Buscar no blog
20/12/2017
Este post é assinado por Leonardo Novais de Oliveira
TEXTO BÍBLICO BÁSICO
TEXTO ÁUREO
OBJETIVOS
Ao término do estudo bíblico, o aluno deverá:
PALAVRA INTRODUTÓRIA
Uma questão que precisa ser reforçada é que o Espírito Santo é Deus e, sendo Deus, assim como Jesus Cristo disse, Ele está atuando em nós até o momento em que formos elevados aos céus de glória.
Este Espírito Santo é o responsável por convencer, transformar, aconselhar, interceder, ensinar e outras coisas.
O homem que aceitou a Jesus como Senhor e Salvador, tem o Espírito Santo de Deus habitando dentro dele.
Sem a atuação do Espírito Santo, nem mesmo a conversão é possível.
Leiamos o que João escreveu, que está no texto bíblico básico, mas em outra tradução:
Outro texto deveras importante que também está no Evangelho escrito por João no diz o seguinte:
Fica claríssimo que somente o crente em Jesus Cristo tem este Espírito Santo em sua vida.
Desde a antiguidade, existiam ensinamentos que diziam que o Espírito Santo não era Deus, o que era somente uma força ativa, ou que até mesmo nunca poderia habitar no homem, pois este é mal, porém a Palavra de Deus responde todas estas questões.
Não podemos aceitar “doutrinas” que ensinem que o Espírito Santo seja nada menos que Deus.
1 – A DOUTRINA DA TRINDADE
A primeira questão que precisamos abordar neste tópico é que a palavra “Trindade” não consta na Bíblia Sagrada.
Desta forma, o Pai, o Filho e o Espírito Santo são estudados de forma separada, possuindo atribuições específicas.
Algumas denominações “antitrinitarianas” afirmam que o pensamento trinitário foi criado no Concílio de Nicéia, porém existem escritos que mostram que os pais da igreja, que viveram antes do referido concílio já mencionavam a trindade.
Uma verificação no index geral da Ante-Nicene Fathers e da Sources Chrétiennes[1] que formam a coleção de todos os escritores cristãos mais antigos (inclusive os anteriores a Nicéia) nos mostra que muito antes do Concílio, a crença na Trindade já havia sido sistematizada entre os cristãos. Aliás, o próprio termo latino “Trindade” foi usado em 212 d.C. por Tertuliano, 113 anos antes de Nicéia! Falando da Igreja de Deus, ele menciona o Espírito “no qual está a Trindade de uma Divindade: Pai, Filho e Espírito Santo” (in quo est trinitas unius diuinitatis, Pater et Filius et Spiritus sanctus).[2]
Porque este nome, que não está na Bíblia, teve lugar de destaque e perdura hoje como uma das doutrinas mais marcantes da Teologia
Para responder a esta questão é preciso compreender que, a partir do século segundo, o centro missiológico da Igreja transferiu-se em definitivo do ambiente judeu-palestino para o mundo greco-romano. O trabalho iniciado por Paulo entre os gentios vê-se finalmente estabilizado no ambiente gentílico e começa a gravitar em torno de questões que não haviam sido levantadas no ambiente judaico.
A Igreja viu-se, então, obrigada a expressar sua fé de um modo compreensível para aqueles que não vinham de uma cultura vétero-testamentária, mas tinham seu pensamento regido pelos conceitos da filosofia grega. Questões ontológicas antes não sistematizadas começaram a invadir os círculos cristãos e, deste modo, os escritores tiveram de cunhar termos helenísticos para tornar inteligível a fé do Novo Testamento. Contudo, tal exercício não significava de modo nenhum uma apostasia do ensino apostólico. O próprio João usou o conceito filosófico do logos para expressar com continuidades e diferenças a doutrina da encarnação numa linguagem compreensível aos efésios influenciados pela doutrina de Heráclito.
O assunto precisou ser tratado posteriormente em um concílio devido a diversas heresias.
No tocante a ICAR, existem algumas diferenças que serão tratadas a seguir.
1.1 – Teologia reformada versus teologia romana
O posicionamento da ICAR é muito parecido com o protestantismo, com exceção de poucos detalhes.
Leiamos o que o Catecismo da ICAR fala sobre este assunto:
O Espírito Santo e a Igreja
“A missão de Cristo e do Espírito Santo completa-se na Igreja, corpo de Cristo e templo do Espírito Santo. Esta missão conjunta associa, doravante, os fiéis de Cristo à sua comunhão com o Pai no Espírito Santo: o Espírito prepara os homens e adiantasse-lhes com a sua graça para os atrair a Cristo. Manifesta-lhes o Senhor ressuscitado, lembra-lhes a sua Palavra e abre-lhes o espírito à inteligência da sua morte e da sua ressurreição. Torna-lhes presente o mistério de Cristo, principalmente na Eucaristia, com o fim de os reconciliar, de os pôr em comunhão com Deus, para os fazer dar «muito fruto».
Assim, a missão da Igreja não se acrescenta à de Cristo e do Espírito Santo, mas é o sacramento dela: por todo o seu ser e em todos os seus membros, é enviada para anunciar e testemunhar, atualizar e derramar o mistério da comunhão da Santíssima Trindade”
Conforme o comentarista da lição nos mostra, o grande problema é que os protestantes acreditam que o interior do cristão é transformado pelo Espírito Santo e por este motivo as obras são praticadas e a ICAR acredita nas obras como fatos marcantes para a salvação, ou seja, sem as obras (batismo, crisma, eucaristia, penitência, unção dos enfermos, ordem e matrimônio) —, não há evidência de fé, pois as exterioridades, segundo eles estimulam e fortalecem a esperança.
Por Leonardo Novais de Oliveira
COMUNICADO IMPORTANTE
É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.
CLIQUE AQUI para continuar estudando a lição conosco…
Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:
CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e ainda continuar estudando a lição conosco…
Decidimos unir o Ensino com Missões e assim, alavancar recursos financeiros para contribuir com esses projetos.
Cada um de nós poderemos contribuir com o site ebdcomentada.com e com as obras de missões citadas, realizando o cadastro como assinante e escolhendo o plano que achar conveniente.
Optamos por oferecer valores acessíveis para que todos continuem a desfrutar dos nossos esboços e ao mesmo tempo AJUDAR a obra missionária, portanto a EBD Comentada, juntamente com você estará ao mesmo tempo ENSINANDO e FAZENDO MISSÕES.
Contamos com a ajuda de todos para mantermos este trabalho que tem auxiliado milhares de professores no Brasil e no mundo.
“Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mt 28.19 – ARC).
Qualquer dúvida referente aos planos ou mesmo depois de adquiri-lo, surgir algum problema, entre em contato conosco (contato@ebdcomentada.com.br)
Deus lhe abençoe ricamente!!!
Equipe EBD Comentada
Postado por ebd-comentada
Acesse os esboços por categorias