coisas espirituais, alimento espiritual, corpo espiritual e, tema desta Lição, dons espirituais.

Em Iª Coríntios 12.4 Paulo introduz outro termo: chárisma, substantivo grego, que em definição curta é ´dom gratuito´: “Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.”

Esta palavra significa, propriamente, a operação da graça, do favor de Deus, a capacidade divina que o crente recebe para servir e compartilhar a obra de Deus com outros. Em resumo, o serviço capacitado pelo Espírito Santo. Dons espirituais tem o sentido de dotações da graça, que exclui quaisquer méritos próprios.

Paulo a utiliza por sete vezes nesta Carta de Iª aos Coríntios. Em todo o Novo Testamento, ocorre por 17 vezes. Usada para designar os dons de serviços, os dons ministeriais e os dons espirituais.

3 – O que são os dons espirituais?

Deus usa homens e mulheres, como nós, e não máquinas, ou projetos, ou super crentes. Deus opera a manifestação dos dons espirituais através de homens e mulheres crentes, submissos desde o coração, a alma, a mente, os talentos, as capacidades próprias e as forças. Quando, de maneira deliberada, porque quer, o crente se entrega a Ele.

Lembra agora do hino 5 – Ó Desce Fogo Santo – cuja refrão diz: “Eu tudo a Deus consagro em Cristo, o vivo altar, ó desce, fogo santo, de céu vem tu selar!“

É a entrega de todo o nosso ser a Ele!

Então, o Espírito Santo concede os dons espirituais: as capacidades sobrenaturais para ministrar além das nossas limitações humanas, expressando, ao mesmo tempo, cada dom com seu testemunho de vida, caráter, personalidade e conversações.

II – A FUNÇÃO DOS DONS ESPIRITUAIS

Pastor Eliel Goulart

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada