Buscar no blog

Central Gospel – 4 Trimestre 2019 – 08-12-2019 – Lição 10 – O espírito do homem

04/12/2019

Este post é assinado por Ezequiel Soares

TEXTO BÍBLICO BÁSICO

Zacarias 12.1
Peso da palavra do SENHOR sobre Israel: Fala o SENHOR, o que estende o céu, e que funda a terra, e que forma o espírito do homem dentro dele. 

1 Coríntios 2.10-16
Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.
Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.
Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus.
As quais também falamos, não com palavras que a sabedoria humana ensina, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.
Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.
Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.

TEXTO ÁUREO

Jó 32.8
Na verdade, há um espírito no homem, e a inspiração do Todo-Poderoso o faz entendido.

OBJETIVOS DA LIÇÃO

  • Conhecer o que a Bíblia revela acerca do espírito humano;
  • Modelar sua vida de acordo com os princípios, valores e crenças expressados pelo Espírito Santo;
  • Alimentar o seu espírito com a Palavra de Deus.

PALAVRA INTRODUTÓRIA

Paz seja convosco!

Na lição desta semana aprenderemos sobre o espírito do homem; como esse está ligado com Deus e como através dele podemos ser transformados. Aprenderemos desde a sua formação, os requisitos de um espírito que agrade a Deus e que culmine em uma vida cristã plena de satisfações.

Que Deus fale conosco.

1 – DEUS FORMOU O ESPÍRITO DO HOMEM

 Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https://ebdcomentada.com

A criação do homem, é bastante curiosa. O homem tem uma origem humilde, é feito do barro, terra. Não somos feitos de nada especial, nenhuma matéria importante ou de muito valor, porém a estrutura do corpo humano é maravilhosa. E o mesmo poder que fez todas as obras e materiais preciosos do mundo, também nos formou. Não fomos criados apenas pela sua ordem, mas somos feitos diretamente pelas suas mãos.

Mas agora, ó Senhor, tu és nosso Pai; nós o barro e tu o nosso oleiro; e todos nós a obra das tuas mãos. (Isaías 64.8)

Somos ligados pelo corpo à terra, e por dádiva de Deus, somo ligados aos céus pela nossa alma.

E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu. (Eclesiastes 12.7)

Assim, o Deus o nosso Pai, não é somente o nosso Pai por nos ter dado um corpo, mesmo esse podendo ser visto como uma obra muito bem-feita e com complexidades, mas também é o Pai da nossa alma.

Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem. (Salmos 139.14)

1.1 – Formado com propósitos maravilhosos

“Deus trouxe a Adão todo animal do campo e toda ave dos céus ou por meio do ministério dos anjos, ou por um instinto especial, orientando-os para que viessem ao homem como seu senhor, ensinando desde cedo, o boi a conhecer o seu possuidor. Assim Deus deu ao homem o uniforme e o senhorio da bela propriedade que lhe tinha concedido, e lhe concedeu o domínio sobre as criaturas. Deus as trouxe a ele para que pudesse dar-lhes nomes, bem como:

1 – Uma prova do seu conhecimento, como criatura dotada das faculdades da razão e da fala, e, assim, mais douta do que os animais da terra e mais sábia do que as aves dos céus.

Porém ninguém diz: Onde está Deus que me criou, que dá salmos durante a noite; Que nos ensina mais do que aos animais da terra e nos faz mais sábios do que as aves dos céus (Jó 35.10,11).

2 – Uma prova do seu poder. Atribuir nomes é um ato de autoridade, e recebê-los é um ato de submissão.

Se Adão tivesse permanecido fiel ao seu Deus, podemos supor que as próprias criaturas teriam conhecido e recordado bem os nomes que Adão agora lhe atribuía, a ponte de atenderem ao seu chamado, a qualquer momento, e atenderem aos seus nomes. Deus deu nomes ao dia e à noite, ao firmamento, à terra e ao mar: E chamou as estrelas pelos seus nomes, para mostrar que Ele é o supremo Senhor delas. Mas Ele deu permissão a Adão para que nomeasse os animais e as aves, como seu senhor subordinado. Pois, tendo-o criado à sua própria imagem, Deus assim concedeu a Adão um pouco da sua honra.” (Matthew Henry)

Fomos feitos para a glória de Deus, a sua imagem e semelhança.

“Fizeste-nos para Ti, e inquieto está o nosso coração, enquanto não repousar em Ti.” (Agostinho)

2 – UMA EXIGÊNCIA: PRONTIDÃO ESPIRITUAL

 

Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca. (Mateus 26.41) 

Jesus fala da nossa estrutura, porque Ele nos fez, Ele nos conhece. Ele sabe que somos carne, e por mais que em nosso espírito haja o desejo e a motivação de segui-lo fielmente, a nossa carne de igual modo, está presente e é fraca, corruptível e deseja as coisas desse mundo.

Precisamos por meio dEle sermos completamente transformados.

Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração;
Comunicai com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade;
Abençoai aos que vos perseguem, abençoai, e não amaldiçoeis. (Romanos 12.12-14)

2.1 – Alegria na esperança

A alegria na esperança é fundamental para o cristão. Vivemos em mundo envolvido em aparências e ilusões. As expectativas que se criam, são passageiras e frívolas, no entanto, a esperança do cristão não se resume naquilo que se restringe a este mundo, nas coisas que podemos aqui conquistar, mas a alegria que satisfaz o servo de Deus se concentra na esperança do que está no porvir.

Esperança que não desaponta porque não é ilusória. Nossa alegria é o próprio Cristo e nossa esperança e a sua volta!

Isaías 28:16
16-17 Mas o Senhor, o Eterno, tem algo a dizer a respeito disso: “Prestem muita atenção: estou pondo um fundamento em Sião, um fundamento de pedra, angular, sólido e verdadeiro. E este é o significado da pedra: QUEM CONFIA JAMAIS SERÁ ABALADO. (Biblia A Mensagem)

Acompanhamos a natureza e a humanidade caminhar para a destruição, guerras, doenças, inimizades, blasfêmias e corrupção crescendo em todos os lugares. Até mesmo no meio cristão vemos crescer mentiras falsos profetas e falsos ensinamentos que distorcem a palavra de Deus e nos faz ver que o temor a Deus e o amor entre os homens apenas diminui. Porém podemos ainda nos alegrar em nossas igrejas, quando essas são de fato cristãs e nelas há uma fonte de amor e de verdade mediante Cristo e sua palavra. E no meio dessas igrejas podemos sentir a alegria e paz, vindas do Senhor, porém é apenas uma fagulha da realidade que viveremos na completude do plano de Deus.

Na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.
Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora.
E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo. (Romanos 8.21-23)

2.2 – Paciência na tribulação

A paciência na tribulação está ligada também na esperança; somente a esperança nas promessas de Deus é que nos mantem firmes no meio da tempestade. Porém é necessário termos o fruto da paciência:

1 – O nosso objeto de esperança ainda se demora, e não sabemos o dia nem a hora, mas cremos naquele que nos prometeu.

Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos. (Romanos 8.25)

2 – A nossa caminhada terá muitos empecilhos; dificuldades e perseguições também fazem parte da caminhada cristã. Somos luz vivendo em um lugar de trevas, onde só há conforto para aqueles que vivem em conformidade com esse mundo.

Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. (João 16.33) 

De acordo com Romanos 5.2,3, as tribulações atuais nada podem senão incendiar ainda mais a nossa alegria, esperança e paciência nas tribulações.

2.3 – Perseverança na oração

Ezequiel Soares

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos que mantemos uma parceria missionária com a EQUIPE SEMEAR, localizada na cidade de Uberaba – MG, que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;

CLIQUE AQUI  para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada