Ensinando e fazendo Missões

Buscar no blog

Nossos Esboços Recentes

Central Gospel Jovens e Adultos – 4º Trimestre de 2019 – 20-10-2019 – Lição 3: A verdade sobre a queda do homem

15/10/2019

Esse post é assinado por Ezequiel Soares

TEXTO BÍBLICO BÁSICO

Gênesis 3.1-10

Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?

E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos,

Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.

Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.

Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.

E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.

Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.

E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim.

E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?

E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me.

TEXTO ÁUREO

1 Tessalonicenses 5:23

E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

OBJETIVOS DA LIÇÃO

  • Saber que todo pecado está relacionado à rebelião contra Deus;
  • Jamais trocar a Palavra de Deus – única fonte capaz para suprir todas as nossas necessidades – por qualquer outra palavra, pois tudo de que o ser humano precisa nela está inscrito;
  • Resistir ao diabo, firme na fé, revestindo-se da poderosa e indestrutível armadura de Deus, que está disponível a todos quantos desejem a vitória.

PALAVRA INTRODUTÓRIA

Paz seja convosco!

Muito se fala a respeito da queda do homem; o momento em que Adão e Eva desobedecem a Deus e comem do fruto proibido, mas pouco se estuda sobre o assunto, afim de aprofundar e entender os argumentos do diabo em persuadir a Eva e dar início a desobediência.

A palavra de Deus nos diz que o Diabo é pai da mentira (João 8.44), sendo a partir dele todo o engano e falsidade. Tal estudo acerca da queda do homem é relevante para que possamos entender as artimanhas do inimigo para que não nos redamos a elas, mas que possamos vencê-las e nos manter firmes nas ordenanças divinas.

Que Deus fale conosco.

1 –PASSOS INICIAIS

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https://ebdcomentada.com

  • Agente instigador: a satanás.

Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos. (Apocalipse 20.2)

A antiga serpente como referência ao Diabo é usada na bíblia para especificar a primeira ação do diabo na queda do homem, sendo o agente instigador a falar e convencer a Eva de desobedecer os mandamentos de Deus. A sua descrição como serpente também serve para revelar a sua astúcia e poder de envenenamento, ao que ataca sem misericórdia desejando sempre a destruição.

  • Agente Ativo: a serpente

Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? (Gênesis 3.1)

O texto dá a entender que essa serpente não era como as que conhecemoshoje. A serpente teriasido reduzida à sua atual forma humilde como um juízodivino contra a espécie, por ter-se envolvido na queda do homem.

  • Agentes passivos: Adão e Eva.

E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida. Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo. No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás. E chamou Adão o nome de sua mulher Eva; porquanto era a mãe de todos os viventes. (Gênesis 3.17-20)

2 – ASPECTOS DA TENTAÇÃO

Ezequiel Soares

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos que mantemos uma parceria missionária com a EQUIPE SEMEAR, localizada na cidade de Uberaba – MG, que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada