Ensinando e fazendo Missões

Acesse os esboços por categorias


Buscar no blog

Nossos Esboços

Central Gospel Jovens e Adultos – 3º Trimestre de 2018 – 29/07/2018 – Lição 4: Salomão, o Homem Mais Sábio do Seu Tempo

25/07/2018

Este post é assinado por Leonardo Novais de Oliveira

TEXTO BÍBLICO BÁSICO

1 Reis 4.29-34

29 – E deu Deus a Salomão sabedoria, e muitíssimo entendimento, e largueza de coração, como a areia que está na praia do mar.

30 – E era a sabedoria de Salomão maior do que a sabedoria de todos os do Oriente e do que toda a sabedoria dos egípcios.

31 – E era ele ainda mais sábio do que todos os homens, e do que Etã, ezraíta, e do que Hemã, e Calcol, e Darda, filhos de Maol; e correu o seu nome por todas as nações em redor.

32 – E disse três mil provérbios, e foram os seus cânticos mil e cinco.

33 – Também falou das árvores, desde o cedro que está no Líbano até ao hissopo que nasce na parede; também falou dos animais, e das aves, e dos répteis, e dos peixes.

34 – E vinham de todos os povos a ouvir a sabedoria de Salomão e de todos os reis da terra que tinham ouvido da sua sabedoria.

2 Crônicas 9.1,2

1 – E, ouvindo a rainha de Sabá a fama de Salomão, veio a Jerusalém experimentar Salomão com enigmas, com uma mui grande comitiva de camelos carregados de especiarias, e ouro em abundância, e pedras preciosas; e veio a Salomão e falou com ele de tudo o que tinha no seu coração.

2 – E Salomão lhe explicou todas as suas palavras, e nenhuma coisa havia oculta que Salomão lhe não declarasse.

TEXTO ÁUREO

E toda a terra buscava a face de Salomão, para ouvir a sabedoria que Deus tinha posto no seu coração. (1 Rs 10.24)

OBJETIVOS

Ao término do estudo bíblico, o aluno deverá:

  • Conhecer a história do sábio rei Salomão e seus principais feitos;
  • Compreender os resultados que a sabedoria divina rendeu a Salomão;
  • Entender os erros cometidos por Salomão e suas consequências.

PALAVRA INTRODUTÓRIA

Paz seja convosco.

A Bíblia é repleta de personagens que, por causa das bênçãos de Deus, foram homem notáveis.

Nesta lição, aprenderemos sobre o rei Salomão, filho de Davi, escolhido por Deus para ser o sucessor do único homem em todo o mundo que recebeu do próprio Senhor o título de “homem segundo o coração de Deus”.

O nome Salomão ou Shlomô (em hebraico: שלמה), deriva da palavra Shalom, que significa “paz” e tem o significado de “Pacífico”.

Salomão começou a reinar, logo que Davi repousou com seus antepassados (1 Rs 2.10) e reinou por aproximadamente 40 anos em toda Israel.

Como o reinado de Davi fora magistral, é possível que Salomão tenha se sentido incapaz de reinar e isto lhe foi muito bom, pois o tornou dependente de Deus e, por este motivo, Salomão fez uma oração que mudou toda a história de sua vida.

A Bíblia nos mostra que o Senhor apareceu a Salomão em sonho e lhe disse para pedir o que quisesse, leiamos o texto:

“Em Gibeom, Yahweh apareceu em sonho a Salomão durante a noite. Deus disse: “Pede o que desejares e Eu te darei”! Ao que Salomão respondeu: “Tu demonstraste uma grande benevolência para com teu servo Davi, meu pai, porque ele caminhou diante de ti em fidelidade, justiça e retidão de coração para contigo; tu mantiveste prodigiosa misericórdia para com ele e lhe concedeste um filho que hoje se assenta no seu trono. Agora, pois, Yahweh, SENHOR meu Deus, constituíste rei a teu servo em lugar de meu pai Davi, mas eu não passo de um jovem, que não sabe liderar. Teu servo se encontra no meio do povo que tu mesmo escolheste, uma população tão grande que nem se pode contar. Dá, portanto, a teu servo um coração sábio, que possa discernir entre o bem e o mal, a fim de que eu possa governar o teu povo com justiça e equidade, pois sem a sabedoria que vem de ti quem pode governar este teu grande povo”? O desejo de Salomão muito agradou ao SENHOR. Por esse motivo Deus lhe declarou: “Porque foi este o teu pedido, e já que rogaste para ti vida longa, nem riqueza, nem a vida dos teus inimigos, mas solicitaste para ti discernimento para ouvir e julgar com justiça, farei o que pediste. Eu te concederei um coração sábio e capaz de discernir com inteligência, como jamais houve antes de ti e depois de ti nunca haverá! Também te dou o que não pleiteaste: riquezas e glória, de modo que durante tua vida não haverá rei semelhante a ti! E mais: Se andares nos meus caminhos, obedecendo aos meus estatutos e aos meus mandamentos, como procedia Davi, teu pai, Eu prolongarei os teus dias sobre a terra”! (1 Rs 3.5-14 –BKJ)

Por causa do favor do Senhor, Salomão foi um grande rei em Israel.

De forma simples, sabedoria é a capacidade que alguns seres humanos têm de utilizar o conhecimento da melhor forma possível.

O Dicionário Priberam conceitua sabedoria da seguinte forma:

1) Grande fundo de conhecimentos.

2) Saber.

3) Qualidade de sabedor.

4) Prudência.

5) Ciência.

6) Razão.

A Bíblia nos mostra que a sabedoria é proveniente de Deus e nos ensina a busca-la, vejamos:

“Mas a sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura; depois, pacífica, amável, compreensiva, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera”. (Tg 3.17 – NVI)

“Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida. Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois, aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento”. (Tg 1.5,6 – NVI)

Por causa da sabedoria que o Senhor dera a Salomão, pessoas do mundo todo vieram conhecê-lo.

Busquemos por esta sabedoria…

1 – A ESCOLHA DO SENHOR

A Bíblia deixa claro que os planos do Senhor são infinitamente melhores do que os nossos, leiamos:

“Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos”. (Is 55.8,9 – ACF)

Pelas tradições monárquicas, o filho mais velho, ou seja, o primogênito de Davi, deveria assumir o trono real após sua morte, porém, este filho era Amnon (2 Sm 3.2-5) que fora assassinado pelo seu meio irmão Absalão.

O segundo filho era Quileabe e o terceiro Absalão, porém, a escolha de Deus fora Salomão, pois o Senhor dissera a Davi, que Salomão, seu filho, reinaria e construiria o Templo.

Vejamos o texto:

“Davi congregou em Jerusalém todos os líderes do povo de Israel: os chefes das tribos, os chefes, os capitães das divisões a serviço do rei, os comandantes de cem e de mil soldados, e os administradores de todos os bens e propriedades do rei e de seus filhos, como também os oficiais, os homens ilustres e todos os guerreiros mais corajosos e valentes. Então o rei Davi se colocou em pé diante de todos e proclamou em alta voz: “Ouvi-me, irmãos meus e povo meu! Eu tinha o propósito de construir um templo de repouso para a Arca da Aliança de Yahweh, nosso SENHOR, e para o estrado dos pés do nosso Deus, e fiz os preparativos para edificá-lo. Entretanto, Deus me advertiu, dizendo: “Tu não construirás nenhum edifício em homenagem a Yahweh, meu Nome, porque és homem de guerra e em tua violência derramaste muito sangue humano”! Contudo, Yahweh, o Deus de Israel, escolheu-me, dentre toda a casa de meu pai, para ser rei em Israel por toda a eternidade. Porquanto escolheu Judá por príncipe; e da tribo de Judá escolheu minha família, e entre os filhos de meu pai foi da sua vontade fazer-me rei sobre todo o povo de Israel. E, dentre todos os muitos filhos que deu, o SENHOR escolheu Salomão para sentar-se no trono de Israel e os meus pátios, o reino de Yahweh. Ele me declarou: ‘Teu filho Salomão construirá a minha Casa e os meu pátios, porque Eu o escolhi para ser meu filho, e Eu serei seu Abba, Pai e Mestre. Estabelecerei o seu reino para sempre se ele perseverar em cumprir os meus mandamentos e as minhas orientações, como o faz no dia de hoje’. Portanto, agora e à vista de todo o Israel, a comunidade de Yahweh, o SENHOR, e diante de nosso Deus, que nos ouve e contempla, observai e buscai todos os decretos do SENHOR vosso Deus, para que possuais esta boa terra, e a deixeis por herança a vossos descendentes, por toda a eternidade. E tu, meu amado filho Salomão, reconhece o Deus de teu pai, e serve-o de coração íntegro e com toda a disposição da tua alma, porque Yahweh, o SENHOR, examina profundamente todos os corações, e conhece as mais intimas intenções da mente. Se o buscares, tu sempre o encontrarás; mas, se o desprezares, ele te rejeitará eternamente. Agora, pois, toma cuidado, porque o SENHOR te escolheu para construíres uma Casa que lhe sirva como Santuário. Portanto, sê forte e realiza a obra com o melhor das tuas mãos”! (1 Cr 28.1-10 – BKJ)

1.1 – Um pedido por sabedoria

Conforme lemos acima, quando o Senhor apareceu a Salomão dizendo que ele poderia pedir o que quisesse, este pediu a Deus sabedoria para governar o povo que estava sob sua responsabilidade e tal pedido agradou a Deus e, por causa disto, Ele deu a Salomão todas as outras coisas.

Como é bom dependermos de Deus, como é bom sabermos que através Dele podemos viver de maneira agradável nesta terra.

O N.T. nos mostra que o cristão não deve se conformar com o mundo, ou seja, não deve viver de acordo com a fôrma do mundo (Rm 12.1,2), mas deve ser transformado pela renovação do entendimento, para que possa experimentar qual é a boa, perfeita e agradável vontade de Deus.

Leiamos na tradução King James:

“Portanto, caros irmãos, rogo-vos pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto espiritual. E não vos amoldeis ao sistema deste mundo, mas sede transformados pela renovação das vossas mentes, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Como servir por meio dos dons”.

1.2 – Deus confirma o reino a Salomão

A confirmação de que o Senhor está em algum negócio, propósito ou ação é de fundamental importância para o povo de Deus.

O resultado do governo de Salomão, mostrava que o Senhor era com ele, pois, a prosperidade o havia alcançado.

Seguindo os conselhos de Davi, seu pai (1 Rs 2), Salomão trabalhou de forma estratégica para livrar-se de seus inimigos e reinar sobre um trono de paz, expandindo o território de Israel muito além do que Davi conseguiu.

Vejamos o que o Teólogo Americano Russel N. Champlin escreve sobre isto, citando outros autores:

“O Reino Foi Firmado, ou seja, pelo menos parcialmente, pelos expurgos executados por Salomão. Neste capítulo, somos informados somente sobre duas execuções e um banimento, mas provavelmente estaríamos certos ao compreender que os casos narrados foram apenas típicos dentre muitos. É difícil acreditar que em todo o Israel Salomão tivesse tido apenas três inimigos significativos. Tais atos eram provas da sabedoria de Salomão. Ele sabia o que fazer com potenciais revolucionários. “A sabedoria de Salomão nesse caso (de Simei) tornou-se conhecida por todo o reino, pelo que foi admirado como sábio administrador da justiça” (Thomas L. Constable, in loc.). “… não restou ninguém capaz de continuar perturbando. Por isso, Salomão se assentava tranquilo e quieto em seu trono… “ (John Gill, in loc.). “Salomão removeu a culpa de sangue que repousava sobre a sua casa e, mediante a sua sabedoria, foi capaz de neutralizar a maldição que Simei havia proferido nos dias passados” (Normal H. Snaith, in loc.)”.

2 – TODOS DESEJAM OUVIR O REI

Por Leonardo Novais de Oliveira

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Copyright Março 2017 © EBD Comentada