Buscar no blog

CPAD Adultos – 1 Trimestre 2021 – 10-01-2021 – Lição 2 – A atuação do Espírito Santo no plano de redenção

05/01/2021

Este post é assinado por Eliel Goulart

TEXTO ÁUREO

“Assim, pois, as igrejas em toda a Judeia, e Galileia, e Samaria tinham paz e eram edificadas; e se multiplicavam, andando no temor do Senhor e na consolação do Espírito Santo”.  – Atos 9.31

VERDADE PRÁTICA

A atuação do Espírito é contínua e dinâmica na igreja, na vida dos crentes e os conduz desde a conversão até ao final da jornada cristã.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

João 16.7-13
7 – Todavia, digo-vos a verdade: que vos convém que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, se eu for, enviar-vo-lo-ei.
8 – E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça, e do juízo;
9 – do pecado, porque não creem em mim.
10 – da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais;
11 – e do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.
12 – Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora.
13 – Mas, quando vier aquele Espírito da verdade, ele vos guiará em toda a verdade, porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir.

NOTA

Paz seja convosco nobres companheiros(as) do ministério do Ensino.

Antes de iniciarmos o esboço desta semana, gostaríamos de lhe dar um recado.

A EBD Comentada tem como propósitos, ensinar e fazer missões. O ensino envolve capacitação dos professores(as), preparo e dedicação deles(as) em oferecer a melhor aula que puderem aos seus alunos(as). Desta forma, oferecemos um curso que tem ajudado muitos irmãos(ãs) a se identificarem com lentes mais ajustados na área do ensino cristão.

Clique no link abaixo e conheça o Curso:

Como Preparar e Ministrar uma Aula de EBD IMPACTANTE!

https://ebdcomentada.com/landpage_curso_EBD_Impactante/

Mais uma vez sugerimos que visite o nosso shopping virtual e conheça os materiais que irão alavancar a sua carreira ministerial e especialmente o seu conhecimento bíblico.

https://ebdcomentada.com/shopping

Todos os meses iremos inserir novos conteúdos para que sempre desfrute de explanações sérias, equilibradas e que certamente agregará muito a sua vida espiritual.

Invista em você, invista em missões!

Assista ao depoimento do pastor missionário Osvair Braga que está locado na Venezuela e tem recebido mensalmente nosso auxílio através dos valores das assinaturas que cada irmão(ã) colabora.

https://ebdcomentada.com/missoes/

INTRODUÇÃO

A paz do Senhor!

Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.

Na Lição anterior, aprendemos, de modo sucinto, porém, acessível aos alunos, lições sobre a Pessoa do Espírito Santo.

Aprendemos, então, que a atuação do Espírito Santo abrange desde a Criação até hoje, tanto nas coisas naturais do dia a dia, quanto no plano divino da salvação e no nosso homem interior, no coração e na vida dos crentes, operando o Fruto do Espírito e manifestando em nós os dons espirituais. 

Nesta Lição 2, prosseguimos aprendendo, ainda que de maneira concisa, sobre a contínua atuação do Espírito Santo entre nós, sempre conduzindo-nos a glorificar ao Senhor Jesus.

I – O ESPÍRITO SANTO COMO PROMESSA

1 – A promessa messiânica

Romanos 1.2 a 4 – “O qual antes havia prometido pelos seus profetas nas Santas Escrituras, acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne, declarado Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santificação, pela ressurreição dos mortos, – Jesus Cristo, nosso Senhor”.

A primeira vinda do Messias foi prometida através dos profetas no Antigo Testamento. Os escritos proféticos descrevem não apenas a salvação – a essência e substância do Evangelho – mas também a pregação da salvação, ou seja, o próprio Evangelho. O capítulo 40 do profeta Isaías é exemplar para esta afirmação. O versículo 2 diz-nos: “Falai benignamente a Jerusalém…”  O anunciar ´boas novas´ está aqui profetizado.

Portanto, o Evangelho não era, neste sentido de ter sido anunciado deste o antigo passado pelas Escrituras Sagradas, uma coisa nova, como que para subverter a verdadeira religião até então conhecida pelos judeus, porém, muito mais e antes era cumprimento de promessa, parte preciosa do eterno plano de Deus para redenção da humanidade. É a realização de esperanças inspiradas pelo próprio Deus Eterno.

Plano eterno do qual participam as três gloriosas Pessoas da Trindade Santíssima: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. O Antigo Testamento como um todo é profético do Novo. E o é desde Abraão, e na Lei, na história dos Reinos, também através do rei Davi, nos Salmos e nos Profetas.

Nas páginas proféticas do Antigo Testamento, encontramos tanto as antecipações e promessas do Evangelho, pela vinda do Messias, quanto as antecipações e promessas da plenitude do Espírito, do derramar do Espírito Santo a favor de todos os crentes.

2 – Na antiga aliança

Antes do Pentecostes, a atuação do Espírito Santo se manifestava de maneira limitada, ocasional, e com duração restrita. Assim, observamos uma diferença de atuação do Espírito Santo no Antigo para com o Novo Testamento.

No Antigo Testamento o Espírito Santo ministrou, operou, atuou sobre a vida:

1 – De profetas. Exemplo maior é o profeta Ezequiel, que teve mais experiências com o Espírito Santo, segundo os registros das Escrituras, do que qualquer outro personagem bíblico (exceto ao Senhor Jesus). O Espírito Santo chamou Ezequiel para ser profeta e atalaia sobre a nação de Israel. Permitiu que ele visse os querubins e a manifestação da glória de Deus. O Espírito Santo o transportou da Babilônia para Jerusalém, a fim de ver as maldades dos líderes de Israel e o levou de volta – Ezequiel 8.3 e 11.24. O Espírito Santo explicou-lhe o significado da visão do vale de ossos secos – Ezequiel 37.1. E outras mais experiências gloriosas este profeta viveu.

E mais poderíamos relatar dos profetas Elias, Eliseu, Azarias, Jaaziel, Daniel, Isaías e outros.

2 – De sacerdotes – citando o exemplo de quando o Espírito Santo atuou através de sacerdotes, relembremos da vida do sacerdote Zacarias, repreendendo o povo de Judá, que insistia em viver em pecado – II Crônicas 24. 20: “E o Espírito de Deus revestiu a Zacarias, filho do sacerdote Joiada, o qual se pôs em pé acima do povo e lhes disse: Assim diz Deus: Por que transgredis os mandamentos do SENHOR? Portanto, não prosperareis; porque deixastes o SENHOR, também ele vos deixará.”

3 – De reis – para exemplificar, citamos o segundo rei de Israel e suas experiências com o Espírito Santo, quando Davi foi ungido por Samuel em Belém – I Samuel 16.13 – “Então, Samuel tomou o vaso do azeite e ungiu-o no meio dos seus irmãos; e, desde aquele dia em diante, o Espírito do SENHOR se apoderou de Davi.” E não poderíamos jamais nos esquecer dos Salmos que Davi escreveu sob a inspiração do Espírito Santo.

E mais poderíamos citar de governantes de Israel, soldados, juízes, líderes da sociedade judaica e em outras instâncias. A atuação do Espírito do Senhor sempre foi marca de autoridade no Antigo Testamento, ainda que em limitada medida.

3 – A promessa do Consolador

Pastor Eliel Goulart

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada