Buscar no blog
21/11/2019
Esse post é assinado por Carlos Henrique Soares
22 Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,
23 mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.
24 Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos.
25 Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito.
26 Não sejamos presunçosos, provocando uns aos outros e tendo inveja uns dos outros. Gl 5.22-26
Melhor é o homem paciente do que o guerreiro, mais vale controlar o seu espírito do que conquistar uma cidade. Pv 16.32
Estamos vivendo dias difíceis, pois o mundo parece estar desgovernado, descendo a ladeira abaixo. A pergunta que todos se fazem é: ”o que fazer nesta situação?” a problemática está longe de se resolver, e ao mesmo tempo está cada vez mais perto, pois é só clamar a Jesus. Ele pode controlar qualquer situação e ainda nos dar o seu Espírito Santo para nos ajudar e nos guiar em nossa jornada diária. Ele pode nos dar controle para o nosso dia a dia. Ser um cristão é ser controlado por Jesus no seu agir diário.
Iniciamos com alguns conceitos.
Temperamento: temperamentos são de qualidades que já nascem com o indivíduo; é genético, ou seja, é aquilo que não é aprendido. Sobre o temperamento não temos domínio, pois pode e deve ser mudado Pelo Poder do Senhor Jesus.
Caráter: é tudo aquilo que você é na sua intimidade e ninguém sabe; são atitudes que repetidas diariamente que moldam o seu caráter.
A teoria dos quatro humores, enunciada por Hipócrates na Grécia Antiga, foi uma das primeiras que tentaram explicar o temperamento. Este médico considerava que tanto a personalidade quanto o estado de saúde da pessoa dependiam do equilíbrio entre quatro tipos de substâncias: bílis amarela, bílis negra, fleuma e sangue. Ele os chamou de humores corporais (temperamentos).
Séculos mais tarde, Galeno de Pérgamo, tomando como referência esta classificação hipocrática, categorizou as pessoas de acordo com seus temperamentos. Com eles, ele distinguiu quatro tipos de pessoas:
São características, traços adquiridos por influência dos pais antes do nascimento, pois o temperamento é herdado, já nascemos com ele e este aponta para as nossas disposições naturais, gostos e preferências.
A palavra caráter tem origem no verbo grego que significa: gravar. A firmeza moral de uma pessoa é o sinal visível de sua natureza interior.
O caráter está ligado ao que somos no íntimo, não tendo ligação com o que fazemos ou agimos, ou seja, o caráter engana, porque muitas vezes para manter a sua máscara (personalidade), você age diferente do que queria agir (caráter).
Exemplo: Está com raiva de uma pessoa, mas não demonstra nas atitudes, por estar na frente de alguém maior (pastor, líder, chefe).
Caráter é um grupo de valores que regem o comportamento humano. Tais comportamentos determinam nosso caráter. Em outras palavras, somos aquilo que estamos acostumados a fazer habitualmente, isto é, os hábitos denunciam nosso caráter.
Resumidamente, caráter é tudo aquilo que somos na intimidade e ninguém sabe; são atitudes repetidas diariamente que moldam o nosso caráter. Mas o poder do Espírito Santo pode mudar e transformar o um caráter ruim.
1 Sm 6.10 “E o Espírito do SENHOR se apoderará de ti, e profetizarás com eles e te mudarás em outro homem”.
Pastor Carlos Henrique Soares
Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!
É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.
Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:
CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…
Deus lhe abençoe ricamente!!!
Equipe EBD Comentada
Postado por ebd-comentada
Acesse os esboços por categorias