Buscar no blog
15/10/2019
Esse post é assinado por Carlos Henrique Soares
16 Os onze discípulos foram para a Galiléia, para o monte que Jesus lhes indicara.
17 Quando o viram o adoraram; mas alguns duvidaram.
18 Então, Jesus aproximou-se deles e disse: “Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra”.
19 Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo,
20 ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. Mt 28.16-20
Como, porém, eles pedirão a Ele que os salve, sem crerem nele? E como podem crer nele, se nunca ouviram falar dele? E como podem ouvir acerca dele, sem que alguém lhes fale?Rm 10.14
Esta lição é de suma importância, poisestudaremos sobre o prazer e privilégio de pregarmos a palavra de Deus aos amigos e conhecidos e até aos desconhecidos.
Como diz os pregadores “um coração com Cristo é um missionário em potencial e um coração sem Cristo é um campo missionário”. Deixe Jesus usar a sua vida e a sua voz neste mundo sedento de Deus.
A palavra “evangelho” significa boas novas, e bem descreve a mensagem de Jesus Cristo apresentada no Novo Testamento. O valor e a beleza dessa mensagem, porém, foram assuntos de profecias feitas centenas de anos antes da chegada do Messias. Uma dessas profecias aparece no livro de Isaías, logo antes de uma grande profecia sobre o Servo sofredor, o Cristo, que viria 700 anos mais tarde:
“Que formosos são sobre os montes os pés do que anuncia as boas-novas, que faz ouvir a paz, que anuncia coisas boas, que faz ouvir a salvação, que diz a Sião: O teu Deus reina!” (Is 52:7).
Ao fazer um planejamento de vida, precisamos fazer uma ordem das prioridades. O que é mais importante? O que seria desnecessário? O que é urgente? O que é superficial? Ao entender estas prioridades, podemos acertar nas escolhas e ter sucesso na vida pessoal e todas as áreas da existência.
No Sermão do Monte (Mateus 5 e 6), Jesus deixa muitas orientações para uma vida feliz, pois sabia que o ser humano passaria nos últimos tempos por ansiedade e preocupações:
Mt 6.25 “Portanto eu lhes digo: não se preocupem com suas próprias vidas, quanto ao que comer ou beber; nem com seus próprios corpos, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante do que a comida, e o corpo mais importante do que a roupa”?
As palavras do Mestre parecem refletir a vida moderna no século XXI, onde as pessoas estão estressadas com sobrecarga de atividades e compromissos.
Deus não criou o ser humano para viver sob pressão de obrigações que lhe são impostas pelo mundo, por isso manda olhar “as aves no céu” (v.26) e “os lírios no campo” (v.28) para refletir que Deus cuida detalhadamente das necessidades que temos
Mt 6.32 Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas.
Todo cristão tem um duplo chamado assim como uma dupla cidadania (terrestre-celeste).
Duplo chamado porque todos somos chamados em Cristo e no poder do Espírito Santo para servir a Deus e sua missão no mundo. Esse é o chamado comum que todos tem:
“Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo” (Jo 17:18);
Jo 20:21
Novamente Jesus disse: “Paz seja com vocês! Assim como o Pai me enviou, eu os envio”.
Quer um discípulo queira ou não (e é melhor que queira, pois isso demonstra obediência), é chamado/vocacionado para ser um instrumento da missão de Deus no mundo!
Dentro do chamado comum cada pessoa tem o chamado específico. É o chamado a um tipo de ministério (serviço) que tem exigências únicas para a vida de cada servo e serva de Deus, e esse não deve ser buscado sem oração, conselho e exame espiritual.
Diferentemente de Paulo, o apóstolo João não plantou igrejas. Alguns dos apóstolos escreveram o Evangelho, enquanto outros não. Alguns foram sacerdotes, outros profetas. Alguns foram mestres, enquanto outros apóstolos. Preste atenção aos desejos e anseios que Deus tem colocado em seu coração. Seu coração “arde” para fazer o que? Quando alguém fala, quando você escuta uma palestra, assiste um filme, lê um livro, alguém faz uma oração, ao passar os olhos em um post no Facebook, recebeu uma dessas mensagens mecânicas no WhatsApp… e tudo fica ecoando: “vou te usar como no meio universitário, entre os pobres, no cuidado de crianças em situação de risco, ou entre os povos imigrantes do mundo, ou…”
Qual é o trabalho que você mais se sente atraído e compelido a fazer? Em outras palavras, quais são as áreas de interesse irresistível na sua vida? Preste muita atenção nisso! Preste atenção para você. Isso mesmo, o chamado é para e para é sempre para além de você! Lembrando sempre:
“Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade” (Fp 2:13).
Pastor Carlos Henrique Soares
Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!
É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.
Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:
CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…
Deus lhe abençoe ricamente!!!
Equipe EBD Comentada
Postado por ebd-comentada
Acesse os esboços por categorias