Buscar esboços

Nossos Esboços

Betel Jovens – 3º Trimestre de 2018 – 01/07/2018 – Lição 1: A preexistência do Senhor Jesus

29/06/2018

Este post é assinado pelo pastor Carlos Soares

TEXTO DE REFERÊNCIA

João 17:5

5 E, agora, glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse. (ARC)

VERSÍCULO DO DIA

João 17:5-24

5 E, agora, glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse.
6 Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste; eram teus, e tu mos deste, e guardaram a tua palavra.
7 Agora, já têm conhecido que tudo quanto me deste provém de ti,

8 porque lhes dei as palavras que me deste; e eles as receberam, e têm verdadeiramente conhecido que saí de ti, e creram que me enviaste.

9 Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus.

10 E todas as minhas coisas são tuas, e as tuas coisas são minhas; e nisso sou glorificado.

11 E eu já não estou mais no mundo; mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda em teu nome aqueles que me deste, para que sejam um, assim como nós.
12 Estando eu com eles no mundo, guardava-os em teu nome. Tenho guardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que a Escritura se cumprisse.

13 Mas, agora, vou para ti e digo isto no mundo, para que tenham a minha alegria completa em si mesmos.

14 Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo.
15 Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal.

16 Não são do mundo, como eu do mundo não sou.
17 Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.
18 Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo.

19 E por eles me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade.

20 Eu não rogo somente por estes, mas também por aqueles que, pela sua palavra, hão de crer em mim;
21 para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu, em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.

22 E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um.

23 Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim e que tens amado a eles como me tens amado a mim.

24 Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória que me deste; porque tu me hás amado antes da criação do mundo. (ARC) 

OBJETIVOS DA LIÇÃO

Ao término do estudo bíblico, o aluno deverá:

  • Entender que Jesus antes de vir a terram já era o Deus Filho;
  • Compreender que Ele estava presente na criação de todas as coisas;
  • Perceber que Cristo é o próprio Verbo de Deus.

INTRODUÇÃO

Paz do Senhor!

O Evangelho de João é o canal de Deus para nos fazer compreender sobre a presença de Jesus, o Verbo divino, entre homens.

Jesus não é uma criatura de Deus (como dizem as Testemunhas de Jeová – TJ):

Primeira criação de Jeová foi seu “Filho unigênito” (Jo 3:16), “o princípio da criação de Deus” (Ap 3.14). Este, “o primogênito de toda a criação”, foi usado por Jeová na criação de todas as outras coisas, as nos céus e as na terra, “as coisas visíveis e as coisas invisíveis”. (Col 1:15-17) (Estudo Perspicaz, Vol.1, p.583).

Uma coisa é avaliar através da Bíblia nas citações dos apóstolos a magistral encarnação do Verbo entre nós; outra é poder na mesma Bíblia, ouvir Jesus falando com seus próprios lábios, identificando-se como aquele que sempre foi, sempre é, e sempre será o Filho glorificado que, mesmo tendo deixado a glória momentânea, providencialmente retornou com honras.

De forma clara vemos isso na oração sacerdotal, quando Ele mesmo confirma sua existência eterna:

“E agora, Pai, glorifica-me junto a ti, com a glória que eu tinha contigo antes que o mundo existisse” Jo 17:5.

1 – ELE É ETERNO

Enquanto os outros três Evangelhos se iniciam falando sobre o nascimento de Jesus, João, indo muito mais distante, revela sua existência antes da criação:

“No princípio era o Verbo e o Verbo estava com Deus… e o Verbo era Deus” (Jo 1:1).

Refere-se a um tempo a que chama de princípio que, em consonância com o texto de Gênesis 1:1 que diz: “No princípio Deus criou os céus e a terra”, também revela um tempo ocorrido antes da obra criadora de Deus.

“pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele. (Cl 1:17).

Isso nos leva a entender o grande amor de Deus e seus desígnios.

Podemos saber que Deus não se assentou no vazio de uma terra sem forma para comandar o nada, mas planejou a sua obra e a estabeleceu para fazer o homem coroa de sua criação e que nisto sentiu prazer e deleite.

Efésio 3:9 aponta também para este princípio quando diz: “desde os séculos oculto em Deus”.

Um pequeno conto que ilustra a eternidade:

Quando eu era jovem, ouvi uma pessoa tentar explicar a eternidade. Pediu para imaginar um passarinho voando da Terra até a Lua (uma distância de mais de 350.000 km), andando (não voando) até fazer uma volta completa da Lua (cuja circunferência equatorial mede quase 11.000 km), depois voltando para a Terra.

A pessoa continuou… O passarinho repetiria a viagem inúmeras vezes até haver andado tanto na mesma trilha que partiria a Lua pelo meio. Quando fizer isso, ela falou, a eternidade teria apenas começado!

Tudo bem, eu sei que pássaros não voam no espaço, não sobrevivem na Lua, e que seria impossível um pássaro partir pelo meio o satélite que reflete para nós a luz do Sol. Foi apenas uma maneira fascinante de ilustrar um fato inegável: conceitos como infinidade e eternidade excedem a capacidade de compreensão das nossas mentes finitas. Podemos até falar sobre a noção de algo que não tem começo, fim ou limite, mas as nossas comparações com coisas finitas sempre voltarão às nossas próprias limitações.

A eternidade não é um período longo, é um conceito que vai além do tempo e que não pode ser sujeito à medição.

É apresentada na Bíblia em dois sentidos. No sentido que podemos descrever como a eternidade futura. As Escrituras ensinam que o homem pode participar dessa existência, gozando a vida eterna por meio de Jesus Cristo.

Em João 3:16, talvez o versículo mais conhecido desse relato do evangelho, diz: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.

Jesus e os autores dos livros do Novo Testamento falaram dezenas de vezes sobre essa vida eterna, que é o nosso objetivo. Amém?

1.1 – Ele é o princípio

É fascinante que nas escrituras, por três vezes encontramos no livro de Apocalipse, a afirmação que Jesus é o começo e o fim, o alfa e o ômega (Ap 1.8; 21:6; 22:13).

Alfa e ômega são letras gregas. Essa expressão indica que Deus está no controle de tudo e vive para sempre!

Alfa é a primeira letra do alfabeto grego. Ômega é a última letra do mesmo alfabeto. Em português, o equivalente à expressão “Eu sou o alfa e o ômega” seria “eu sou o A e o Z”. O alfa e o ômega representam o início e o fim. Jesus disse que é o alfa e o ômega porque ele é o Deus eterno, o início e o fim de todas as coisas (Ap 22:12-13). Leiamos:

Apocalipse 22:12-13

12 E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras.

13 Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim.

Ele sempre existiu e sempre vai existir. Ele não muda e não existe outro Deus além dele.

Isaías 44:6

6 Assim diz o SENHOR, Rei de Israel e seu Redentor, o SENHOR dos Exércitos: Eu sou o primeiro e eu sou o último, e fora de mim não há Deus.

Deus criou tudo que existe e determina quando tudo começa e acaba. Tudo está em Suas mãos. Ele está no início e no fim de tudo; Ele é o alfa e o ômega de tudo!

Por Carlos Soares

Para continuar lendo CLIQUE AQUI

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada


Comentários

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado


Copyright Março 2017 © EBD Comentada