Buscar no blog
04/02/2021
Este post é assinado por Eliel Goulart
“Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor”. – Hebreus 12.14
Santificação é especialidade do Espírito Santo; ela é instantânea e ao mesmo tempo progressiva, pois acompanha o crescimento espiritual do crente.
1 Pedro 1.13-23
13 – Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo.
14 – como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância;
15 – mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver,
16 – porquanto escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.
17 – E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação,
18 – sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que, por tradição, recebestes dos vossos pais,
19 – mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado,
20 – o qual, na verdade, em outro tempo, foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado, nestes últimos tempos, por amor de vós;
21 – e por ele credes em Deus, que o ressuscitou dos mortos e lhe glória, para que a vossa fé e esperança estivessem em Deus.
22 – Purificando a vossa alma na obediência à verdade, para caridade fraternal, não fingida, amai-vos ardentemente uns aos outros, com um coração puro;
23 – sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva e que permanece para sempre.
A paz do Senhor!
Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.
O mais destacado e exaltado atributo divino é a Santidade de Deus, haja vista que expressa a plenitude de Sua natureza. A Santidade de Deus é o mais elevado motivo da adoração que Lhe é devida.
Vamos aprender juntos sobre o compromisso e a necessidade de sermos santos, sobre o conceito e a aplicação da santidade, enfim, sobre a atuação do Espírito Santo na Obra da santificação.
Santidade ou santificação são palavras bíblicas por excelência.
A palavra hebraica qadash significa, no seu sentido fundamental, o que é separado ou colocado à parte. Deus está totalmente à parte de tudo que é comum e profano, de tudo que é impuro ou mau. Santidade denota a perfeição moral de Deus.
Portanto, tudo que se associa com Deus é santo. É o segundo uso bíblico do termo ´santo´, ou seja, santificação. O povo de Deus é santo, chamado em Êxodo 12.16 de ´santa assembleia´ e isto não se dá por causa de qualquer mérito ou virtude próprias, mas porque foi colocado à parte e separado do mundo.
A santificação realça o aspecto ético.
Consagrar é dedicar-se a Deus. É separar para uso sagrado. Consagrar é dedicar e separar para servir a Deus.
A vida consagrada é, sobretudo, uma vida de separação – II Coríntios 6.17 e 18: “Pelo que saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; e não toqueis nada imundo, e eu vos receberei; e eu serei para vós Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-poderoso.”
A vida consagrada é mais do que aproximação de Deus; é uma vida exclusiva para Deus – Mateus 10.38 e 39: “E quem não toma a sua cruz e não segue após mim não é digno de mim. Quem achar a vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida por amor de mim achá-la-á.”
A Bíblia registra muitas coisas ou pessoas consagradas para propósitos divinos: os sacerdotes, o tabernáculo e todos os seus utensílios, os filhos de Israel, os primogênitos. O que é santificado, ou seja, separado para Deus é consagrado, é dedicado e considerado como sagrado.
Uma vida consagrada é conhecida como vida abundante, frutífera, de alegria, de esperança, de adoração, crucificada com Cristo, enfim, uma vida semelhante à de Cristo.
Puro significa sem mistura. Purificação, portanto, é tornar puro, livre de impurezas.
Desde o Antigo Testamento, a santidade da nação de Israel era reconhecida, desde o princípio, como a separação moral do pecado.
Levítico 20.24b – “Eu sou o SENHOR, vosso Deus, que vos separei dos povos”.
Exteriormente, no Antigo Testamento, a purificação se dava pela lavagem em água corrente, pela aspersão do sangue do sacrifício ou pelo fogo.
No Novo Testamento a purificação é questão interior, ser purificado do pecado e isto mediante o sangue de Cristo – I João 1.7: “Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado.”
Pastor Eliel Goulart
Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!
É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.
Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:
CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…
Deus lhe abençoe ricamente!!!
Equipe EBD Comentada
Postado por ebd-comentada
Acesse os esboços por categorias