Ensinando e fazendo Missões

Acesse os esboços por categorias


Buscar no blog

Nossos Esboços

Betel Jovens – 1º Trimestre de 2019 – 01-01-2018 – Lição 1: Igreja, um grande projeto

01/01/2019

Esse post é assinado por Carlos Henrique Soares

TEXTO DE REFERÊNCIA

13 Chegando Jesus à região de Cesaréia de Filipe, perguntou aos seus discípulos: “Quem os homens dizem que o Filho do homem é?”
14 Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros, Elias; e, ainda outros, Jeremias ou um dos profetas”.

15 “E vocês? “, perguntou ele. “Quem vocês dizem que eu sou? “

16 Simão Pedro respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”.

17 Respondeu Jesus: “Feliz é você, Simão, filho de Jonas! Porque isto não lhe foi revelado por carne ou sangue, mas por meu Pai que está nos céus.

18 E eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não poderão vencê-la.

19 Eu lhe darei as chaves do Reino dos céus; o que você ligar na terra terá sido ligado nos céus, e o que você desligar na terra terá sido desligado nos céus”.

VERSÍCULO DO DIA

18 E eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não poderão vencê-la.   Mt 16.18

OBJETIVOS DA LIÇÃO

  • Compreender como foi criada a Igreja;
  • Entender porque foi criada a igreja;
  • Conhecer os projetos de Deus para sua Igreja.

INTRODUÇÃO

Neste trimestre iremos nos aprofundar no estudo sobre a igreja de Cristo e sua estrutura sua visão e organização e sua mensagem etc. Em treze lições, vamos crescer por meio do conhecimento das escrituras, o propósito do trimestre é fazer com que venhamos a nos aproximar de uma base sólida da igreja de Cristo.

“à universal assembleia e igreja dos primogênitos inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados” (Hb12:23)

A igreja é o povo de Deus. A palavra “igreja” vem da palavra grega “ekklesia”, a qual significa “convocado”, e foi aplicada, no grego secular primitivo, às pessoas “convocadas” com fim político ou outro, um tipo de conselho municipal.

Aplicada ao povo de Deus em Cristo, tendemos a pensar neles como “convocados” pelo evangelho, o que é verdade; contudo, o conceito de “evangelho” não é inerente à palavra. O dicionário Aurélio diz: “Comunidade dos cristãos. O conjunto dos fiéis ligados pela mesma fé….” Esta é uma definição surpreendentemente boa, vindo de uma fonte secular.

Primeiro e básico conselho: pense em povo quando você disser igreja.

1 – SENDO CHAMADOS

 

25 Como ele diz em Oséias: “Chamarei ‘meu povo’ a quem não é meu povo; e chamarei ‘minha amada’ a quem não é minha amada”,

26 e: “Acontecerá que, no mesmo lugar em que se lhes declarou: ‘Vocês não são meu povo’, eles serão chamados ‘filhos do Deus vivo’.

E setecentos anos antes do nascimento do Jesus, Oseias falou da intenção de Deus de restaurar a seu povo. Paulo aplicou a mensagem de Oseias ao propósito de Deus de que os gentis fossem parte de sua família, depois que os judeus “rechaçaram seu plano”. O versículo 25 é uma alusão a Oseias 2:23 e o versículo 26 a Oseias 1:10.

1.1 – Um lindo projeto

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais

46 Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração,

47 louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava todos os dias os que iam sendo salvos. At 2.46,47

Uma errônea concepção comum a respeito dos primeiros cristãos (que eram judeus) foi o rechaço (repúdio) à religião judia. Entretanto, estes crentes viram a mensagem de Jesus e sua ressurreição como o cumprimento de tudo o que sabiam e acreditavam do Antigo Testamento.

Os judeus crentes ao princípio, não se separaram do resto de sua comunidade. Seguiam assistindo ao templo e às sinagogas para adorar e receber instrução da Palavra de Deus. Mas sua crença em Jesus motivou grande fricção (massas dos) judeus que não acreditavam que Jesus era o Messias. Os judeus crentes se viram obrigados a reunir-se em lares privados, para a comunhão, oração e ensino a respeito do Jesus. Nos finais do primeiro século, expulsaram a muitos desses judeus crentes das sinagogas.

Uma igreja cristã saudável atrai às pessoas a Cristo. O zelo da igreja de Jerusalém na adoração e amor fraternal foi contagioso. Uma igreja saudável e amorosa cresce em quantidade de discípulos. O que está fazendo para que sua igreja seja lugar que atraia a outros a Cristo?

1.2 – Um lugar diferente

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais

15 mas, se eu demorar, saiba como as pessoas devem comportar-se na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e fundamento da verdade. 1 Tm 3.15

No AT, casa de Deus designa o templo no qual reside o nome de Deus. A pessoa que ora deseja poder habitar constantemente na casa de Deus e ter nela comunhão com Deus. Vale notar que em lugar algum “casa de Deus” é equiparada a “casa de Israel”, como acontece posteriormente no NT: “Sua casa somos nós.” (Hb 3.6).

Percebe-se que o efeito do templo visível, feito por mãos, era tão grande que a ideia de uma “casa espiritual” teve dificuldades para firmar-se. Contudo existem rudimentos para o habitar de Deus entre os humanos que transcende um santuário visível. O profeta vê chegar uma época em que a lei não será mais escrita exteriormente sobre tábuas, guardada no tabernáculo itinerante ou no templo imóvel em Jerusalém, mas deitada no interior da casa de Israel, isto é, escrita em seu coração, e assim Deus será o seu Deus, e eles serão o seu povo (Ap 21.3).

Aquilo que se pode notar rudimentarmente no AT, a saber, que a igreja convocada e chamada para fora por Deus (é esse também o significado do termo ekklesia), que o povo de Deus também é casa de Deus, na qual ele habita, ocupa agora um espaço bem central no NT. Contudo, não é verdade que agora mais uma vez o templo, isto é, a igreja se encontre no centro; seu centro é o Senhor.

2 – A IGREJA COMO ORGANISMO

Por Carlos Henrique Soares

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Copyright Março 2017 © EBD Comentada