Ensinando e fazendo Missões

Acesse os esboços por categorias


Buscar no blog

Nossos Esboços

Betel Jovens – 1º Trimestre de 2019 – 10-03-2019 – Lição 10: Cristo, o centro da Igreja

06/03/2019

Esse post é assinado por Carlos Henrique Soares

TEXTO DE REFERÊNCIA

12 E agradeçam, com alegria, ao Pai, que os tornou capazes de participar daquilo que ele guardou no Reino da luz para o seu povo.

13 Ele nos libertou do poder da escuridão e nos trouxe em segurança para o Reino do seu Filho amado.

14 É ele quem nos liberta, e é por meio dele que os nossos pecados são perdoados.

15 “Ele, o primeiro Filho, é a revelação visível do Deus invisível; ele é superior a todas as coisas criadas.”

16 Pois, por meio dele, Deus criou tudo, no céu e na terra, tanto o que se vê como o que não se vê, inclusive todos os poderes espirituais, as forças, os governos e as autoridades. Por meio dele e para ele, Deus criou todo o Universo.

17 Antes de tudo, ele já existia, e, por estarem unidas com ele, todas as coisas são conservadas em ordem e harmonia.

18 Ele é a cabeça do corpo, que é a Igreja, e é ele quem dá vida ao corpo. Ele é o primeiro Filho, que foi ressuscitado para que somente ele tivesse o primeiro lugar em tudo.

19 Pois é pela própria vontade de Deus que o Filho tem em si mesmo a natureza completa de Deus.

20 Portanto, por meio do Filho, Deus resolveu trazer o Universo de volta para si mesmo. Ele trouxe a paz por meio da morte do seu Filho na cruz e assim trouxe de volta para si mesmo todas as coisas, tanto na terra como no céu.

Cl 1.12-20

VERSÍCULO DO DIA

18 Ele é a cabeça do corpo, que é a Igreja, e é ele quem dá vida ao corpo. Ele é o primeiro Filho, que foi ressuscitado para que somente ele tivesse o primeiro lugar em tudo. Cl 1.18

OBJETIVOS DA LIÇÃO

  • Compreender que Cristo é a essência da igreja;
  • Entender que Nele foram criadas todas as coisas;
  • Aprender que na igreja não a lugar para antropocentrismo.

INTRODUÇÃO

Jesus Cristo é o Rei dos reis, o Senhor dos senhores, o Mestre dos mestres, o Justo Juiz, o Advogado Fiel, o Lírio dos campos, o Bom Pastor, a Estrela da Manhã, o Sol da Justiça, o Alfa e o Ômega, o Principio e o Fim. Ele é único caminho que leva a Deus… sim, ELE também é o HOMEM mais fascinante que já pisou na terra!

Jesus: incomparável!

1 – VIVENDO O ANTROPOCENTRISMO

Antropocentrismo é uma doutrina filosófica que coloca a figura do ser humano como o “centro do mundo”, relevando a importância da humanidade em comparação com as demais coisas que compõem o Universo.

Sob o ponto de vista do antropocentrismo, considerado uma “ciência do homem”, os seres humanos são responsáveis por todas as suas ações, sejam elas culturais, sociais, filosóficas ou históricas, por exemplo.

Assim, a visão antropocêntrica defende que o mundo, assim como todas as coisas que nele existem, é de benefício maior dos seres humanos. Essa doutrina cria uma independência humana da figura divina, que por muitos séculos foi predominante em quase todo o mundo.

O antropocentrismo surgiu na Europa, sendo o Heliocentrismo de Copérnico e o Humanismo dois dos seus principais marcos. De acordo com Nicolau Copérnico (1473 – 1543), a Terra girava ao redor do Sol e não ao contrário, como se pensava naquela época.

A teoria de Copérnico se opunha totalmente ao modelo geocêntrico que caracterizava o Teocentrismo, e que era defendido pela Igreja Católica naquele momento.

Etimologicamente, a palavra antropocentrismo se originou a partir do grego anthropos, que significa “humano”, e kentron, que quer dizer “centro”. 

1.1 – Uma ideia humanista

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https://ebdcomentada.com

Doutrina que tem por objeto o desenvolvimento das qualidades do homem. Doutrina dos humanistas do Renascimento, que reabilitaram as línguas e literaturas antigas. Filosofia que tem por centro de suas preocupações não ideias abstratas, mas o homem concreto: o cartesianismo é um humanismo. — Houve muitas variedades de humanismo, religioso ou não, mas todas concordam em que o homem é o centro de seu estudo. Como afirmou o escritor latino Terêncio há mais de dois mil anos: “Sou um homem e nada humano é estranho para mim”. O humanismo prega que todas as pessoas têm dignidade e valor, e, portanto, devem fazer jus ao respeito dos outros homens.

Vivemos uma época em que o Evangelho tem sido distorcido e deturpado, se observarmos, o homem está como o centro e tem-se buscado outras fontes de satisfação e felicidade que não o próprio Cristo. Assim, nos tornamos cada vez mais insatisfeitos e insaciáveis. Reconhecer a Centralidade de Cristo nos liberta de nós mesmos e conduz o nosso foco de vida para JESUS!

1.2 – Uma ideia anarquista

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https://ebdcomentada.com

Teoria política que afirma ser a sociedade uma instituição independente do poder do Estado; teoria social e política que não aceita a submissão da sociedade aos poderes governamentais e/ou à autoridade do Estado; anarquia. Por extensão: ação ou movimento que se opõe ao governo do Estado. Tudo aquilo que possa ser contrário às normas e aos costumes pré-estabelecidos.

Eles trocam a verdade sobre Deus pela mentira e adoram e servem as coisas que Deus criou, em vez de adorarem e servirem o próprio Criador, que deve ser louvado para sempre. Amém! Rm 1.25

A gente tende a acreditar em mentiras que respaldam suas próprias crenças egocêntricas. Hoje, mais que nunca, devemos tomar cuidado com os dados aos que permitimos moldar nossas convicções. Através da televisão, a música, os filmes e o resto dos meios maciços de comunicação que nos apresentam estilos de vida pecaminosos e valores insalubres, constantemente nos bombardeiam com atitudes e crenças opostas por completo à Bíblia. Tome cuidado com o que permite chegue a formar parte de suas opiniões. A Bíblia é a única norma de verdade. Avalie as demais opiniões à luz de seus ensinos.

Existe um pensamento sutil e perigoso que nos cerca sutilmente e penetra nossas mentes e corações. É o pensamento de que outras coisas ou pessoas podem preencher os anelos mais profundos do nosso coração. (Isso é um grande engano!). Não obstante, Deus, através de Sua Palavra nos exorta que JESUS é o Centro de toda a história, portanto precisa também estar no centro de nossas vidas, pois: o reconhecimento ou não do Senhorio de Cristo influenciará na nossa qualidade de vida!

2 – ENTENDO O TEOCENTRISMO

Por Carlos Henrique Soares

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Copyright Março 2017 © EBD Comentada