Buscar no blog
10/05/2018
Efésios 4.1-3,7,12-16
1 – Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados,
2 – com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor,
3 – procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.
7 – Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo.
12 – querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo,
13 – até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,
14 – para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo vento de doutrina, pelo engano dos homens que, com astúcia, enganam fraudulosamente.
15 – Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,
16 – do qual todo o corpo, bem ajustado e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.
Antes, crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora como no dia da eternidade. Amém! (2 Pe 3.18)
Ao término do estudo bíblico, o aluno deverá:
Olá irmãos (ãs), Paz seja convosco.
Adentraremos a um dos temas mais marcantes, no tocante ao desenvolvimento do cristão, em minha singela opinião, pois aprenderemos sobre o crescimento que podemos e devemos ter em Cristo.
TODOS os seres que se reproduzem, precisam de nutrientes para se desenvolverem e estes nutrientes são obtidos em sua grande maioria, através da alimentação, sendo assim, NINGUÉM pode crescer de forma saudável sem que exista um bom suprimento alimentar.
De forma analógica, para que o cristão se desenvolva espiritualmente, é necessário investir em suprimentos, pois, não conseguiremos sobreviver, nem tampouco crescer, se assim não o fizermos.
Em se tratando de crescimento espiritual, citaremos alguns suprimentos existentes:
1) Oração
2) Meditação
3) Leitura e estudo sistemático da Bíblia
4) Jejum
5) Adoração
6) Comunhão
7) Obras
Todos estes suprimentos nos farão conhecer mais sobre o Senhor e consequentemente proporcionarão sólido crescimento, porém, nesta lição, abordaremos a leitura e estudo da Palavra de Deus.
O Dicionário Priberam da Língua Portuguesa nos traz vários conceitos associados ao termo conhecimento, vejamos:
1) Ato ou efeito de conhecer.
2) Noção.
3) Notícia, informação.
4) Experiência.
5) Ideia.
6) Relações entre pessoas não íntimas.
7) Trato.
8) Recibo de contribuição paga.
9) Escrito representativo da fazenda recebida a bordo de um navio.
A busca pelo conhecimento é algo sensacional, pois ele é inesgotável.
A ciência, em suas inúmeras divisões, cresceu vertiginosamente nos últimos 10 anos, muito mais do cresceu nos últimos 200.
Imaginem que as maravilhas tecnológicas que conhecemos hoje não existiam há 10 anos.
Esta busca é algo inerente ao ser humano, que desde os primórdios procura explicação para aquilo que não conhece e, desta busca, vem o conhecimento.
Dentro da sede pelo conhecimento em TODAS as áreas, também está a sede pelo conhecimento de Deus, porém, esta precisa estar em primeiro lugar em nossa vida, leiamos um texto:
“Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”. (Mt 6.33 – ACF)
Vejamos o que o livro de Provérbios nos fala sobre o conhecimento:
“Meu filho, se você aceitar as minhas palavras e guardar no coração os meus mandamentos; se der ouvidos à sabedoria e inclinar o coração para o discernimento; se clamar por entendimento e por discernimento gritar bem alto, se procurar a sabedoria como se procura a prata e buscá-la como quem busca um tesouro escondido, então você entenderá o que é temer ao Senhor e achará o conhecimento de Deus. Pois o Senhor é quem dá sabedoria; de sua boca procedem o conhecimento e o discernimento”. (Pv 2.1-6 – NVI)
Desta forma, precisamos fazer como o salmista escreveu:
“Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti”. (Sl 119.11 – NVI)
Existem quatro bases ou pilares conhecimento que são as áreas em que este pode ser encontrado. De forma simples, são os tipos de conhecimento existentes.
De acordo com o Dicionário Priberam, este tipo de conhecimento é aquele aprendido através das experiências da vida.
Quanto maior for a busca, mais oportunidades de aprendizado teremos.
Salomão, além de ser o homem mais sábio que já existiu, foi extremamente curioso e ávido pelo conhecimento.
Leiamos o que ele disse:
“Eu, o pregador, fui rei de Israel, vivendo em Jerusalém; e apliquei-me a procurar entender tudo no universo”. (Ec 1.12 – OL)
A natureza pode nos ensinar, as crianças, os idosos e para que tenhamos boas experiências no aprendizado deste tipo de conhecimento, precisamos utilizar todos os sentidos que nos foram presenteados por Deus, ou seja, visão, audição, olfato, tato e paladar.
Conforme a revista nos mostra, este tipo de conhecimento não necessita de métodos ou escolas para ser adquirido, mas necessita de curiosidade e vontade para aprender.
A maioria dos famosos ditados populares foram criados através deste tipo de conhecimento.
Vejamos alguns:
A palavra filosofia significa vem de “philos” – amor + “sophia” = conhecimento, ou seja, amor pelo conhecimento.
A filosofia está relacionada à busca pelo conhecimento da existência e origem do homem e demais coisas, dos valores éticos, da verdade, e do universo.
A filosofia é originária da Grécia e seus maiores expoentes foram Platão, Sócrates, Aristóteles e Pitágoras.
Nos dias hodiernos, os filósofos brasileiros que se destacam nos meios de comunicação são: Olavo de Carvalho, Mário Sérgio Cortella, Leandro Karnal e Clóvis de Barros Filho.
Tudo o que passa por pesquisa extensiva e exaustiva com o intuito de esclarecer dúvidas acerca de algo, utilizando os métodos corretos e aprovados, pode ser considerado científico.
Milhões de dólares são investidos nas mais diversas áreas com o propósito de descobrir novas drogas para o tratamento de doenças, para esclarecer fatos sobre pesquisas inconclusivas e para reafirmar se teorias dantes apresentadas como verdadeiras continuam sendo, estão relacionadas a este tipo de conhecimento.
A área de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) nas empresas estão sempre atuantes e proporcionam benefícios incontáveis para a sociedade.
Como já mencionamos, algumas teorias, como a “Da Evolução”, estão em constante mudanças, pois a cada estudo eles descobrem que precisam mudar algo.
As pesquisas relacionadas à astronomia também estão nesta linha, pois assim como no passado, os estudiosos acreditavam que a Terra era quadrada, mas Pitágoras propôs que a mesma tinha a aparência esférica e hoje temos plena certeza disto.
O tempo e o desenvolvimento da tecnologia contribuem para que tenhamos resultados mais confiáveis.
Por Leonardo Novais de Oliveira
Para continuar lendo CLIQUE AQUI
É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.
Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:
CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…
Deus lhe abençoe ricamente!!!
Equipe EBD Comentada
Postado por ebd-comentada
Acesse os esboços por categorias