Buscar no blog
26/07/2018
Este post é assinado por Carlos Henrique Soares
TEXTO DE REFERÊNCIA
Jo 14.1-11
“Que os corações de vocês não fiquem aflitos”. Vocês confiam em Deus; agora confiem em Mim.
Existem muitas moradas lá onde meu Pai mora, e eu vou preparar algumas para vocês.
Quando tudo estiver pronto, então Eu virei buscar todos, para que possam sempre estar comigo, onde Eu estiver. Se fosse assim, Eu lhes diria.
E vocês sabem onde Eu vou e como chegar até lá. “Jesus é o caminho para o Pai”.
“Não, nós não sabemos”, disse Tomé. “Não temos nem ideia de qual é o lugar para onde o Senhor vai; portanto, como podemos saber o caminho”?
Jesus disse: “Eu sou o Caminho, o Verdade e a Vida”. Ninguém pode chegar até o Pai, a não ser por mim.
Se vocês soubessem quem Eu sou, então saberiam quem é o Pai! “
Filipe disse: “Senhor, mostre-nos o Pai, e ficaremos satisfeitos”.
Jesus respondeu: “Você nem sabe ainda quem Eu sou, Filipe, mesmo depois de todo esse tempo que tenho estado com vocês”? Qualquer um que Me viu, viu o Pai! Portanto, como você está pedindo para ver meu Pai?
Você não crê que Eu estou no Pai e o Pai está em Mim? As palavras que eu digo não são propriamente minhas, mas do Pai que vive em Mim. E Ele faz a sua obra por meu intermédio.
Basta vocês crerem isto – que Eu estou no Pai e o Pai está em Mim. Creiam nisto ao menos por causa dos poderosos milagres que Me viram fazer. (Viva)
VERSÍCULO DO DIA
João 12:45
45 E quem me vê a mim vê aquele que me enviou. (ARC)
OBJETIVOS DA LIÇÃO
Compreender que Cristo é Deus;
Entender que a melhor forma de conhecer o Pai é através de seu Filho;
Aprender que qualquer ensino que diminua Jesus deve ser desprezado.
INTRODUÇÃO
Um dos argumentos usados pelas Testemunhas de Jeová para afirmar que Jesus não é Deus, é dizer que ele é menor. Infelizmente terei que dizer novamente que as Testemunhas de Jeová não conhecem a doutrina da Trindade.
”Mas esses homens zombam e praguejam contra tudo o que não compreendem e como animais fazem tudo o que lhes dá vontade de fazer, e desse modo arruínam as suas próprias almas.” Jd 10.
Segundo a doutrina da Trindade, Jesus quando veio ao mundo, se “despiu” de seus atributos divinos (mas não de sua divindade, pois continuou sendo Deus) tornando-se semelhante aos homens. A Bem da verdade o próprio Jesus disse:
“Ouvistes que eu vos disse: Vou, e voltarei a vós. Se me amásseis, alegrar-vos-íeis de que eu vá para o Pai; porque o Pai é maior do que eu.” João 14:28
Mas isto se deve ao fato dele ter se humilhado. Jesus foi menor que o Pai pois assumiu forma humana. Antes do “Verbo se fazer carne”, e após a ressureição, Jesus é igual ao Pai. Jesus tomou sobre si a natureza humana. Nós podemos observar nos versículos abaixo que Jesus se humilhou:
“mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens;” Filipenses 2:7.
1 – VERDADEIRAMENTE DEUS
Disse o centurião: “Verdadeiramente, este era o Filho de Deus” (Mt 27.54).
Quando Jesus se fez carne, passou a ser humano. Participou da nossa natureza; submeteu-se à experiência humana. Assim, experimentou a fome, a sede, o cansaço. Nas palavras de Paulo:
“pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz” (Filipenses 2:6-8).
É importante entendermos que, quando Jesus se fez homem, não deixou de ser Deus. Ele era Deus vivendo como homem. Mas restringiu-se a forma e a limitações muito diferentes da natureza de sua existência eterna.
A encarnação foi o ato de preexistência do Filho de Deus, que voluntariamente adotou um corpo e uma natureza humana. Sem deixar de ser Deus, converteu-se em um ser humano; o homem chamado Jesus.
Não renunciou à sua deidade para converter-se em humano, mas sim deixou a um lado o direito a sua glória e seu poder. Em submissão à vontade do Pai, limitou seu poder e seu conhecimento. Jesus de Nazaré estava sujeito a lugar, tempo e a muitas outras limitações humanas. O que fez única sua humanidade foi sua liberdade do pecado. Em sua completa humanidade, Jesus nos mostrou tudo o que pode expressar-se, em termos humanos, relacionado ao caráter de Deus.
1.1 – Características de Deus
Apesar de muitos críticos, em todo o tempo, tentarem negar a natureza divina de Jesus, quando comparamos os relatos bíblicos sobre a sua preexistência, nascimento, ministério, morte e ressurreição, com os testemunhos registrados posteriormente na história da Igreja, da qual fazemos parte, nos é impossível negar esta verdade que é a deidade de Cristo.
Desde os tempos primitivos, e mais particularmente desde o Concílio de Calcedônia, século XVIII, a Igreja confessa a doutrina da dupla natureza de Cristo – Humano-Divina, não porque compreende por completo o mistério, senão porque vê nelas um mistério revelado pela Palavra de Deus.
De forma direta ou indireta, pelo nome ou pelos títulos, o nosso Salvador permeia toda a Bíblia, onde é apresentado, por exemplo, como Messias, Redentor, Libertador, Perdoador de pecados, Juiz, Rei dos reis e Senhor dos senhores. Vejamos alguns dos títulos de Jesus distribuídos por vários livros:
Gênesis: Semente da mulher.
Êxodo: O cordeiro pascal
Levítico: Sacrifício expiatório
Números: A rocha ferida
Deuteronômio: O profeta prometido
Josué: Capitão da Salvação
Juízes: O libertador
Rute: Parente Divino
Samuel: Rei esperado
Reis: Rei prometido
Crônicas: O descendente de Davi
Esdras: O Ensinado Divino
Neemias: O Edificador
Ester: A Providencia Divina
Jó: Redentor.
Salmos: Pedra angular.
Cantares: Rosa de Saron o Lírio dos vales.
Isaías: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz, Emanuel, Glória do Senhor, Legislador, Poderoso de Jacó, Renovo, Santo de Israel.
Jeremias: Justiça nossa.
Daniel: Ungido ou Messias.
Miquéias: Juiz de Israel.
Ageu: Desejado de todas as nações.
Zacarias: Rei.
Malaquias: Mensageiro da aliança, Sol da justiça.
Mateus: Filho amado, Filho de Davi, Filho de Deus, Filho do homem, Guia, Rei dos judeus.
Marcos: Filho do Deus Bendito, Santo de Deus.
Lucas: Consolação de Israel, Filho do Altíssimo, Poderoso Salvador, Profeta, Salvador, Sol nascente.
João: A Porta, a Ressurreição e a Vida, Bom Pastor, Cordeiro de Deus, Criador, Deus Unigênito, Eu Sou, Luz do mundo, Luz Verdadeira, Verbo, Verdade, Vida, Videira verdadeira.
Atos: Justo, Santo, Senhor de todos.
Romanos: Deus bendito, Libertador.
Coríntios: Novo Adão, Nossa Páscoa, Rocha, Senhor da glória, Imagem de Deus.
Efésios: Cabeça da Igreja.
Timóteo: Bem-aventurado e único Soberano, Mediador, Rei dos reis, Rei dos séculos, Senhor dos senhores.
Tito: Salvador.
Hebreus: Apóstolo da nossa confissão, Herdeiro de todas as coisas, Autor e Consumador da fé, Grande Sumo Sacerdote.
Pedro: Pastor e Bispo das almas, Príncipe dos pastores, Advogado.
Apocalipse: Alfa e Ômega, Cordeiro, Leão da Tribo de Judá, O Primeiro e o Último, Primogênito, Rei dos santos, Resplandecente estrela da manhã, Todo-poder.
Ele é o Senhor!
1.2 – Totalmente iguais
Por Carlos Henrique Soares
Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!
É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.
Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:
CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…
Deus lhe abençoe ricamente!!!
Equipe EBD Comentada
Postado por ebd-comentada
Acesse os esboços por categorias