Ensinando e fazendo Missões

Acesse os esboços por categorias


Buscar no blog

Nossos Esboços

Central Gospel Jovens e Adultos – 1º Trimestre – 01-01-2019 – Lição 1: Mateus, o Evangelho do Rei

01/01/2019

Esse post é assinado por Ariel Soares

TEXTO BÍBLICO BÁSICO

Mateus 2:1-10
​1 E, tendo nascido Jesus em Belém da Judeia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do Oriente a Jerusalém,

2 e perguntaram: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos a adorá-lo.

3 E o rei Herodes, ouvindo isso, perturbou-se, e toda a Jerusalém, com ele.

4 E, congregados todos os príncipes dos sacerdotes e os escribas do povo, perguntou-lhes onde havia de nascer o Cristo.

5 E eles lhe disseram: Em Belém da Judeia, porque assim está escrito pelo profeta:

6 E tu, Belém, terra de Judá, de modo nenhum és a menor entre as capitais de Judá, porque de ti sairá o Guia que há de apascentar o meu povo de Israel.

7 Então, Herodes, chamando secretamente os magos, inquiriu exatamente deles acerca do tempo em que a estrela lhes aparecera.

8 E, enviando-os a Belém, disse: Ide, e perguntai diligentemente pelo menino, e, quando o achardes, participai-mo, para que também eu vá e o adore.

9 E, tendo eles ouvido o rei, partiram; e eis que a estrela que tinham visto no Oriente ia adiante deles, até que, chegando, se deteve sobre o lugar onde estava o menino.
10 E, vendo eles a estrela, alegraram-se muito com grande júbilo. (ARC)

TEXTO ÁUREO

Mateus 27:11
11 E foi Jesus apresentado ao governador, e o governador o interrogou, dizendo: És tu o Rei dos judeus? E disse-lhe Jesus: Tu o dizes. (ARC)

OBJETIVOS DA LIÇÃO

  • Compreender que Jesus é o Rei messiânico prometido no Antigo Testamento, o filho de Davi;
  • Conhecer a maneira como Mateus apresenta o assunto, mostrando profecias e fatos;
  • Entender que Cristo é não apenas o Rei prometido a Israel, mas, também, de nossa vida.

PALAVRA INTRODUTÓRIA

Paz seja convosco!

O livro de Mateus não foi o primeiro evangelho a ser escrito, mas ele merece o destaque pela riqueza de informações encontradas nele e também por ser o livro que melhor faz a junção entro o velho testamento com o novo. O evangelho foi escrito especificamente para os Judeus, a fim de ajuda-los a compreender e a aceitar que Jesus Cristo é o Filho de Davi e, portanto herdeiro ao trono de Israel e também Filho de Abraão, o tão aguardado filho da promessa, iremos ver as ligações que Mateus faz com as profecias do velho testamento e o cumprimento delas na pessoa de Jesus Cristo.

1 – LINHAGEM INCOMPARÁVEL

O livro de Mateus, como todos os evangelhos sinóticos, foi escrito especificamente para os judeus, e após o cativeiro da Babilônia os judeus, passaram a dar muita importância para os registros genealógicos, nota-se tal importância em Neemias cap. 7. 63-65, em que alguns levitas foram retirados do sacerdócio, por não conseguirem provar sua descendência. Deus faz uma promessa em Isaías 11.1ss. que de Jessé nasceria o Salvador; desde então, os judeus acreditavam em um remanescente da descendência de Davi que iria libertar a nação.

Por isso Mateus começa seu livro provando para os judeus através dos registros genealógicos de Jesus a sua filiação a Davi e a Abraão. Em Gn 12.3 Deus também faz uma promessa a Abraão dizendo que através dele todos os povos da terra seriam abençoados, por isso a importância destes primeiros dezesseis versículos do primeiro capítulo, eles provam que Jesus era o filho de Davi e o Filho de Abraão e que a promessa de Deus teve seu devido cumprimento.

1.1 – Filho de Davi

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais

Como ja foi dito no início deste tópico, um dos principais propósitos de Mateus é provar para os judeus a linhagem real e estabelecer o direito de realeza de Jesus. Em 2 Sam 7.12-16, por intermédio do profeta Natã, Deus promete a Davi que dos seus filhos Ele escolheria um em quem firmaria o seu reino eterno. Esta promessa não se cumpriu em Salomão ou em outro rei que governou Israel ou Judá, com isso os judeus ainda esperavam um remanescente de Davi.

Jesus nasce, mas os judeus da época estavam antecipando a chegada do monarca prometido.

Interressante é que desde a destruição do templo em 70 D.C. para os judeus que procuram o messias, não se pode provar a descendência de Davi de nenhum judeu que vive ainda hoje, ou seja, Jesus é o ultimo pretendente verificável ao trono de Davi, e, portanto, para a linha messiânica.

1.2 – Filho de Abraão

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais

Jesus também é apontado por Mateus como filho de Abraão, isto confirma que ele de fato era judeu. Seria inaceitável para os judeus um líder religioso gentio.

Mateus também quer deixar claro que a promessa feita por Deus a Abraão em fazer de sua descendência uma nação grande e abençoada e que através desta descendência nasceria o rei e salvador do mundo, teria se cumprido em Jesus, pois através de Cristo todas as nações seriam alcançadas pela graça.

1.3 – Improváveis ascendentes

Por Ariel Soares

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Copyright Março 2017 © EBD Comentada