Buscar no blog

Betel Adultos – 4 Trimestre 2021 – 26-12-2021 – Lição 13 – Revestidos de toda a armadura de Deus

23/12/2021

Este post é assinado por Leonardo Novais de Oliveira

TEXTO ÁUREO

“No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.” Efésios 6.1

TEXTOS DE REFERÊNCIA

EFÉSIOS 6.10-13 

10 No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. 

11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. 

12 Porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. 

13 Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau, e, havendo feito tudo, ficar firmes.

OBJETIVOS DA LIÇÃO

  • Discorrer acerca da batalha espiritual. 
  • Ensinar acerca da forma de organização do inimigo. 
  • Mostrar como um cristão deve estar protegido.

INTRODUÇÃO

Olá, irmãos, Paz do Senhor.

Terminaremos este último trimestre e consequentemente o ano de 2021, louvando a Deus por estarmos vivos e com saúde; aleluia; até aqui nos ajudou o Senhor (1 Sm 7.12).

Tenho certeza de que cada um de nós tem motivos para agradecer a Deus e muitas experiências vivenciadas neste ano e, de forma interessante, esta lição nos ensinará sobre a armadura de Deus, que tem como objetivo principal, nos proteger contra os ataques do nosso terrível inimigo, o diabo.

O apóstolo Paulo termina a carta aos efésios abordando este importante tema, utilizando uma expressão muito marcante no versículo 10.

“No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder’. (Ef 6.10 – ARC)

Em outra tradução:

“Para terminar: tornem-se cada vez mais fortes, vivendo unidos com o Senhor e recebendo a força do seu grande poder”. (NTLH)

Ele já havia aconselhado os cristãos que habitavam em Éfeso sobre os mais diversos assuntos, culminando com informações sobre o relacionamento interpessoal familiar e, nestes últimos versículos, aborda; de forma extraordinária; sobre a batalha que cada cristão trava contra satanás.

Desde os primórdios, as armaduras são utilizadas durante as guerras para proteger os soldados que lutavam em campo de batalha, haja vista, as guerras serem cruéis e sanguinárias, pois, o confronto era direto.

Apesar dos filmes épicos (que contam histórias de épocas específicas) mostrarem cenas com armaduras pesadas, estas não eram utilizadas por soldados comuns, sendo reservadas para reis e homens com posições de destaque, pelo fato de serem muito pesadas.

No link abaixo você encontrará informações sobre este assunto.

https://www.infoescola.com/historia/armaduras-medievais/

Paulo nos informa que os cristãos deveriam se fortalecer através do Senhor, ou seja, de sua força e nos explica de forma alegórica como isto aconteceria.

O Dicionário Priberam da Língua Portuguesa conceitua a palavra alegoria da seguinte forma:

Modo  indireto de representar uma coisa ou uma  ideia sob a aparência de outra.

Esse  fortalecimento  se  faz  necessário  para  que  o  conflito  espiritual que  vivenciamos diuturnamente possa  ser  suportado. 

Como seres físico-espirituais, não teríamos NENHUMA possibilidade de lutarmos contra o diabo, pois, ele é um ser espiritual extremamente poderoso.

Por isto, somente o cristão que se reveste da armadura de Deus, ou seja, do poder de Deus, pode lutar contra este inimigo, que já foi vencido na cruz do calvário.

Vale a pena mencionarmos uma música que virou piada na internet com o título “Pisa na cabeça da serpente”.

Apesar de ser alegórica, o que o texto de Lucas 10.19 nos mostra, não é que pisaremos fisicamente o inimigo de nossa alma, mas, que nenhuma influência ou ação das trevas poderia nos causar dano.

O teólogo americano Norman  Champlim nos explica o texto da seguinte forma:

“Baseados em certas evidências antigas, alguns estudiosos acreditam que serpentes e escorpiões eram reputados meio-demoníacos; e se esse conceito é verdadeiro ou não, pelo menos esses animais se tornam, neste passo bíblico, símbolos de agentes destruidores, naturais ou sobrenaturais,  que podem perseguir as vidas dos discípulos do reino. Vemos um cumprimento literal dessa promessa no fato que Paulo escapou dos efeitos fatais de veneno da víbora que lhe mordeu a mão, segundo está registrado acerca de sua visita à ilha de Malta (ver Atos 28:3). Entretanto, a comparação com Sal. 91:13 leva-nos a crer que o significado principal  dessas  palavras  é  simbólico,  isto  é,  as serpentes e os escorpiões são símbolos de poderes espirituais maldosos. E isso  parece  transparecer  no  próprio  versículo,  porquanto  tais  atos  são situados no mesmo nível da expulsão de demônios, e parece que estamos abordando condições similares à natureza dessa expulsão. A  última  porção  do  versículo,  «…nada,  absolutamente,  vos  causará dano parece confirmar essa ideia, porquanto parece ser uma referência, principalmente,  à promessa de que eles seriam—preservados—da morte, dos maus efeitos da morte física, e de qualquer implicação do mal que se poderia subentender do fato que estariam invadindo o mundo dos espíritos malignos. Essa cláusula, portanto,  é paralela à grande passagem paulina que se acha na passagem de Rom. 8:35-39, onde se lê: «Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo,  ou espada?» Não,  porquanto em todas essas coisas «…somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou…» (vs. 37). Por essa razão é que «…nem morte, nem vida, nem anjos, nem principados, nem cousas do presente,  nem do porvir,  nem poderes,  nem altura,  nem profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor» (vss. 38 e 39)”.

