Buscar no blog

Betel Jovens – 1º Trimestre de 2019 – 17-03-2019 – Lição 11: Um lugar de adoração

13/03/2019

Esse post é assinado por Carlos Henrique Soares

TEXTO DE REFERÊNCIA

20 Nossos antepassados adoraram neste monte, mas vocês, judeus, dizem que Jerusalém é o lugar onde se deve adorar.

21 Jesus declarou: Creia em mim, mulher: está próxima a hora em que vocês não adorarão o Pai nem neste monte, nem em Jerusalém.

22 Vocês, samaritanos, adoram o que não conhecem; nós adoramos o que conhecemos, pois a salvação vem dos judeus.

23 No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura.

24 Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.   Jo 4.20-24

VERSÍCULO DO DIA

23 No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura. Jo 4.24

OBJETIVOS DA LIÇÃO

  • Entender o que é adoração;
  • Compreender o valor da adoração;
  • Aprender que a adoração compreende atitudes e comportamentos.

INTRODUÇÃO

O ser humano não foi criado por acaso; todos nós somos sabedores que nascemos com propósitos definidos por Jesus e um dos propósitos é adorá-lo. A adoração é um sentimento e um dos atos mais sublimes que o homem pode fazer com relação ao seu Deus.

Esses sentimentos inatos ao ser humano foram belamente expressos pelo rei Davi no salmo 42.

“Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por Ti, ó Deus, suspira a minha alma. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo: quando irei e me verei perante a face de Deus?”. Sl 42.1,2

1 – ENTENDENDO O QUE É ADORAÇÃO

A primeira coisa que deveríamos perguntar é: o que é adorar? Será que adorar é apenas fechar os olhos e levantar as mãos durante um cântico? Ou é mais do que isto? Será que ao falar de adoração só estamos falando daquele período no encontro da igreja em que serão cantadas umas músicas? Entendo que não seja apenas isto (fechar os olhos e levantar as mãos e cantar alguns cânticos), creio que seja mais do que isto.

Primeiramente a palavra “adorar” no Novo Testamento vem da palavra grega “proskuneo”, que em português nos traz a ideia de “ter profunda reverência, uma atitude reverente”. Então eu já começo percebendo que adoração e reverência caminham juntas. O dicionário nos diz que reverência traz a ideia de respeitar, honrar.

1.1 – Adorar é reverenciar

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https://ebdcomentada.com

Já começamos a perceber que adoração é mais do que um cântico. Tudo fica mais claro quando entendemos que adoração tem tudo a ver com reverência; isto muda o enfoque desta palavra e das nossas atitudes.

Dá-nos a responsabilidade de ser um verdadeiro adorador 24 horas por dia, todos os dias da semana e em todos os lugares (em casa, no trabalho, na rua e também nos encontros da Igreja). O pai está a procura de verdadeiros adoradores (Jo 4.23).

João 4:23
23 Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem. (ARC)

1.2 – Adorar é reconhecer

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https://ebdcomentada.com

Compreendam bem isto: o Senhor é Deus! Ele nos criou e pertencemos a Ele! Somos as suas ovelhas, Ele é nosso Pastor! Entrem pelas portas de seu templo cantando hinos de gratidão! No pátio de sua casa cantem hinos de louvor! Dêem graças ao Senhor e louvem o seu nome! Sl 100.3,4

Mesmo sem detalhes que identificam o autor ou o momento exato da composição do Salmo 100, é fácil imaginar esse hino sendo cantado com ânimo e alegria no início de uma reunião em Jerusalém, convocando os participantes a adorarem ao Senhor.

Entendendo que a adoração a Deus nos dias de hoje pode ser realizada em qualquer lugar, uma vez que seja feita em espírito e em verdade (Jo 4: 23,24), esse hino ainda nos chama a honrar o Criador e Redentor com cânticos de louvor.

A compreensão dos fatos de sua soberania, de seu poder e a quem realmente pertencemos, é uma declaração conclusiva do Salmista de que o Senhor É DEUS!

Ele nos criou pertencemos a Ele por isso devemos sempre louvá-lo. Uma verdadeira doxologia a soberania de Deus.

2 – UM ATO DE GRATIDÃO

Por Carlos Henrique Soares

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada