Ensinando e fazendo Missões

Acesse os esboços por categorias


Buscar no blog

Nossos Esboços

Central Gospel Jovens e Adultos – 3º Trimestre de 2018 – 19-08-2018 – Lição 7: Asa, Confiança Plena no Senhor

13/08/2018

Esse post é assinado por Leonardo Novais de Oliveira

TEXTO BÍBLICO BÁSICO

2 Crônicas 14.1-7,11 

1 – E Abias dormiu com seus pais, e o sepultaram na Cidade de Davi; e Asa, seu filho, reinou em seu lugar; nos seus dias, esteve a terra em paz dez anos.

2 – E Asa fez o que era bom e reto aos olhos do SENHOR, seu Deus,

3 – porque tirou os altares dos deuses estranhos e os altos, e quebrou as estátuas, e cortou os bosques.

4 – E mandou a Judá que buscassem ao SENHOR, Deus de seus pais, e que observassem a lei e o mandamento.

5 – Também tirou de todas as cidades de Judá os altos e as imagens do sol; e o reino esteve quieto diante dele.

6 – E edificou cidades fortes em Judá, porque a terra estava quieta, e não havia guerra contra ele naqueles anos, porquanto o SENHOR lhe dera repouso.

7 – Disse, pois, a Judá: Edifiquemos estas cidades e cerquemo-las de muros, torres, portas e ferrolhos, enquanto a terra ainda está quieta diante de nós, pois buscamos ao SENHOR, nosso Deus; buscamo-lo e deu-nos repouso em redor. Edificaram, pois, e prosperaram.

11 – E Asa clamou ao SENHOR, seu Deus, e disse: SENHOR, nada para ti é ajudar, quer o poderoso quer o de nenhuma força; ajuda-nos, pois, SENHOR, nosso Deus, porque em ti confiamos e no teu nome viemos contra esta multidão; SENHOR, tu és o nosso Deus, não prevaleça contra ti o homem.

TEXTO ÁUREO

Porque, quanto ao SENHOR, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é perfeito para com ele. (2 Cr 16.9ª)

OBJETIVOS

Ao término do estudo bíblico, o aluno deverá:

  • Conhecer as principais características do reinado de Asa e suas implicações na vida de Judá;
  • Aplicar as atitudes positivas de Asa em sua própria vida a fim de obter sucesso, tais como: confiança, purificação, fé e renovação constante da aliança com Deus;
  • Conscientizar-se de que a medicina não está excluída da vida do cristão; entretanto, nos tempos de Asa, estava associada ao misticismo e às artes mágicas.

PALAVRA INTRODUTÓRIA

Paz seja convosco.

O Rei Asa foi o primeiro monarca do Reino do Sul, após a divisão dos reinos, a buscar agradar o Senhor e viver uma vida pautada em Seus ensinamentos.

A Bíblia nos diz que “Feliz é a nação cujo Deus é o Senhor” (Sl 33.12).

A nação que tem um rei que segue os caminhos do Senhor, além de ser governada por um homem sábio, pois a sabedoria é proveniente do temor ao Senhor (Pv 9.10), usufruía das bênçãos Dele.

O Reino do Sul teve em sua maioria, reis que temeram a Deus e mantiveram o compromisso de segui-lo e levar o povo a viver uma vida que Lhe agradasse.

Vejamos o que a Bíblia nos mostra sobre ele:

“Abias descansou com os seus antepassados e foi sepultado na cidade de Davi. E o seu filho Asa foi o seu sucessor, e em seu reinado o país esteve em paz durante dez anos. Asa fez o que o Senhor, o seu Deus, aprova. Retirou os altares dos deuses estrangeiros e os altares idólatras que havia nos montes, despedaçou as colunas sagradas e derrubou os postes sagrados. Ordenou ao povo de Judá que buscasse o Senhor, o Deus dos seus antepassados, e que obedecesse às leis e aos mandamentos dele. Retirou os altares idólatras e os altares de incenso de todas as cidades de Judá, e o reino esteve em paz durante o seu governo. Também construiu cidades fortificadas em Judá, aproveitando esse período de paz. Ninguém entrou em guerra com ele durante aqueles anos, pois o Senhor lhe deu descanso”. (2 Cr 14.1-6 – NVI)

O fato de Asa ter paz durante 10 anos de seu reinado, revela o favor do Senhor, assim como Ele havia feito com Salomão, que teve um reinado com a paz e a benção proveniente do Senhor.

Vejamos o que aconteceu com Asa:

“E Israel esteve por muitos dias sem o verdadeiro Deus, e sem sacerdote que o ensinasse, e sem lei. Mas quando na sua angústia voltaram para o Senhor Deus de Israel, e o buscaram, o acharam. E naqueles tempos não havia paz, nem para o que saía, nem para o que entrava, mas muitas perturbações sobre todos os habitantes daquelas terras. Porque nação contra nação e cidade contra cidade se despedaçavam; porque Deus os perturbara com toda a angústia. Mas esforçai-vos, e não desfaleçam as vossas mãos; porque a vossa obra tem uma recompensa. Ouvindo, pois, Asa estas palavras, e a profecia do profeta Odede, cobrou ânimo e tirou as abominações de toda a terra, de Judá e de Benjamim, como também das cidades que tomara nas montanhas de Efraim, e renovou o altar do Senhor, que estava diante do pórtico do Senhor. E reuniu a todo o Judá, e Benjamim, e com eles os estrangeiros de Efraim e Manassés, e de Simeão; porque muitos de Israel tinham passado a ele, vendo que o Senhor seu Deus era com ele. E ajuntaram-se em Jerusalém no terceiro mês; no ano décimo do reinado de Asa. E no mesmo dia ofereceram em sacrifício ao Senhor, do despojo que trouxeram, setecentos bois e sete mil ovelhas. E entraram na aliança para buscarem o Senhor Deus de seus pais, com todo o seu coração, e com toda a sua alma; E de que todo aquele que não buscasse ao Senhor Deus de Israel, morresse; assim o menor como o maior, tanto o homem como a mulher. E juraram ao Senhor, em alta voz, com júbilo e com trombetas e buzinas”. (2 Cr 15.3-14 – ACF)

A Bíblia nos mostra que ele retirou os altares idólatras que seus antepassados haviam construído.

Os altares idólatras revelavam a disposição do povo em adorar deuses estranhos e a falta de temor do Senhor, que os havia abençoado sobremaneira.

Existem no ser humano uma inclinação muito forte pelas coisas erradas e o N.T., especificamente na carta de Paulo aos Gálatas nos fala sobre isto, denominando tal fato, como inclinação às coisas da carne, leiamos:

“Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis”. (Gl 5.16,17 – ACF)

Nos 41 anos que Asa governou o Reino do Sul, a maioria foi feito sob as bênçãos de Deus.

1 – A IDOLATRIA DE UM REINO DIVIDIDO

A Bíblia nos diz na carta aos Hebreus:

“Assim, terrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo! Os salvos perseveram na fé” (Hb 10.31 – KJA)

O Reino do Sul, oscilou entre obediência e desobediência a Deus, porém o Reino do Norte desde o início decidiu abandonar a Deus e por este motivo, sofreu a consequência do exílio.

1.1 – O culto idolatra do Antigo Testamento

O ser humano é cíclico, ou seja, sempre volta às mesmas situações vivenciadas por outros em épocas passadas. Talvez, por este motivo, o diabo, nosso adversário, tenha sucesso em várias de suas empreitadas.

Os erros são sempre os mesmos, desde o pecado original.

Este que vos escreve tem uma teoria que diz que o ser humano é afetado pela “Síndrome de Lúcifer” que promove rebeldia, idolatria e desejo pelas obras da carne, envolvendo principalmente comportamentos depravados associados ao poder, ao dinheiro e ao sexo.

O culto idólatra no A.T. possuía características desta síndrome, pois, além de ser contrária aos ensinamentos do Senhor, era idólatra e egoísta.

Leiamos os 10 mandamentos ditados por Deus a Moisés:

“E Deus falou todas estas palavras: “Eu Sou Yahweh, o SENHOR, teu Deus, que te fez sair da terra do Egito, da casa da escravidão! Não terás outros deuses além de mim. Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem esculpida, nada que se assemelhe ao que existe lá em cima, nos céus, ou embaixo na terra, ou mesmo nas águas que estão debaixo da terra. Não te prostrarás diante desses deuses e não os servirás, porquanto Eu, o SENHOR teu Deus, sou um Deus ciumento, que puno a iniquidade dos pais sobre os filhos até a terceira e quarta geração dos que me odeiam, mas que também ajo com amor até a milésima geração para aqueles que me amam e guardam os meus mandamentos. Não pronunciarás em vão o Nome de Yahweh, o SENHOR teu Deus, porque Yahweh não deixará impune qualquer pessoa que pronunciar em vão o seu Nome. Lembra-te do dia do shabbãth, sábado, para santificá-lo. Trabalharás seis dias e neles realizarás todos os teus serviços. Contudo, o sétimo dia da semana é o shabbãth, sábado, consagrado a Yahweh, teu Deus. Não farás nesse dia nenhum serviço, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem teu escravo, nem tua escrava, nem teu animal, nem o estrangeiro que estiverem morando em tuas cidades. Porquanto em seis dias Eu, o SENHOR, fiz o céu, a terra, o mar e tudo o que há neles, mas no sétimo dia descansei. Foi por esse motivo que Eu, o SENHOR, abençoei o shabbãth, sábado, e o separei para ser um dia santo. Honra teu pai e tua mãe, a fim de que venhas a ter vida longa na terra que Yahweh, o teu Deus, te dá. Não matarás. Não adulterarás. Não furtarás. Não darás falso testemunho contra o teu próximo. Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem seus servos ou servas, nem seu boi ou jumento, nem coisa alguma que lhe pertença”. Todo o povo, vendo os trovões e os relâmpagos, o som do shofar, a trombeta, e a montanha fumegante, sentiu grande pavor e procurou manter-se afastado. Rogaram a Moisés: “Fala-nos tu, e nós ouviremos; não nos fale diretamente Yahweh, para que não morramos!” Moisés encorajou o povo, dizendo: “Não temais. Deus veio para vos provar e para que o seu temor esteja entre vós, e não pequeis”. (Ex 20.1-20 KJA)

Todas as vezes que o povo tinha um rei que não temia ao Senhor, incorria nos mesmos erros e proibições que o Decálogo mostrava.

2 – OS FEITOS DE ASA

Por Leonardo Novais de Oliveira

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Copyright Março 2017 © EBD Comentada