Precisamos nos lembrar que, ainda que tenhamos que lutar contra nossa natureza, existe um inimigo muito mais mortal do que ela.

Desta forma, a Bíblia nos ensina que a luta não é contra a carne ou o sangue, mas, contra o arc (chefe) inimigo dos cristãos, o diabo.

O apóstolo escreve dois textos sobre este assunto em outras cartas (Rm 13.12-14; 1 Ts 5.8)

Champlim nos presenteia com um rico comentário a respeito deste assunto.

A  palavra «…tomai…»,  ou seja,  «estendei  a  mão»  para a armadura posta  à vossa disposição,  e  revesti-vos dela.  Que  as  realidades  espirituais  pintadas  por esta metáfora sejam postas em prática em vossas vidas, porquanto isso será vossa proteção e vitória. A ordem de Paulo é que nos apropriemos do poder espiritual  a  nós  oferecido. Os  antigos  soldados,  quando  não  eram apropriadamente  disciplinados  e  se  encontravam  em  condições  físicas deficientes,  mostravam-se menos dispostos e eram menos capazes de suportar  as fadigas  de  seu  duro  serviço militar,  queixando-se  do peso da armadura; e alguns  deles obtinham permissão para pôr  de lado parte da armadura, ou mesmo toda. E muitos eram assim mortos ou feridos, por não contarem com a proteção adequada”.

Aprenderemos sobre as partes desta armadura e como utilizá-las para guerrear contra o inferno.

1 – VESTINDO-NOS DE TODA A ARMADURA

Os escritores da Bíblia utilizaram linguagens que eram familiares para as pessoas que viviam em seus respectivos períodos.

Assuntos como fazendas, animais, guerras, disputas por terras e esportes foram utilizados com frequência, com o objetivo de facilitar a compreensão das pessoas fariam a leitura dos textos.

Desta forma, é comum aprendermos através da associação que os autores fizeram e, no caso de Paulo, a utilização de termos ligados aos esportes e às guerras é bastante comum.

Paulo utilizou as particularidades das guerras para ensinar os cristãos sobre a batalha que é travada contra satanás.

Queiram as pessoas ou não; acreditem ou deixem de acreditar, este mundo é regido por forças espirituais duais, ou seja, que possuem direções e polos diferentes e isto interfere profundamente em nossa vida.

Aqueles que acreditam que não existe nada além do mundo físico, estão cometendo um erro crasso, pois, a atuação do mundo espiritual é patente.

Se pudéssemos enxergar um minuto da batalha espiritual que existe, possivelmente ficaríamos estarrecidos e é exatamente isto que Paulo queria que pensássemos.

O inimigo da nossa alma é extremamente poderoso e organizado e trabalhar com todo afinco para nos destruir.

É de suma importância que nos lembremos que os cristãos são de Deus e que o mundo está no maligno, desta forma, ele peleja contra nós, os crentes, pois, o restante já está com ele.

O apóstolo João escreveu sobre isto, utilizando uma expressão marcante.

“Sabemos que somos de Deus e que todo o mundo está no maligno”. (1 Jo 5.19 – ARC)

Em outra tradução:

“Nós sabemos que somos filhos de Deus e que o resto do mundo todo ao nosso redor está sob o poder e o domínio de Satanás”. (BV)

TODOS os cristãos têm ao seus dispor armas poderosas para que possam pelejar contra satanás, o grande problema é que nem todos as utilizam.

As chances de um soldado morrer em batalha utilizando uma armadura era grandemente diminuído, sendo assim, precisamos utilizar a armadura de Deus para que sejamos vitoriosos (Ef 6.11)

Se vocês desejarem aprender sobre os tipos de armadura e a respectiva história destas, acesse o link abaixo.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Armadura

1.1 – Fortalecei-vos no Senhor e em sua força

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https://ebdcomentada.com

Apesar do bispo Abner Ferreira afirmar que todo cristão sabe que precisa estar sempre vigilante, isto não é verdade, haja vista, existirem muitos que não leem a Bíblia e não são ensinados sobre ela nos cultos.

Parece exagero, mas, é uma triste realidade, basta perguntar em sala de aula quantos anos de conversão cada um tem e se aqueles que possuem mais de 5 anos já leram a Bíblia toda pelo menos uma vez.

Precisamos contribuir para mudar esta história, mostrando aos alunos que a leitura da Bíblia mudará suas vidas.

