Buscar no blog

Betel Adultos – 4 Trimestre 2020 – 20-12-2020 – Lição 12 – A rotina em excesso é a porta da solidão

17/12/2020

Este post é assinado por Leonardo Novais de Oliveira

TEXTO ÁUREO

“Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.” Mateus 6.21

TEXTOS DE REFERÊNCIA

MATEUS 6.25,26;33,34 

25 Por isso, vos digo: não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestido? 

26 Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas? 

33 Mas buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

34 Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.

OBJETIVOS DA LIÇÃO

  • Falar sobre a visão da rotina em Eclesiastes
  • Mostrar o resultado de uma vida de rotina excessiva 
  • Ensinar que a rotina destrói relacionamentos

INTRODUÇÃO

Olá irmãos e irmãs, Paz do Senhor.

De uma maneira geral, nada em excesso é bom.

Algumas pessoas dizem que dinheiro em excesso é algo muito bom, porém, existem inúmeras pessoas que não tem mais onde colocar seu precioso dinheiro, mas não tem saúde e, se pudessem trocar toda fortuna que tem por um pouco mais de tempo vivo, o fariam.

Alguns chegam a dizer que se tivéssemos mais tempo, a vida seria bem melhor, porém, não é o tempo que é escasso, mas a maneira como o aproveitamos produz esta sensação.

O Dicionário Priberam da Língua Portuguesa conceitua a palavra “rotina” das seguintes formas.

  1. Prática constante, em geral. = COSTUME, ROTINEIRA 
  1. Hábito de fazer uma coisa sempre do mesmo modo. = ROTINEIRA

A língua portuguesa nos apresenta uma situação conhecida como “homônimos”, que são palavras iguais com um sentido diferente e, em se tratando de rotina, precisamos comentar sobre este assunto.

Conforme o dicionário nos mostra, existe a palavra “rotina” conhecida como “método, caminho, prática constante”, que é algo positivo e a “rotina” como algo que tem um sentido pejorativo, ou seja, algo que prejudica.

A escritora Miriam Subirana, no livro “Criatividade para mudar sua vida” nos apresenta uma frase muito marcante.

“A rotina mata a alma, é como um veneno lento. Aquilo que antes o encantava agora é comum. A rotina o derruba para baixo, e quando você planeja uma mudança, desiste em seguida, já que a rotina consome a sua energia”.

Existem pessoas que gostariam que suas vidas fossem diferentes, com melhores resultados e mais sucesso, porém, não estão dispostas a mudar a “rotina” de vida, com o propósito de crescer, ou seja, são escravas da rotina.

Existem inúmeros problemas emocionais e físicos que estão intimamente ligados ao excesso e, nesta lição, estudaremos alguns deles.

1 – A VISÃO DA ROTINA EM ECLESIASTES

Acredita-se que Salomão tenha escrito o livro de Eclesiastes no último período de sua vida. No primeiro período, ele teria escrito Cantares, no segundo; Provérbios e no terceiro e último Eclesiastes.

O primeiro capítulo do livro de Eclesiastes coaduna com esta ideia.

“Eu, o pregador, fui rei sobre Israel em Jerusalém”. (vv.12 – ARC)

Provavelmente Salomão já havia desfrutado de tudo quanto a vida pudesse lhe dar. Havia recebido de Deus a sabedoria plena que nenhum outro homem recebera, tinha poder, dinheiro e tempo para fazer o que quisesse e os utilizou para adquirir conhecimento.

“E apliquei o meu coração a esquadrinhar e a informar-me com sabedoria de tudo quanto sucede debaixo do céu; essa enfadonha ocupação deu Deus aos filhos dos homens, para nela os exercitar. Atentei para todas as obras que se fazem debaixo do sol, e eis que tudo era vaidade e aflição de espírito”. (Ec 1.13,14 – ARC)

Salomão observou que uma vida fora da presença de Deus não faz sentido e, viver sem participar dos projetos de Deus para o ser humano também não, desta forma ele escreve que tudo o que o ser humano faz em desacordo com a vontade de Deus não trará benefícios duradores.

Salomão havia experimentado períodos de profunda comunhão com o Senhor, porém, por causa de sua desobediência e por influência de suas muitas mulheres, ele abandonou o Deus verdadeiro para servir os deuses estranhos de suas mulheres e concubinas.

Acredita-se que quando Salomão escreveu o livro de Eclesiastes, ele estava realmente no último período de sua vida e, apesar de não sabermos quantos anos ele tinha, o tempo em que ficou longe do Senhor fez com que tivesse um atitude pessimista em relação à vida.

Precisamos compreender o contexto envolvendo a vida de Salomão para compreendermos o que ele quis dizer com os primeiros versos de Eclesiastes.

1.1 – A rotina mina as forças da pessoa

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https://ebdcomentada.com 

Se tem algo que Salomão não fez durante sua vida foi viver de forma rotineira e o verso treze do primeiro capítulo do livro de Eclesiastes deixa isto bem claro.

“E apliquei o meu coração a esquadrinhar e a informar-me com sabedoria de tudo quanto sucede debaixo do céu”. 

Em outra tradução: 

“Eu me esforcei para aprender bem tudo o que existe no universo. Descobri que Deus sobrecarregou o homem com trabalhos pesados”. (BV) 

Viver sem um propósito faz com que qualquer pessoa deixe de ter força e esperança de que está fazendo a coisa certa e contribuindo para a formação de um mundo melhor.

A cidade de Okinawa no Japão é considerada a que possui o maior número de homens e mulheres que ultrapassaram os 100 anos, e, durante uma pesquisa feita por cientistas franceses, foi descoberto que além da comida saudável e regrada e muitos exercícios leves, o que mais promovia este envelhecimento longo e saudável era ter um propósito na vida. Os japoneses chamam isto de “IKIGAI”, que significa viver com um propósito.

Os que mais viveram foram os que mais viveram de acordo com propósitos.

Os países ocidentais não têm esta questão muito bem definida, porém, tal situação está mudando, pois homens e mulheres tem estudo continuamente sobre a importância desta questão na vida dos seres humanos.

Aqueles que não tem propósitos para viver, vivem pouco e de forma pouco agradável.

Abraham Maslow, psicólogo americano propôs uma tabela conhecida como “pirâmide de Maslow”, onde demonstra em escala, o que é necessário para que o ser humano seja completo.

Observemos que à medida em que nos desenvolvemos como pessoas e profissionais, desejamos possuir conhecimento e não coisas.

As necessidades básicas são necessárias para TODAS as pessoas, porém, a necessidade de autorrealização não.

Isto demonstrou que uma vida baseada na rotina produz pessoas sem motivação para transformar as circunstâncias de suas vidas.

1.2 – A rotina é cansativa e sem graça

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https://ebdcomentada.com

Se observarmos os estudos de Maslow que foram concluídos com a “construção” de sua pirâmide, concluiremos que somente aqueles que vivem sem propósitos se satisfazem com as necessidades básicas e isto não está associado à procura por bens materiais, mas sim, com a satisfação de viver com um propósito bem definido.

Esta cultura está crescendo consideravelmente no ocidente e isto tem contribuído para o desenvolvimento de milhares de pessoas.

Viver de forma rotineira traz cansaço, desmotivação, estagnação e, consequentemente, uma péssima qualidade de vida.

Se voltarmos à pesquisa em torno dos japoneses e o IKIGAI, concluiremos que uma vida de rotina excessiva e sem sentido, torna a vida das pessoas um tédio.

Jesus quando estava no Getsêmani teve um vislumbre do que lhe aconteceria a ponto de chorar sangue; condição descrita pela medicina em situações de extremo stress; porém, em sua oração, não pediu para o Senhor o tirar daquela situação, mas sim, que, fosse feita a vontade do Pai.

“Então, lhes disse: A minha alma está cheia de tristeza até à morte; ficai aqui e vigiai comigo. E, indo um pouco adiante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passa de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres”. (Mt 26.38,39 – ARC) 

Será que o propósito de Jesus estava bem definido?

1.3 – As pessoas estão estressadas

Evangelista Leonardo Novais de Oliveira

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada