Ensinando e fazendo Missões

Acesse os esboços por categorias


Buscar no blog

Nossos Esboços

Central Gospel Jovens e Adultos – 3º Trimestre de 2018 – 02-09-2018 – Lição 9: Josafá, a Vitória Por Meio da Adoração

30/08/2018

Esse post é assinado por Wilson Pacheco Sarmento

TEXTO BÍBLICO BÁSICO

2 Crônicas 17.1-6,9-12

1 – E Josafá, seu filho, reinou em seu lugar; e fortificou-se contra Israel.

2 – E pôs gente de guerra em todas as cidades fortes de Judá e guarnições na terra de Judá, como também nas cidades de Efraim que Asa, seu pai, tinha tomado.

3 – E o SENHOR foi com Josafá, porque andou nos primeiros caminhos de Davi, seu pai, e não buscou baalins.

4 – Antes, buscou ao Deus de seu pai e andou nos seus mandamentos e não segundo as obras de Israel.

5 – E o SENHOR confirmou o reino nas suas mãos, e todo o Judá deu presentes a Josafá; e teve riquezas e glória em abundância.

6 – E exaltou-se o seu coração em seguir os caminhos do SENHOR e ainda tirou os altos e os bosques de Judá.

9 – E ensinaram em Judá, e tinham consigo o livro da Lei do SENHOR, e rodearam todas as cidades de Judá, e ensinaram entre o povo.

10 – E veio o temor do SENHOR sobre todos os reinos das terras que estavam em roda de Judá e não guerrearam contra Josafá.

11 – E alguns dentre os filisteus traziam presentes a Josafá, com o dinheiro do tributo; também os arábios lhe trouxeram gado miúdo: sete mil e setecentos carneiros e sete mil e setecentos bodes.

12 – Cresceu, pois, Josafá, e se engrandeceu extremamente, e edificou fortalezas e cidades de munições em Judá.

TEXTO ÁUREO

Crede no SENHOR, vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas e prosperareis. 2 Crônicas 20.20b

OBJETIVOS

Ao término do estudo bíblico, o aluno deverá:

  • Conhecer as principais características do reinado de Josafá;
  • Compreender que as batalhas veterotestamentárias prefiguram as batalhas espirituais que os cristãos enfrentam cotidianamente;
  • Conscientizar-se de que a adoração promove uma comunhão maior com o Altíssimo.

PALAVRA INTRODUTÓRIA

A paz do Senhor!

Cada um dos chamados “bons reis” de Judá tem características diferentes e bem marcadas. E nesta oportunidade vamos refletir sobre o rei Josafá, um vitorioso por meio da adoração.

O versículo primeiro do capítulo vinte e um do livro de Provérbios, diz: “Como ribeiros de águas, assim é o coração do rei na mão do Senhor; a tudo quanto quer o inclina”. Este versículo não significa que tudo quanto um governante intenta ou faz provém diretamente do Senhor. Deus, certamente não é o autor dos males cometidos pelos governantes (Tg 1.13-15).

O significado é que Deus é a autoridade suprema sobre os governantes deste mundo e, às vezes, decide influenciar as decisões deles para realizar o seu propósito redentor através da história (Ex 10.1.2; Ed 7.21; Is 10.5-7; Is 45.1-6). E o neotestamento nos ensina que as orações do povo de Deus movem o Senhor a dirigir as decisões dos governantes de um modo mais afinado com a sua vontade (1 Tm 2.1-3).

Aplicação:

Portanto pergunto. Nós poderíamos a fim de aplicar os textos supracitados tirar a expressão “o rei” e colocar em seu lugar, por exemplo: o empresário, o pastor, o pai de família, o dirigente, o líder, o governante, o presidente? Poderíamos.

Porque isso nos mostra naturalmente uma dependência extraordinária que todo o homem precisa ter de Deus. Quando Jesus disse que “sem mim nada podeis fazer”, versículo cinco do capítulo quinze de João, é porque nós vivemos ou precisamos viver na dependência do Senhor. É Dele que vem a sabedoria, é Dele que vem a força, é Dele que vem a saúde e é através Dele, que vêm as oportunidades para exercermos qualquer atividade neste mundo. Sendo assim, dependa do Senhor!

1 – UM REI TEMENTE A DEUS

Josafá inspirou-se, em Davi, pois nós observamos na Palavra de Deus que Josafá andou nos passos de seu pai; e diz a Bíblia que ele foi buscar exemplos!

Onde?

– Lá no princípio!

Em quem?

– No Rei Davi.

Que diz a Bíblia sobre o Rei Davi?

– Que era um homem segundo o coração de Deus.

Percebemos categoricamente que Josafá queria ter o seu coração na mão do Senhor, como diz o livro de Provérbios 21.1 “Como ribeiros de águas, assim é o coração do rei na mão do Senhor”.

E foi justamente o que aconteceu. A Bíblia Sagrada confirma esse fato ao registrar que o coração de Josafá foi ousado em buscar a presença de Deus. Isto aqui é realmente impressionante! Entretanto (2 Cr.17.5) diz que o E o SENHOR confirmou o reino nas suas mãos, e todo o Judá deu presentes a Josafá; e teve riquezas e glória em abundância.” Isso significa duas atitudes exemplares:

  1. Um homem decidido em administrar junto com Deus.
  2. Um homem que coloca o seu coração à disposição de Deus.

Resultado: Deus vai confirmando seu reino.

Aplicação: Se depender de Deus e colocar seu coração à disposição do Altíssimo Ele paulatinamente confirmará a sua vocação, a sua chamada, e a posição em que o colocou.

E mais, é que não se vê Josafá forçando uma situação para se estabelecer como rei. Ele esperou; ele soube prosseguir naquilo que o seu pai havia começado. Resultado: a simpatia do povo veio sobre sua vida, presentes e mais presentes, riquezas e honra.

1.1 – Os feitos positivos de Josafá

Podemos então estabelecer o primeiro passo dos feitos positivos de Josafá.

Qual foi?

– Saber honrar o seu pai.

E o segundo grande passo, que queremos que você observe neste momento, é que um dos passos mais importantes que qualquer pessoa pode dar na vida, encontra-se no versículo seis do texto bíblico básico que diz: E exaltou-se o seu coração em seguir os caminhos do SENHOR e ainda tirou os altos e os bosques de Judá.” Que ousadia magnífica! 

Aplicação: Esta é a ousadia que traz sucesso e que propicia uma administração perfeita em qualquer ramo de atividade.

Aqui está Josafá com a chave do sucesso em suas mãos. Não precisa mandar fazer qualquer outra coisa, ou corrente, ou isso, ou aquilo, basta buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e a Sua justiça. O sucesso do empresário, o sucesso do governante, o sucesso para o pai de família, o sucesso em qualquer área, civil ou eclesiástica, está justamente aqui neste ponto, neste mandamento, nesta determinação que foi colocada aqui no coração de Josafá.

Aplicação: quem anda nos caminhos do Senhor sabe como orientar aqueles que são seus seguidores! E quando se tem a orientação divina, e a determinação, as pessoas nos seguem e serão bem-sucedidas na vida.

Mas Josafá não queria ser ele apenas o único que andasse nos caminhos do Deus, ou seja, não queria monopolizar este conhecimento e as revelações, mas desejava compartilhá-las com toda a sua nação. Porque se todas as pessoas da nação tivessem a visão que ele tinha da glória de Deus, daquilo que significa Deus na vida do homem, então toda a nação seria bem-sucedida. Ele institui então a educação religiosa no seu governo, vejamos:

Ele passou a expandir esse conhecimento que detinha esse sucesso que alcançou e que pretendia também compartilhar com seus conterrâneos. A Bíblia, no versículo sete de 2 Cr 17, registra o seguinte: “E, no terceiro ano do seu reinado, enviou ele os seus príncipes, a Ben-Hail,e a Obadias,e a Zacarias,e a Natanael e a Micaías, para ensinarem nas cidades de Judá. E com eles, os levitas Semaías, e Netanias, e Zebadias, e Asael, e Semiramote, e Jônatas, e Adonias, Tobias e Tobe-Adonias; e, com eles, os sacerdotes Elisama e Jeorão. Ensinaram em Judá, tendo consigo o livro da lei do Senhor; percorriam todas as cidades de Judá e ensinavam ao povo.”

Aplicação: Aqui está outro segredo do sucesso. Você que ocupa um cargo eletivo, que foi colocado ali pelo povo, para zelar pelos interesses da família, da sociedade, não ande seguindo os padrões ensinados pelos homens carnais, mas comece a ministrar aquilo que é ensinado por Deus.

Atenção nesta realidade, e que por sinal é uma marca deplorável em nossa sociedade.

Uma das coisas mais horríveis que encontramos em nossos dias são justamente as próprias autoridades indo às escolas ensinar os nossos adolescentes como usar a camisinha. Essas crianças saem de lá com o desejo de experimentar a tal camisinha. E que mentalidade tem uma criança para receber uma lição como esta? Encontra a adolescente ali, e o rapazinho também; e daqui a pouco não vão saber como usar o negócio e esta é a razão do maior índice de mocinhas e adolescentes grávidas em nossos dias. E quem é que estimula essa promiscuidade? As próprias autoridades ímpias que estão por aí. Quando deveriam fazer igual ao Rei Josafá, mandar ensinar a Palavra de Deus, o temor do Senhor, que é o princípio da sabedoria. Ensinar aos nossos adolescentes a santidade no sexo, a preservarem-se para a sua família e não ensinar a promiscuidade e a depravação moral. Portanto tenhamos um cuidado muito grande porque os dias atuais são cruéis. Vamos orar mais, jejuar mais e agir mais, pois o maior medo que se deve ter, não é dos maus, mas sim dos que conhecem a verdade e se calam.

2 – AS ALIANÇAS PERIGOSAMENTE NOCIVAS

Por Wilson Pacheco Sarmento

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Copyright Março 2017 © EBD Comentada