A Bíblia nos mostra que a capacidade para guerrearmos e sermos vitoriosos não está em amuletos, rezas ou práticas repetitivas, mas, está na força do Senhor, ou seja, em seu poder.

Isto precisa ficar claro, pois, existem muitos crentes buscando artifícios para serem vitoriosos, tais como: óleo, sal, rosas e roupas ungidas, bem como histórias sobre como vencer a guerra espiritual.

Porém, a Bíblia descreve cabalmente como devemos fazer.

Você já observou que algumas pessoas dão mais valor aos vídeos que estão no Youtube do que à leitura da Palavra de Deus?

Às vezes eu me deparo com alguns comentários e fico pensando: “De onde esta pessoa tirou isto”…

Tais situações nos mostram sobre como “nosso povo” está despreparado.

Recapitulando, nossa força vem do Senhor e a armadura é baseada em seu poder.

1.2 – Revesti-vos de toda armadura

Apesar de utilizarmos as figuras de linguagem e a alegoria para nos referirmos à armadura, precisamos deixar claro que ela é TOTALMENTE espiritual.

O apóstolo Paulo utiliza a palavra luta na carta aos efésios, que significa literalmente uma disputa e mostra que nosso conflito contra o mal exige preparação, força e coragem.

No grego original temos  a  palavra  «pale»,  que  ordinariamente  indicava  a  «luta  romana», embora  também  pudesse  indicar  um  conflito  qualquer.

Como já estudamos, normalmente a armadura dos soldados era diferente das que os oficiais e a realeza utilizavam, pois, eles precisavam de mobilidade para a batalha.

Sendo assim, o apóstolo faz menção das partes que compunham a armadura dos soldados romanos para nos mostrar que algumas partes do corpo precisam de proteção.

A palavra “toda” nos dá a ideia de totalidade, completude e inteireza, deixando transparecer que esta armadura é poderosa para guardar nossa vida em Cristo Jesus.

Paulo nos ensina que a armadura de Deus tem o propósito de nos manter firmes contra as astutas ciladas do diabo.

A tradução utilizada pela Bíblia Viva utiliza a expressão “táticas e das artimanhas de Satanás”  e isto nos mostra que o general do exército inimigo é extremamente organizado e conhece seu inimigo muito bem.

Quando ele tentou Jesus no deserto, utilizou a fome, o poder e a prepotência e continua utilizando-as contra nós, através do que denomino “Tríade de Satanás”, que é o dinheiro, o poder e o sexo.

A maioria dos seres humanos são atacados nestas três áreas e, se observarmos os componentes da armadura citada por Paulo, veremos que ela protege partes importantes do corpo que estão associadas a estas áreas.

A cabeça (cérebro), o tronco onde o coração está e os pés como membro que dá suporte ao corpo são protegidos com prioridade, demonstrando que existem áreas específicas onde o diabo atua.

Estudaremos nos tópicos posteriores sobre este assunto.

1.3 – A luta não é contra a carne e o sangue

Como já estudamos, a batalha do cristão não é física e, ainda que existam seres humanos complicadíssimos, precisamos nos lembrar que existe uma força espiritual agindo através deles.

Existe um texto bíblico que demonstra que o diabo pode usar até mesmo um crente quando este não vigia.

“Desde então, começou Jesus a mostrar aos seus discípulos que convinha ir a Jerusalém, e padecer muito dos anciãos, e dos principais dos sacerdotes, e dos escribas, e ser morto, e ressuscitar ao terceiro dia. E Pedro, tomando-o de parte, começou a repreendê-lo, dizendo: Senhor, tem compaixão de ti; de modo nenhum te acontecerá isso. Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas só as que são dos homens”. (Mt 16.21-23 – ARC) 

Pedro era um discípulo e já estava com Jesus há um bom tempo, mas, mesmo assim, se deixou levar pela atuação maligna de satanás e isto nos mostra que devemos vigiar constantemente.

Infelizmente, existem cristãos que não andam em vigilância e “emprestam” a boca para satanás agir contra a vida de outros irmãos. Isto traz prejuízos terríveis.

Há alguns anos eu vi um “grande” líder pentecostal proferir a seguinte frase após “vencer” uma eleição para um importante cargo: “Nosso inimigo foi derrotado”. Ele estava se referindo a outro pastor que concorria a este cargo.

É exatamente isto que estamos abordando… Outros irmãos não são nossos inimigos, ainda que estejamos em eleições ou concursos, porém, se deixarmos o diabo usar nossa língua, cometeremos um grande pecado.

Sabendo disto, aproveite a aula para comentar sobre a mentira, a soberba, a ganância, a prepotência e outros comportamentos dignos de pessoas que são guiadas pela natureza pecaminosa e cite o texto escrito por Paulo aos gálatas (Gl 5.16-18).

2 – CONHECENDO OS INIMIGOS DA BATALHA

Evangelista Leonardo Novais de Oliveira

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • SENAMI (Secretária Nacional de Missões) – Através de parceria auxiliamos o pastor/missionário Osvair Braga, família e sua equipe de missionários na Venezuela;

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada