Ensinando e fazendo Missões

Buscar esboços

Nossos Esboços

Central Gospel Jovens e Adultos – 3º Trimestre de 2018 – 09-09-2018 – Lição 10: Uzias, Vencido Pela Soberba

06/09/2018

Esse post é assinado por Wilson Pacheco Sarmento

TEXTO ÁUREO

Mas, havendo-se já fortificado, exaltou-se o seu coração até se corromper; e transgrediu contra o SENHOR, seu Deus, porque entrou no templo do SENHOR para queimar incenso no altar do incenso.

2 Crônicas 26.16

OBJETIVOS

Ao término do estudo bíblico, o aluno deverá:

  • Compreender que a dependência de Deus e a confiança Nele proporcionam vitórias em múltiplas áreas da vida;
  • Entender que a soberba é um pecado abominável aos olhos de Deus;
  • Avaliar as atitudes de Uzias e suas consequências.

TEXTO BÍBLICO BÁSICO

2 Crônicas 26.3-5,11-15

3 – Era Uzias da idade de dezesseis anos quando começou a reinar e cinquenta e cinco anos reinou em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Jecolias, de Jerusalém.

4 – E fez o que era reto aos olhos do SENHOR, conforme tudo o que fi zera Amazias, seu pai.

5 – Porque deu-se a buscar a Deus nos dias de Zacarias, sábio nas visões de Deus; e, nos dias em que buscou o SENHOR, Deus o fez prosperar.

11 – Tinha também Uzias um exército de homens destros nas armas, que saíam à guerra, em tropas, segundo o número da lista feita por mão de Jeiel, chanceler, e Maaseias, oficial, debaixo das mãos de Hananias, um dos príncipes do rei.

12 – Todo o número dos chefes dos pais, varões valentes, era de dois mil e seiscentos.

13 – E, debaixo das suas ordens, havia um exército guerreiro de trezentos e sete mil e quinhentos homens, que faziam a guerra com força belicosa, para ajudar o rei contra os inimigos.

14 – E preparou-lhes Uzias, para todo o exército, escudos, e lanças, e capacetes, e couraças, e arcos, e até fundas para atirar pedras.

15 – Também fez em Jerusalém máquinas da invenção de engenheiros, que estivessem nas torres e nos cantos, para atirarem  flechas e grandes pedras; e voou a sua fama até muito longe, porque foi maravilhosamente ajudado até que se tornou forte.

Palavra introdutória

A paz do Senhor Jesus Cristo!

Uzias um nome de entronização, ao passo que Azarias era seu nome pessoal. Uzias era um jovem de 16 anos quando assumiu o governo de Judá. Teria visto a vida do seu pai, as suas fraquezas e as suas virtudes. Teve, pelo menos, o jovem monarca, a oportunidade de se enfronhar nos negócios do Reino de Israel do Sul, e anotar as falhas que tinha tornado infeliz o povo e a nação, assim como as virtudes que o tinha feito feliz.

Parece-nos que os filhos dos reis deveriam ter verificado os altos e baixos dos governos de seus antecessores, para por eles governarem a sua vida. Teria sido assim com Uzias? Em parte, pelo menos.

Portanto nesta lição veremos grandes ensinamentos da Palavra de Deus através da vida do Rei Uzias, pois o mesmo teve pontos fortes, êxitos, fraquezas e erros que podemos tirar para nós, lições de vida. Que Deus o abençoe e bom estudo!             

1 – UZIAS, UMA BIOGRAFIA BREVE

As informações essenciais do rei Uzias quanto ao local de sua história ocorreram em Jerusalém onde ocupava o cargo de Rei de Judá e tinha como Pai Amazias e sua mãe Jecolias e como herança seu filho Jotão e o interessante que seus contemporâneos foram: Isaías, Amós, Oséias, Jeroboão, Zacarias e Azarias. O Rei Uzias agradou a Deus durante seus primeiros anos como monarca. Foi um guerreiro bem-sucedido e administrador competente que edificou cidades. Foi um hábil em organizar e delegar. Reinou por 52 anos. Ele desenvolveu uma atitude orgulhosa devido ao seu grande sucesso. Tentou cumprir os deveres dos sacerdotes em desobediência direta a Deus, falhou também em remover muitos símbolos de idolatria na terra. E a sua história é contada em 2 Reis 15. 1-7 e em 2 Crônicas 26. 1-23.

Ele também é mencionado em Isaías 1.1:6.1; 7.1; Oséias 1.1; Amós 1.1; e Zacarias 14.6.

1.1 – Poderoso guerreiro e competente administrador

O texto nos informa que Uzias fez o que era reto perante o Senhor. Começou bem, andando nos caminhos do Senhor. Uzias também chamado de Azarias foi um rei notavelmente bem-sucedido. Suas realizações lhe trouxeram a fama. Ele teve êxito na guerra e na paz, no planejamento e na execução de seus projetos. Ao construir e plantar.

Uma coisa acertada ele fez logo no início: procurou o Deus dos dias de Zacarias, sacerdote que Joás tinha mandado apedrejar e cuja era ainda lembrada. Portanto, Zacarias (não o profeta) foi seu conselheiro piedoso e sábio.

2 – OS FEITOS DE UZIAS

Por Wilson Pacheco Sarmento

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada


Comentários

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado


Copyright Março 2017 © EBD Comentada