Ensinando e fazendo Missões

Acesse os esboços por categorias


Buscar no blog

Nossos Esboços

Betel Jovens – 3º Trimestre de 2019 – 14-07-2019 – Lição 2: Deus, o Criador

10/07/2019

Esse post é assinado por Carlos Henrique Soares

TEXTO DE REFERÊNCIA

1 Assim foram concluídos os céus e a terra, e tudo o que neles há.

2 No sétimo dia Deus já havia concluído a obra que realizara, e nesse dia descansou.

3 Abençoou Deus o sétimo dia e o santificou, porque nele descansou de toda a obra que realizara na criação.

4 Esta é a história das origens dos céus e da terra, no tempo em que foram criados: Quando o Senhor Deus fez a terra e os céus. Gn 2.1-4

VERSÍCULO DO DIA

 Disse Deus: “Haja luz”, e houve luz. Gn 1.3

OBJETIVOS DA LIÇÃO

  • Entender que Deus criou todas as coisas;
  • Aprender que a Trindade estava na criação;
  • Compreender que o Deus trino é o todo poderoso e todo o poder pertence a Ele.

INTRODUÇÃO

É difícil dimensionar a importância da doutrina da criação.  Nas Escrituras, Deus se identifica, primeiramente, como o soberano Criador e, por isso, o Senhor do universo.

A doutrina da criação, juntamente com a providência, deve ser vista como o resultado e a execução do plano e do decreto eterno de Deus.

Vamos adentrar na doutrina da trindade e vamos conhecê-la melhor.

Como é Deus realmente? Sabemos que Ele é tão glorioso que nenhum homem pode vê-Lo. (Êx 33:20) Deus é acima de tudo compreensivo e entende que não podemos sequer começar a sondar as profundezas de Seu caráter. Ele é ainda maior para nós do que o universo inteiro é para uma formiga insignificante.

1 – O TODO PODEROSO

Quando Abrão estava com noventa e nove anos de idade o Senhor lhe apareceu e disse: “Eu sou o Deus Todo-poderoso; ande segundo a minha vontade e seja íntegro. Gn .17.1      

Deus disse ao Abrão: “Eu sou o Deus Todo-poderoso; anda diante de mim e seja perfeito”. Deus tem a mesma mensagem na atualidade para nós. Temos que lhe obedecer porque Deus é o Deus Criador e Mantenedor de tudo que é visível e palpável, mas também de tudo aquilo que não vemos, que não conhecemos e que sequer fazemos ideia que exista. Esta é uma razão suficiente.

Se você não pensar que os benefícios da obediência valem a pena, pense bem quem é Deus: o único que tem o poder e a faculdade de satisfazer todas suas necessidades.

1.1 – O Criador

No princípio Deus criou os céus e a terra. Gn 1.1

Deus é o Criador de todas as coisas. Desde o começo no Livro de Gênesis, a poderosa luz da revelação focaliza o Todo-Poderoso. Ele é o Princípio, a Causa, a Fonte de tudo o que existe. Ele criou todas as coisas e as pessoas que tinham de se encaixar em Seu plano para os séculos. Todo o material necessário para Sua obra posterior, Ele o criou milagrosamente.

O autor leva o leitor para além do limite do tempo, para a eternidade insondável, embora lhe faltem palavras quando procura dar uma ideia do estado de coisas antes do limite do tempo. Ele não dá uma indicação de data tangível para este princípio. Sua narrativa retrocede na sublime certeza da revelação e baseia-se nesta grandiosa afirmativa. Deus o fez. Nada mais pasmoso poderia ser declarado.

Elohim é a palavra mais usada para “Deus” no hebraico, aramaico e árabe. Na realidade é plural em sua forma, mas é usada com o verbo no singular. Talvez o plural seja mais bem explicado se disséssemos que indica “plenitude de poder” ou dignidade excepcional e grandeza ilimitada. Neste “Um” estão reunidos todos os poderes da eternidade e da infinidade. Tempo que precede o calendário dos acontecimentos.

1.2 – A terra era sem forma

O inspirado autor rapidamente volta sua atenção para a terra, pois sua história se relaciona com os planos e provisões divinas para a vida humana neste planeta. Ele descreve a terra em seu estado incompleto.

Havia plenitude de material à disposição para cada obra que Deus.

Ele planejou criar, embora em estado caótico – ermo, vazio, escuro. Seis dias cheios de criatividade fariam mudanças fenomenais. O propósito de Deus não poderia ser satisfeito até que Seu toque milagroso fizesse algo com este caos. Até mesmo as trevas (frequentemente associadas, nas Escrituras, com o mal) seriam subjugadas a Sua vontade.

2 – CRIOU TODAS AS COISAS

Pr. Carlos Henrique Soares

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUIe escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUIpara ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Copyright Março 2017 © EBD Comentada