Ensinando e fazendo Missões

Buscar esboços

Nossos Esboços

Betel Jovens – 2º Trimestre de 2018 – 17/06/2018 – Lição 12: A lealdade de um adorador

14/06/2018

Este post é assinado por Jesrrael Fonseca Santos

TEXTO DE REFERÊNCIA

1 Sucedeu, pois, no mês de Nisã, no ano vigésimo do rei Artaxerxes, que estava posto vinho diante dele, e eu peguei o vinho e o dei ao rei; porém eu nunca estivera triste diante dele.

2 E o rei me disse: Por que está triste o teu rosto, pois não estás doente? Não é isto senão tristeza de coração; então temi sobremaneira.

3 E disse ao rei: Viva o rei para sempre! Como não estaria triste o meu rosto, estando a cidade, o lugar dos sepulcros de meus pais, assolada, e tendo sido consumidas as suas portas a fogo?

4 E o rei me disse: Que me pedes agora? Então orei ao Deus dos céus,

5 E disse ao rei: Se é do agrado do rei, e se o teu servo é aceito em tua presença, peço-te que me envies a Judá, à cidade dos sepulcros de meus pais, para que eu a reedifique.

6 Então o rei me disse, estando a rainha assentada junto a ele: Quanto durará a tua viagem, e quando voltarás? E aprouve ao rei enviar-me, apontando-lhe eu um certo tempo.

Neemias 2. 1 – 6

VERSÍCULO DO DIA

E disse ao rei: Se é do agrado do rei, e se o teu servo é aceito em tua presença, peço-te que me envies a Judá, à cidade dos sepulcros de meus pais, para que eu a reedifique.

Neemias 2.5

OBJETIVOS DA LIÇÃO

Ao término do estudo bíblico, o aluno deverá:

  • Entender o significado da lealdade;
  • Compreender o quanto foi importante a atitude de Neemias para a reconstrução de Jerusalém;
  • Aprender que ser leal faz parte de uma verdadeira adoração.

INTRODUÇÃO

Neemias é um livro repleto de atitude de fé e adoração a Deus. No capítulo 1 deste maravilhoso livro, Neemias trava uma batalha com o próprio Deus, mostrando seu amor e desejo de reerguer Jerusalém. Semelhantemente a Jacó, ele prevaleceu diante dos homens, e assim viu que suas orações foram ouvidas e respondidas. Ele foi bem-sucedido com o rei, para enviá-lo a Jerusalém com uma comissão para edificar os muros dela e conceder-lhe o que era necessário para essa obra. Ele foi bem-sucedido contra os inimigos, que tentavam obstruí-lo em sua jornada e riram da sua empreitada. III. Ele foi bem-sucedido com o seu próprio povo, para se unirem a ele nessa boa obra, vendo as desolações dos muros e então convencendo-os a que cada um participasse na reconstrução dos muros. Dessa forma, Deus o reconheceu na obra para a qual o havia chamado.

1 – ENTENDENDO A LEALDADE

De acordo com o dicionário Michaelis, lealdade é:

1 – Agir conformidade com os preceitos que regem a honra, o dever e a probidade; dignidade, honradez, integridade:
2 – Cumprimento da palavra dada; fidelidade, respeito, responsabilidade.
3 – Qualidade de quem se expressa ou se comporta sem artifício ou intenção de enganar; lisura, retidão, sinceridade.

1.1 – Neemias, uma história de lealdade

Neemias era um leigo e servia como copeiro do grande “Artaxerxes Longimanus”, que reinou sobre a Pérsia de 464 a.C. a 423 a.C. É identificado como filho de Hacalias, a fim de ser distinguido de outros judeus de mesmo nome (Ne 3:16; Ed 2:2). O nome “Neemias” quer dizer “O Senhor consolou”.

Um copeiro era muito mais do que um “mordomo” de hoje em dia (ver Gn 40). Ocupava uma posição de grande privilégio e responsabilidade. A cada refeição, experimentava o vinho do rei para se certificar de que não estava envenenado. Um homem assim, tão próximo do rei em público, deveria ser bem-apessoado, culto, bem instruído nos procedimentos da corte e capaz de conversar com o rei e de aconselhá-lo, caso ele o pedisse (ver 41:1-13). Por ter acesso ao rei, o copeiro possuía muita influência, que poderia usar tanto para o bem quanto para o mal.

O fato de Neemias, que era judeu, ter um cargo tão importante no palácio mostra a excelência de seu caráter e competência (Dn 1:1-4). O remanescente judeu já havia passado quase um século em sua terra, e Neemias poderia ter se juntado a eles, mas escolheu permanecer no palácio. Na verdade, Deus tinha uma missão para ele que não poderia ser cumprida em nenhum outro lugar. Deus colocou Neemias em Susã, da mesma forma que colocou Ester naquela mesma cidade uma geração antes e que também colocou José no Egito e Daniel na Babilônia. Quando Deus deseja realizar uma obra, sempre prepara seus servos e os coloca no lugar certo, na hora certa.

Aconteceu que um amigo e irmão dele cujo nome era Hanani veio para a corte, com alguns de Judá, por meio de quem teve a oportunidade de informar-se mais plenamente acerca do estado dos filhos do cativeiro e da situação em que Jerusalém, a cidade amada, se encontrava.

Neemias vivia tranquilo, em honra e em abundância, porém, mesmo assim, não conseguia se esquecer de que era israelita, nem livrar se dos pensamentos dos seus irmãos em dificuldade, mas em espírito ele os visitou e atentou nas suas cargas. Como a distância do lugar não alienou seus sentimentos por eles (embora estivessem longe dos seus olhos, no entanto, não estavam longe do seu coração), assim a dignidade com a qual foi favorecido também não afastou os seus sentimentos por eles.

O que Neemias descobriu sobre Jerusalém e os judeus? As más notícias que recebeu podem ser resumidas em três palavras: remanescente, ruínas e opróbrio. Em vez de ser uma terra habitada por uma nação numerosa, só havia um remanescente do povo em Judá. Aqueles poucos judeus passavam por grandes aflições e lutavam para sobreviver. Em vez de ser uma cidade magnífica, Jerusalém estava em ruínas, e onde antes se vira grande glória, restava apenas opróbrio.

Por Jesrrael Fonseca Santos

Para continuar lendo CLIQUE AQUI

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada


Comentários

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado


Copyright Março 2017 © EBD Comentada