Buscar no blog
30/05/2019
Este post é assinado por Carlos Henrique Soares
1 ALELÚIA! GLÓRIA AO Senhor! Cantem glória ao Senhor nos mais altos céus!
2 Cantem glória ao Senhor todos os seus anjos, os grandes exércitos celestes.
3 Cantem glória ao Senhor, sol, lua e todas as estrelas brilhantes.
4 Cantem glória ao Senhor, céus imensos, nuvens carregadas de chuva.
5 Cantem glória ao nome do Senhor, pois Ele mandou, e todos vocês foram criados.
6 Ele criou todas essas coisas e elas permanecerão para sempre; as leis que o Senhor determinou para o universo nunca serão mudadas.
7 Cantem glória ao Senhor deste planeta! Cantem glória ao Senhor, mares profundos e todos os peixes e animais do mar.
8 Cantem glória ao Senhor, o fogo e a geada, a neve e a neblina, os ventos de tempestade, forças da natureza que obedecem a Ele.
9 Cantem glória ao Senhor os montes e todos os morros, as árvores que dão fruto e os grandes cedros,
10 as feras e o gado, animais que se arrastam e que voam,
11 reis da terra e homens comuns de todas as nações, líderes e autoridades de todos os povos,
12 rapazes e moças, velhos e crianças.
13 Cantem glória ao Senhor porque somente Ele é digno de ser louvado. Ele é o Rei poderoso, maior que a terra e o céu.
14 Ele transforma seu povo, Israel, numa nação forte e respeitada. Ele dá honra ao povo que escolheu para Si com amor. Aleluia! Glória ao Senhor!
17 Eu, por outro lado, darei graças e louvarei ao Senhor, o Grande Deus, por causa da sua justiça perfeita. Sl 7.17
Salmos é um livro composto por 150 Capítulos e consiste em inúmeros poemas. O fato curioso é que salmos é uma diversificação de estilos, fala de exemplos de adoração, de vitórias e bênçãos, medo e perseguição. Se passa inúmeras reações do homem com o seu Criador.
O livro de Salmos ainda é uma enciclopédia de orações, hinos que fazem transformar o pensamento do homem sobre Deus em louvor e adoração. Salmos está totalmente interligado com os louvores pois em seu significado grego contém “uma música cantada com acompanhamento de um instrumento musical”.
Os cristãos frequentemente falam de “louvar a Deus”, e a Bíblia ordena todas as criaturas vivas a louvarem ao Senhor (Sl 150:6).
Uma palavra hebraica para “louvor” é “yadah”, que significa “louvar, agradecer ou confessar.” A segunda palavra, muitas vezes traduzida como “louvor” no Antigo Testamento, é “zamar”, que significa “cantar louvores”. Uma terceira palavra traduzida como “louvor” é “halal” (a raiz de aleluia), que significa “louvar, honrar ou elogiar.” Todos os três termos contêm a ideia de dar graças e honra a quem é digno de louvor.
O livro de Salmos é uma coleção de canções cheias de louvores a Deus. Entre elas está o Salmo 9, que diz: “Em ti quero alegrar-me e exultar, e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo” (Sl 9. 2). Salmo 18:3 diz que Deus é “digno de louvor.” O Salmo 21:13 louva a Deus tanto por quem é quanto pelo seu grande poder: “Sê exaltado, Senhor, na tua força! Cantaremos e louvaremos o teu poder.”
O Salmo 150 usa o termo “louvem” treze vezes em seis versículos. O primeiro versículo fornece o “onde” do louvor – em todos os lugares! “Aleluia! Louvem a Deus no seu santuário, louvem-no em seu magnífico firmamento.”
– O próximo versículo ensina “por que” louvar ao Senhor: “Louvem-no pelos seus feitos poderosos, louvem-no segundo a imensidão de sua grandeza!”
– Os versículos 3-6 afirmam “como” louvar ao Senhor – com uma variedade de instrumentos, dança e tudo o que tem fôlego. Cada forma que temos de fazer sons é para ser usado para louvar ao Senhor!
No Novo Testamento, há exemplos de louvor dado a Jesus. Mateus 21:16 se refere àqueles que louvaram a Jesus enquanto entrava na cidade de Jerusalém montado em um jumento. Mateus 8:2 observa um centurião que se curvou diante de Jesus. Lucas 24:32 observa os discípulos de Jesus oferecendo adoração após a sua ressurreição. Jesus aceitou esse louvor como Deus.
Bendirei o Senhor o tempo todo! Os meus lábios sempre o louvarão. Sl 34.1
Toda a criação é como uma sinfonia louvando a Deus pelo que Ele fez e faz por nós.
Podemos louvar a Deus porque Ele é poderoso. A Bíblia diz em Salmo 21:13: “Exalta-te, Senhor, na tua força; então cantaremos e louvaremos o teu poder.”
Uma boa forma de louvar a Deus é através da música. A Bíblia diz em Salmo 33:1-3: “Regozijai-vos no Senhor, vós justos, pois aos retos fica bem o louvor. Louvai ao Senhor com harpa, cantai-lhe louvores com saltério de dez cordas. Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo.”
Louve a Deus ainda que o nosso coração esteja sofrendo. A Bíblia diz em Salmo 34:1-3: “Bendirei ao Senhor em todo o tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca. No Senhor se gloria a minha alma; ouçam-no os mansos e se alegrem. Engrandeci ao Senhor comigo, e juntos exaltemos o seu nome.”
Devemos louvar a Deus diariamente. A Bíblia diz em Salmo 61:8: “Assim cantarei louvores ao teu nome perpetuamente, para pagar os meus votos de dia em dia.”
Pr. Carlos Henrique Soares
Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUIe escolha um dos nossos planos!
É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.
Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:
CLIQUE AQUIpara ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…
Deus lhe abençoe ricamente!!!
Equipe EBD Comentada
Postado por ebd-comentada
Acesse os esboços por categorias