Buscar no blog
12/12/2017
Este post é assinado por: Cláudio R. de Souza
TEXTO ÁUREO
TEXTO DE REFERÊNCIA
INTRODUÇÃO
A paz do Senhor!
Nesta aula iremos abordar um tema que não é unanimidade dentro do círculo cristão evangélico, mas que é um dos pontos basilares da Doutrina Pentecostal – O batismo no Espírito Santo!
Nós, os pentecostais, cremos que o batismo no Espírito Santo e que se comprova em todo o mundo é a “chuva serôdia” que o Senhor tem enviado sobre a Sua Igreja, revestindo-a de um poder sobrenatural para o exercício eficaz de sua obra nesta terra.
Ao contrário do que muitos afirmam, o batismo no Espírito Santo é uma realidade que se iniciou no dia de Pentecostes e se confirma até os dias de hoje. Trata-se de uma promessa, de uma benção outorgada exclusivamente para a Igreja e sua cessação se dará tão somente quando a mesma não mais estiver aqui, por ocasião do arrebatamento.
1 – CONHECENDO SIGNIFICADO E PROPÓSITO
A presente dispensação que vivemos é chamada de “Dispensação da Graça” ou ainda “Ministério do Espírito” porque o Espírito Santo é neste tempo, a Pessoa da Trindade que opera mais visivelmente.
Há muitos cristãos, mesmo pentecostais, que ainda não receberam tal promessa (Lc 24.49), por não compreenderem o que ela representa na vida do servo de Deus.
Veremos aqui que o batismo no Espírito Santo jamais poderá ser tratado como uma teoria ou possibilidade remota, mas algo real, experimental, vívido, que foi inicialmente provado por 120 irmãos pertencentes a igreja primitiva, experimentado por milhares de irmãos no decorrer da história da igreja e que muitos de nós mesmos, em pleno século 21, também provamos tal confirmação.
A experiência pentecostal é chamativa, encantadora e mesmo pode ser estrondosa, atraindo a atenção dos que estão próximos. Seja para admirar e se maravilhar ou seja para zombetear, rechaçando tal movimento espiritual (At 2.4,6,12-13).
1.1 – Significado do batismo com o Espírito Santo
Acredito muito valer a pena, evidenciar neste ponto o que não significa o batismo com o Espírito Santo para depois definirmos o que o mesmo de fato é.
Pastor Elienai Cabral demonstra dois equívocos quanto ao batismo com o Espírito Santo:
1 – O batismo no Espírito Santo não é a regeneração e santificação espiritual do pecador: Alguns confundem o batismo com o Espírito Santo com a salvação e a santificação, desconhecendo que na obra regeneradora, o Espírito Santo transmite nova vida ao pecador (II Co 5.17), mas na experiência do batismo com o Espírito Santo, após a conversão, o crente é revestido com o poder do alto para testemunhar eficazmente de Jesus Cristo.
Todos os salvos em Cristo têm o Espírito Santo e o nosso corpo é o seu templo (Jo 20.22; I Co 6.19). Mas nem todos os salvos são batizados com o Espírito Santo no momento da conversão e mesmo posteriormente a ela.
2 – O batismo no corpo de Cristo não é batismo com Espírito Santo: Muitos não compreendem devidamente o batismo com o Espírito Santo, por não fazerem uma exegese correta de I Coríntios 12.13 que diz: “ Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito. “. Paulo não faz aqui nenhuma referência ao batismo com o Espírito Santo, nem ao batismo em águas.
Willian Menzies, teólogo pentecostal, explica que “nós somos batizados pelo Espírito em Cristo – isso é regeneração e novo nascimento”. Mas adiante, acrescenta: “Nós somos batizados com o Espírito por Cristo – essa é a capacitação para servir e ministrar!”.
Logo, compreendemos que são duas coisas completamente diferentes, porque a primeira fala do Espírito Santo como residente na vida do homem convertido, operando nele a salvação; e a segunda fala do Espírito Santo que capacita este mesmo homem de uma forma sobrenatural para o serviço na Seara do Mestre!
Vale a pena também aqui considerar a distinção entre a presença do Espírito Santo na vida do crente e a sua manifestação no batismo com o Espírito Santo. O próprio Jesus fez essa distinção.
Ele estava ensinando sobre o Espírito que rogaria ao Pai, que enviasse (Jo 14.16). Então Ele esclareceu o assunto com as seguintes palavras: “O Espírito da Verdade que o mundo não pode receber porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque HABITA convosco e ESTARÁ em vós” (Jo 14.17 – Destaque e grifo meus).
Jesus se referiu aqui à operação do Espírito Santo na vida dos seus discípulos.
Falando da operação dEle na sua vida antes do Pentecostes, disse: “porque HABITA convosco”. Isto prova que eles eram crentes e já possuíam o Espírito Santo em seu interior (doutrina da habitação – I Co 3.16; 6.19; Tg 4.5).
Falando da operação do mesmo Espírito no batismo que haveriam de receber, disse: “ESTARÁ em vós”. Isto é, aqui se trata de uma benção distinta da primeira já mencionada, fala de uma benção mais ampla do Espírito Santo.
A primeira está no presente, antes do Pentecostes (HABITA) e a segunda está no futuro, apontando para o dia de Pentecostes (ESTARÁ)!
E o que significa então o batismo como Espírito Santo?
O batismo com o Espírito Santo é primeiramente uma dádiva de Deus para os seus filhos, assim como a salvação é a sua dádiva para os perdidos.
Em segundo lugar é uma promessa do Pai que abarca duas outras grandes verdades que a acompanha:
Revestimento de poder e virtude do Espírito: “do alto sejais revestidos de poder” (Lc 24.49) e “Recebereis a virtude do Espírito Santo” (At 1.8).
Strong afirma que a expressão ‘revestido’ é oriunda da palavra grega ‘enduo’ e tem sentido de ‘entrar em uma veste’; entrar numa (roupa)’, ‘vestir’, ‘vestir-se’!
Logo, o cristão que recebe o batismo com o Espírito Santo, recebe uma roupagem espiritual, isto é, o próprio Espírito Santo é quem atua por ele e através dele. É algo sobrenatural que tem origem no Espírito Santo de Deus e que lhe garante poder para agir em Seu nome. Trata-se de ser vestido de poder do céu!
E a expressão ‘recebereis’ vem de ‘lambano’ cujo significado pode ser: ‘pegar com a mão’, ‘agarrar alguma pessoa ou coisa a fim de usá-la’; ‘levar sobre si mesmo’; ‘pegar a fim de levar’; ‘associar consigo mesmo como companhia’; ‘auxiliar daquele que quando pega não larga’.
E ‘virtude’ é ‘dunamis’ e quer dizer literalmente ‘poder’, ‘força’, ‘habilidade’; ‘poder inerente’, ‘poder que reside numa coisa pela virtude de sua natureza, ou que uma pessoa ou coisa mostra e desenvolve’; ‘poder para realizar milagres’!
Desta forma, a expressão “recebereis virtude” significa ter sobre si mesmo o poder do próprio Espírito de Deus capacitando o homem simples a realizar coisas prodigiosas por Ele e em nome dEle!
Ainda de forma simples, significa “Plenitude do Espírito”, isto é “Cheio do Espírito Santo! Como a palavra “batismo” precede a expressão “com o Espírito Santo”, e ela significa “imersão”, logo é também correto afirmar que o batismo com o Espírito Santo é um mergulho, uma imersão profunda no Espírito Santo (Ez 47-5).
Por pelo menos oito vezes, no Novo Testamento encontramos a expressão “cheio(s) do Espírito” e sempre relacionado ao batismo com fogo ou de quem foi batizado:
O batismo no Espírito Santo ainda é a experiência subsequente a salvação e capacita o crente:
Por essas e outras tantas razões, deve o cristão pentecostal, orar e glorificar a Deus intensamente para que receba a magnifica promessa do batismo no Espírito Santo.
Por Cláudio Roberto
COMUNICADO IMPORTANTE
É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.
CLIQUE AQUI para continuar estudando a lição conosco…
Veja algumas vantagens:
1 – Apresentações em PowerPoint padronizados pela EBD Comentada (somente assinaturas Premium);
2 – Bloco de Anotações Online para cada lição esboçada, isto é, além do comentário da revista e dos esboços, o professor poderá introduzir as suas próprias notas (todas as assinaturas);
3 – Suporte via abertura de chamados (todas as assinaturas);
4 – Preços inacreditáveis (todas as assinaturas);
5 – Ao final de cada trimestre, o professor receberá um lindo e-book contendo todos os esboços de forma organizada e pronta para futuras ministrações, estudos, pregações, etc. (somente para a assinatura Premium Trimestral);
6 – A cada trimestre ofereceremos cursos especiais para fazer com que você cresça no conhecimento da Palavra de Deus e desenvolva práticas pedagógicas adequadas às necessidades de cada aluno, tornando-se um professor baseado na excelência (a partir de 2018 – Assinatura Premium Trimestral!).
Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:
CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e ainda continuar estudando a lição conosco…
Decidimos unir o Ensino com Missões e assim, alavancar recursos financeiros para contribuir com esses projetos.
Cada um de nós poderemos contribuir com o site ebdcomentada.com e com as obras de missões citadas, realizando o cadastro como assinante e escolhendo o plano que achar conveniente.
Optamos por oferecer valores acessíveis para que todos continuem a desfrutar dos nossos esboços e ao mesmo tempo AJUDAR a obra missionária, portanto a EBD Comentada, juntamente com você estará ao mesmo tempo ENSINANDO e FAZENDO MISSÕES.
Contamos com a ajuda de todos para mantermos este trabalho que tem auxiliado milhares de professores no Brasil e no mundo.
“Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mt 28.19 – ARC).
Qualquer dúvida referente aos planos ou mesmo depois de adquiri-lo, surgir algum problema, entre em contato conosco (contato@ebdcomentada.com.br)
Deus lhe abençoe ricamente!!!
Equipe EBD Comentada
Postado por ebd-comentada
Acesse os esboços por categorias