Buscar esboços

Nossos Esboços

Central Gospel Jovens e Adultos – 3º Trimestre de 2018 – 05-08-2018 – Lição 5: Roboão, o Primeiro Monarca do Reino do Sul

03/08/2018

Este post é assinado por Leonardo Novais de Oliveira

TEXTO BÍBLICO BÁSICO

1 Reis 12.1-5

1 – E foi Roboão para Siquém, porque todo o Israel veio a Siquém, para o fazerem rei.

2 – E sucedeu, pois, que, ouvindo-o Jeroboão, fi lho de Nebate, estando ainda no Egito (porque fugira de diante do rei Salomão e habitava Jeroboão no Egito),

3 – enviaram e o mandaram chamar; e Jeroboão e toda a congregação de Israel vieram e falaram a Roboão, dizendo:

4 – Teu pai agravou o nosso jugo; agora, pois, alivia tu a dura servidão de teu pai e o seu pesado jugo que nos impôs, e nós te serviremos.

5 – E ele lhes disse: Ide-vos até ao terceiro dia e voltai a mim. E o povo se foi.

2 Crônicas 11.1-4

1 – Vindo, pois, Roboão a Jerusalém, ajuntou da casa de Judá e Benjamim cento e oitenta mil escolhidos, destros na guerra para pelejarem contra Israel e para restituírem o reino a Roboão.

2 – Porém a palavra do SENHOR veio a Semaías, homem de Deus, dizendo:

3 – Fala a Roboão, fi lho de Salomão, rei de Judá, e a todo o Israel, em Judá e Benjamim, dizendo:

4 – Assim diz o SENHOR: Não subireis, nem pelejareis contra os vossos irmãos; tornai cada um à sua casa, porque de mim proveio isso. E ouviram as palavras do SENHOR e desistiram de ir contra Jeroboão.

TEXTO ÁUREO

E teve o rei Roboão conselho com os anciãos que estavam na presença de Salomão, seu pai, quando este ainda vivia, dizendo: Como aconselhais vós que se responda a este povo? (1 Rs 12.6)

OBJETIVOS

Ao término do estudo bíblico, o aluno deverá:

  • Saber os motivos que levaram à ruptura do reino israelita;
  • Compreender que podemos colocar tudo a perder, se formos inflexíveis;
  • Conhecer as principais características do reinado de Roboão;
  • Aplicar as verdades espirituais desta lição à vida cristã.

PALAVRA INTRODUTÓRIA

Paz seja convosco.

Chegamos a um dos períodos mais tristes do povo de Israel, a cisão do reino, ou seja, a separação entre as tribos.

Com a bênção de Deus, Davi conseguira unificar toda a nação, porém teve um governo repleto de problemas.

Salomão, seu filho, ao contrário, recebeu do Senhor a sabedoria que vem do alto, fez a nação prosperar, construiu o Templo do Senhor e teve um reino de paz, porém, no transcorrer de seu reinado, abandonou o Senhor (1 Rs 11.2) e, por isto, recebeu uma dura palavra daquele que o havia posto como governante de Israel dizendo que por causa de sua desobediência, o reino seria rasgado em dois, porém, isto só aconteceria após sua morte, por causa do amor que o Senhor tinha por Davi, seu pai.

Após a morte de Salomão, Roboão seu filho, foi rei sobre Israel.

Leiamos o que a Bíblia nos diz:

“E adormeceu Salomão com seus pais, e foi sepultado na cidade de Davi, seu pai; e Roboão, seu filho, reinou em seu lugar”. (1 Rs 11.43 – ACF)

O reino foi “rasgado” e Roboão reinou sobre o Sul (Judá e Benjamim) e isto aconteceu exatamente como o Senhor falara.

Leiamos:

“Assim disse o Senhor a Salomão: Pois que houve isto em ti, que não guardaste a minha aliança e os meus estatutos que te mandei, certamente rasgarei de ti este reino, e o darei a teu servo. Todavia nos teus dias não o farei, por amor de Davi, teu pai; da mão de teu filho o rasgarei; Porém todo o reino não rasgarei; uma tribo darei a teu filho, por amor de meu servo Davi, e por amor a Jerusalém, que tenho escolhido”. (1 Rs 11.11-13 – ACF). 

1 – O DESMONTE DA NAÇÃO ISRAELITA

A nação foi dividida, pois Roboão decidiu fazer guerra contra Jeroboão, porém, o Senhor revela-se a ele e o proíbe de lutar contra seus irmãos (1 Rs 12.24).

A partir deste momento, as nações foram divididas.

“Quando todos os israelitas souberam que Jeroboão tinha voltado, mandaram chamá-lo para a reunião da comunidade e o fizeram rei sobre todo o Israel. Somente a tribo de Judá permaneceu leal à dinastia de Davi”. (1 Rs 12.20 – NVI)

Vejamos um dos sentidos da palavra desmonte, de acordo com o dicionário Priberam:

  • Desconsertar; transtornar.

Foi exatamente o que aconteceu com o reino, outrora unificado por Davi. Fora desconcertado, transtornado, desmontado.

1.1 – Motivo da cisão: a coroa pertence a Jeová

O motivo principal da ruptura entre as tribos não foi as diferenças entre as ideias, interesses ou desafios, mas sim a terrível desobediência de Salomão.

Por causa da desobediência, o reino foi rasgado em duas partes.

Leiamos a opinião do Teólogo Donald J. Wiseman:

“O historiador relata a divisão do reino de Salomão narrando os eventos do ponto de vista de alguém inteiramente informado. Nenhum relato direto da divisão real é dado, mas suas causas são indicadas. Não havia nenhum princípio de sucessão hereditária ou dinástica ainda em operação, de modo que cada governante é caracterizado pelo método de sua eleição e sucessão. Seu reino é avaliado subsequentemente em termos espirituais. A hostilidade entre as tribos do norte e Judá, ao sul, com um descanso apenas temporário, fez com que fosse necessário recontar os feitos do norte e do sul alternadamente. Alguns eruditos argumentam que os relatos destas regiões são compostos a partir de fontes divergentes (e.g. 12.12-14), que pretendiam explicar tais questões como a falta de iniciativa de Roboão, do ponto de vista israelita (ou ainda siquemita) ou judaico (Jerusalém)”.

1.1.1 – Deus anunciou a divisão do reino

Existe um versículo bíblico muito interessante sobre a atuação dos profetas de Deus no A.T. no tocante à predição do futuro, leiamos:

“Certamente o SENHOR Soberano não faz coisa alguma sem revelar o seu plano aos seus servos, os profetas”. (Am 3.7).

Cumprindo-se o tempo que Deus determinara, Ele envia o profeta Aías até Jeroboão e revela o que aconteceria, vejamos:

“Naquela ocasião, Jeroboão saiu de Jerusalém, e Aías, o profeta de Siló, que estava usando uma capa nova, encontrou-se com ele no caminho. Os dois estavam sozinhos no campo, e Aías segurou firmemente a capa que estava usando e a rasgou em doze pedaços. Então disse a Jeroboão: “Apanhe dez pedaços para você, pois assim diz o Senhor, o Deus de Israel: ‘Saiba que vou tirar o reino das mãos de Salomão e dar a você dez tribos. Mas, por amor ao meu servo Davi e à cidade de Jerusalém, a qual escolhi dentre todas as tribos de Israel, ele terá uma tribo. Farei isso porque eles me abandonaram e adoraram os postes sagrados, deusa dos sidônios, Camos, deus dos moabitas, e Moloque, deus dos amonitas, e não andaram nos meus caminhos, nem fizeram o que eu aprovo, nem obedeceram aos meus decretos e as minhas ordenanças, como fez Davi, pai de Salomão. ” ‘Mas não tirarei o reino todo das mãos de Salomão; eu o fiz governante todos os dias de sua vida por amor ao meu servo Davi, a quem escolhi e que obedeceu aos meus mandamentos e aos meus decretos. Tirarei o reino das mãos do seu filho e darei dez tribos a você. Darei uma tribo ao seu filho a fim de que o meu servo Davi sempre tenha diante de mim um descendente no trono em Jerusalém, a cidade onde eu quis pôr o meu nome”. (1 Rs 11.29-36 – NVI)

Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo…

1.2 – O reino é dividido

Por Leonardo Novais de Oliveira

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada


Comentários

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado


Copyright Março 2017 © EBD Comentada