Buscar no blog

Betel Adultos – 4º Trimestre 2020 – 29-11-2020 – Lição 9 – Enfermidades Psicossomáticas

26/11/2020

Esse post é assinado por Leonardo Novais de Oliveira

TEXTO ÁUREO

“E Deus limpará de seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor” Apocalipse 21.4a

TEXTOS DE REFERÊNCIA

ISAÍAS 53.4

4 Verdadeiramente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputamos por aflito, ferido de Deus e oprimido.

MATEUS 10.5-8

5 Jesus enviou estes doze e lhes ordenou, dizendo: Não ireis pelo caminho das gentes, nem entrareis em cidade de samaritanos;

6 Mas ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel;

7 E, indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus.

8 Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai.

OBJETIVOS DA LIÇÃO

  • Aprender a relação entre а e doença e o pecado.
  • Ensinar sobre doença mental e suas características.
  • Falar sobre esquizofrenia e o papel da Igreja neste quadro.

INTRODUÇÃO

Olá irmãos e irmãs, Paz do Senhor.

Nesta lição, abordaremos um tema de enorme importância que são as doenças psicossomáticas e algumas doenças psiquiátricas.

As doenças psicossomáticas são também conhecidas como somatização ou transtorno somatoforme, ou seja, desordens emocionais que manifestam sintomas no corpo.

Existe uma confusão muito grande quando as doenças psiquiátricas ou neurológicas são classificadas como doenças psicossomáticas, pois, apesar de alguns sintomas serem parecidos, os transtornos psiquiátricos são infinitamente mais complexos que as doenças psicossomáticas, porém, tais transtornos podem demandar somatização.

O diagnóstico é complexo, pois, como veremos, é feito por exclusão e, na maioria dos casos não tem causa funcional, ou seja, não está associada a um problema em algum órgão, porém, os portadores deste tipo de mal, tem todos os sintomas comuns a doenças comuns.

Dores de cabeça, dores no estômago, alergias e outras, são descritas nos manuais de medicina.

Existem alguns fatores que exercem influência considerável na origem das doenças psicossomáticas, tais como:

  1. herança familiar;
  2. tendência à negatividade e aos distúrbios de personalidade;
  3. questões genéticas e fisiológicas, como maior sensibilidade à dor;
  4. influência ambiental em relação à visão da vida de forma positiva ou negativa.

Para termos noção do quão complexo são as doenças psicossomáticas, existem estudos clínicos demonstrando que existem relações entre tais doenças e o câncer.

O corpo tem uma capacidade limitada a lidar com traumas psicológicos, um cansaço excessivo, onde o corpo padece em resposta a essa sobrecarga. O sofrimento emocional tem uma dimensão traumática para a formação da doença psicossomática, como um excesso que não pode ser elaborado e precisa ser descarregado no corpo, favorecendo, assim, a formação de neoplasias.

1 – O DRAMA DA DOENÇA

Desde o pecado original, as doenças estão presentes na vida dos seres humanos, animais e dos vegetais.

De acordo com o Dicionário Priberam, o significado de doença é:

  1. Falta de saúde.
  2. Moléstia específica (que ataca animais e vegetais).

Somos afetados por vírus, bactérias, protozoários, vermes e outros seres que podem causar desde pequenos prejuízos até a morte.

Toda a natureza foi afetada e até o dia em que toda a criação for restaurada, isto será uma situação que teremos que conviver.

Os vírus são letais em várias situações, pois existem poucos medicamentos que possuem a capacidade de combatê-los.

Nos dias hodiernos estamos sendo assolados por um vírus conhecido como COVID-19 que tem feito milhares de vítimas em todo o mundo e, até o momento não existe um medicamento eficaz para o mesmo.

É de fundamental importância reforçarmos que as doenças podem afetar cada uma das partes que compõe o ser humano (espírito, alma e corpo) e, para cada uma delas, há um tipo de tratamento.

Existem doenças que são causadas pela ação demoníaca e isto é descrito na Bíblia de uma forma muito clara.

“E eis que estava ali uma mulher que tinha um espírito de enfermidade havia já dezoito anos; e andava curvada e não podia de modo algum endireitar-se. E, vendo-a Jesus, chamou-a a si, e disse-lhe: Mulher, estás livre da tua enfermidade. E impôs as mãos sobre ela, e logo se endireitou e glorificava a Deus”. (Lc 13.11-13 – ARC)

Em outra tradução:

“E ali estava uma mulher que tinha um espírito que a mantinha doente havia dezoito anos. Ela andava encurvada e de forma alguma podia endireitar-se. Ao vê-la, Jesus chamou-a à frente e lhe disse: “Mulher, você está livre da sua doença”. Então lhe impôs as mãos; e imediatamente ela se endireitou, e louvava a Deus”. (NVI)

Este texto nos mostra que aquela doença específica era causada por demônios, porém, não existe nenhum texto bíblico que diz que todas as doenças são causadas por eles.

O teólogo alemão Fritz Rienecker faz um comentário interessante sobre este texto.

“Quando Jesus ensinava certo sábado em uma das sinagogas, compareceu também uma mulher que não conseguia levantar o olhar por causa das costas curvadas. A forma da enfermidade é descrita com tantos detalhes que a possessão não é provável. E o v. 16 também não justifica essa hipótese. A enfermidade é atribuída a um espírito de debilidade (asthenaias). Como todo o sofrimento e todas as doenças estão, em última instância, relacionadas com o pecado, com a queda no pecado (At 10.38; 2Co 12.7), Lucas também comunica aqui que Satanás subjugou esta mulher por meio desse espírito causador de fraqueza. Esse fato é um estímulo ainda maior para que Jesus aja e cure. Afinal, ele veio para destruir as obras de Satanás [1Jo 3.8]”.

Desta forma, seja por causa do pecado ou da ação de satanás, TODOS os seres são afetados pelas doenças.

1.1 – A relação entre a doença e o pecado

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https://ebdcomentada.com

Apesar de existirem teorias religiosas sobre a associação entre o ato de pecar e o acometimento pelas doenças, a Bíblia não nos mostra isto.

O apóstolo João descreve uma passagem no evangelho que leva seu nome sobre este assunto.

“Ao passar, Jesus viu um cego de nascença. Seus discípulos lhe perguntaram: “Mestre, quem pecou: este homem ou seus pais, para que ele nascesse cego? ” Disse Jesus: “Nem ele nem seus pais pecaram, mas isto aconteceu para que a obra de Deus se manifestasse na vida dele”. (Jo 9.1-3 – NVI)

Este texto nos mostra que o problema enfrentado por aquele cego não estava relacionado ao fato dele haver pecado, muito menos pelo fato de seus pais o terem, porém, supostos teólogos afirmam que se algum cristão está doente e não é curado, tal pessoa está em pecado.

A teoria da prosperidade; observe que escrevi teoria e não teologia; acredita que um cristão fiel não vive com doenças e sofrimento.

O teólogo Luiz Alexandre Solano Rossi; escritor que trabalha contra a teoria da prosperidade; nos mostra uma visão realista sobre este assunto.

“A teologia da prosperidade afirma que o plano de Deus para o ser humano é fazê-lo feliz, abençoado, saudável, próspero, enfim, uma pessoa de sucesso. Mas onde estaria a complexidade dessa afirmação? Sua complexidade reside justamente no fato de que, para essa teologia, só não é próspero financeiramente, só não é saudável e feliz nesta vida quem carece de fé, não cumpre o que a Bíblia diz a respeito das promessas divinas e estaria envolvido com o diabo – ou seja, quem está em pecado”.

Sendo assim, não é bíblica a informação de que pessoas que sofrem, são pobres ou tem doenças, estão obrigatoriamente em pecado.

1.2 – As promessas de um corpo transformado

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https://ebdcomentada.com

João escreve um texto que faz com que a teoria da prosperidade caia por terra.

“Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo”. (Jo ‘6.33 – ARC)

Este texto nos mostra uma das últimas conversas que Jesus teve com seus discípulos e nele, o Senhor explica que na vida de seus verdadeiros seguidores existiram aflições e esta palavra no grego é “thlipsis”, que significa o ato de prensar ou imprensar pressão, bem como, dilemas e angústia.

Desta forma, TODOS aqueles que seguem o mestre Jesus continuarão a sofrer como qualquer outra pessoa (Mt 5.45), porém, por causa do Evangelho, sofrerão outros tipos de perseguição, contudo, a Bíblia nos consola através das palavras de Paulo, quando escreve aos Coríntios.

“Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista da imortalidade. E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então, cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória. Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória? Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor”. (1 Co 15.51-58 – ARC)

A promessa é para aqueles que estão em Cristo, que receberão corpos glorificados, que não estarão sujeitos ao pecado e, consequentemente, não serão sujeitos a doenças.

1.3 – O gemido da criação

Evangelista Leonardo Novais de Oliveira

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada