Ensinando e fazendo Missões

Acesse os esboços por categorias


Buscar no blog

Nossos Esboços

Central Gospel Jovens e Adultos – 3º Trimestre de 2019 – 14-07-2019 – Lição 2: Ideologia de gênero e desconstrução da família

10/07/2019

Esse post é assinado por Ezequiel Soares

TEXTO BÍBLICO BÁSICO

Gênesis 6.1-7

E aconteceu que, como os homens começaram a multiplicar-se sobre a face da terra, e lhes nasceram filhas, viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram. Então, disse o Senhor: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem, porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos. Havia, naqueles dias, gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus entraram às filhas dos homens e delas geraram filhos; estes eram os valentes que houve na antiguidade, os varões de fama. E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente. Então, arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra, e pesou-lhe em seu coração. E disse o Senhor: Destruirei, de sobre a face da terra, o homem que criei, desde o homem até ao animal, até ao réptil e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito.

TEXTO ÁUREO

Lucas 17.26

E, como aconteceu nos dias de Noé, assim será também nos dias do Filho do Homem.

OBJETIVOS DA LIÇÃO

  • Compreender as relações existentes entre a pós-modernidade e o relativismo comportamental;
  • Conhecer a gênese da ideologia de gênero;
  • Refutar a ideologia de gênero com base nas Ciências, bem como nas Escrituras;

PALAVRA INTRODUTÓRIA

Paz seja convosco!

O mundo se altera, por mais que desejamos que não mude, ou por mais que não venhamos admitir, mas o mundo principalmente em relação as ideias e ideologias sempre está em mudança. E por mais que a palavra de Deus seja a mesma, e o nosso Deus também, devemos estar atentos e conhecer o que o mundo está dizendo. Para que possamos estar preparados, como igreja e servos de Deus, para sermos usado por Ele como luz e o sal da terra que o mundo necessita. Nesta segunda lição falaremos sobre a era Pós-Moderna, quais as mudanças que ela representa na sociedade e as ideologias que ganharam força nessa era.

Que Deus fale conosco.

1 – A PÓS-MODERNIDADE E O RELATIVISMO COMPORTAMENTAL

O que hoje se chama de pós-modernidade nada mais é do que o nome dado a um momento temporal que segue o período moderno na história. Compreende por moderno o período histórico que iniciou no Iluminismo e se desenvolveu até a metade do século XX aproximadamente. Mas, no entanto, a “modernidade” e a “pós-modernidade” não são de cunho apenas temporal, mas também conceitual e cultural. Podemos dizer que esse período não compreende apenas mudanças de período histórico, mas é também caracterizado por novas formas de pensar e agir de maneira que a conduta e toda a cultura da humanidade se altera ou pelo menos se muda o rumo e a direção das suas ideologias.

1.1 – A pós modernidade e suas características

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https://ebdcomentada.com

A pós-modernidade tem como uma de suas características o pensamento individual, não se fala mais sobre a história da humanidade de forma geral e sim sobre o indivíduo ou quando muito de um grupo em especifico. Onde não existe mais um conceito geral das coisas ou um modo de pensar que norteia toda uma sociedade, na pós-modernidade por mais que exista uma cultura o próprio indivíduo tem em si próprio a liberdade e condição de pensar e a agir tendo suas próprias verdades e conceitos.

Nesta onda de glorificação ao indivíduo, as tradições que ao longo das décadas foram criadas sobre o conceito de humanidade e identificação de grupos, pautadas na ética e cultura, são desprezadas em prol dos conceitos individuais de suas próprias crenças e vontades.

Voltando a era Moderna como os conceitos e valores da época caminhava-se sobre o ideal de humanidade, eles ganhavam valor no tempo, partindo do pressuposto de que esses valores perdurariam perante os anos subsequentes da humanidade, autores, artista, filósofos e outros dedicavam as suas obras para as gerações posteriores com o pensamento de estarem deixando as suas marcas ao longo da história da humanidade. Porem na era Pós-moderna o tempo é visto com outros olhos haja vista que o pensamento é apenas no individual.

Outro aspecto da era Pós-moderna, é o multiculturalismo, que devido a mudança na forma de pensar, levou o ser humano a questionar sobre as verdades a ele apresentadas.

Muitas culturas já existiam em todo mundo, cada país com o seu modo de viver e suas crenças, assim viveram por anos. mas na pós-modernidade, com a evolução das tecnologias surge o contato aproximado de todas essas culturas e crenças, proporcionando até mesmo junções. de tal modo que a verdade e as crenças são muitas vezes questionadas, e esse talvez seja o carro chefe da era da Pós-modernidade, que rejeita a verdade e até mesmo a mera noção de que exista uma verdade absoluta.

1.2 – A pós-modernidade e suas consequências

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https://ebdcomentada.com

Como vimos a pós-modernidade é caracterizada não apenas como uma mudança no tempo, mas também na maneira de pensar da humanidade.

Uma teoria que ganhou força com essa era é a teoria do relativismo. O individualismo dessa era é ideal para o crescimento dessa teoria pois trata cada pensamento e crença como relativo, difere de acordo com as pessoas, acontecimentos ou situações. E por consequência, não oferece nenhuma possibilidade de se ter princípios morais para ser reger o comportamento humano.

2 – A GÊNESE DA IDEOLOGIA DE GÊNERO

Por Ezequiel Soares

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Copyright Março 2017 © EBD Comentada