Buscar no blog

Betel Adultos – 3 Trimestre 2021 – 26-09-2021 – Lição 13 – Aprendendo com os heróis da fé

23/09/2021

Este post é assinado por Leonardo Novais de Oliveira

TEXTO ÁUREO

“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem”. Hebreus 11.1

TEXTOS DE REFERÊNCIA

HEBREUS 11.3,4,6 

3 Pela fé, entendemos que os mundos, pela palavra de Deus, foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente. 

4 Pela fé, Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e, por ela, depois de morto, ainda fala. 

6 Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam.

OBJETIVOS DA LIÇÃO

  • Descrever a importância de ter intimidade com Deus. 
  • Ensinar como a fé pode trazer êxito em nossas vidas. 
  • Mostrar as características dos heróis da fé.

INTRODUÇÃO

Olá, irmãos e irmãs, Paz do Senhor.

Chegamos ao fim desta revista e de mais um trimestre e podemos dizer: “Até aqui nos ajudou o Senhor”.

Esta revista nos trouxe temas de grande importância para a vida cristã, nos mostrando que as tribulações fazem parte da vida de TODOS os seres humanos (Mt 5.45) e que os cristãos têm em Deus, um refúgio para a hora da angústia.

Também aprendemos que o Senhor utiliza as tribulações para produzir em nós experiências marcantes que nos transformarão em pessoas com mais paciência, experiência e esperança (Rm 5.3-5).

Desta forma, precisamos agradecer ao Senhor pelas tribulações a fazer o máximo que pudermos para aprender com elas, não nos esquecendo que muitos homens e mulheres que tiveram grandes experiências com Deus sofreram terríveis tribulações.

Se compreendermos que o Senhor está no controle de TODAS as coisas e buscarmos a sabedoria que Ele pode nos dar, aprenderemos preciosas lições com as tribulações, seremos agradecidos a Ele por tudo e poderemos auxiliar outras pessoas que vivenciarem as mesmas experiências que nós.

Existe uma frase marcante que diz que o ser humano é cíclico, ou seja, vivenciam períodos que podem ou não se repetir no decorrer de nossa vida e, por isto, as pessoas experimentam tribulações em áreas parecidas uns com os outros.

O apóstolo Pedro nos mostra isto em sua primeira carta.

“Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que, a seu tempo, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo”. (1 Pe 5.6-9 – ARC)

Em todas as ocasiões que vivenciarmos, devemos nos humilhar diante do Senhor, pois, Ele sabe o que faz e como faz.

Se assim fizermos, diminuiremos o nível de ansiedade que às vezes é insuportável e conseguiremos descansar no Senhor.

Aprenderemos com o estudo do capítulo 11 da carta aos hebreus que, assim como Pedro escreveu, homens e mulheres ao longo da história sofreram terrivelmente, guardando sua fé até que a carreira que o Senhor havia proposto a eles terminasse.

Todos eles tem algo em comum que é a fé e esta fé os fez permanecer firmes até o fim.

1 – HOMENS DE FÉ

Os heróis da fé na Bíblia são todos aqueles que demonstraram ter fé genuína em Deus e em suas promessas.

O escritor da Epístola aos Hebreus, no capítulo 11, destaca diretamente e indiretamente algumas dessas pessoas ao fazer uma exposição acerca da verdadeira fé. Essa lista ficou conhecida como “a galeria dos heróis da fé”.

O escritor aos hebreus menciona alguns nomes diretamente e outros através do que aconteceu a eles, deixando claro que tais nomes foram escolhidos por causa do sofrimento e da fé.

Em ordem de citação, o capítulo 11 nos traz os seguintes heróis e heroínas:

Os primeiros heróis da fé

  1. Abel: O filho de Adão e Eva é quem abre a galeria dos heróis da fé (Hebreus 11:4). Pela fé, ele ofereceu um sacrifício mais excelente do que seu irmão Caim, obtendo a aprovação divina. Isto significa que ele foi a primeira pessoa designada nas Escrituras como sendo um justo que viveu pela fé. Saiba mais sobre a história de Abel.
  1. Enoque: Outra pessoa que viveu num período muito remoto da História da humanidade, antes mesmo do Dilúvio. Pela fé, Enoque obteve testemunho de haver agradado a Deus e foi transladado, sem ter conhecido a morte (Hebreus 11:5). Enoque e o profeta Elias foram as duas únicas pessoas que nunca morreram. Saibam quem foi Enoque.
  1. Noé: Ele foi divinamente instruído por Deus a construir uma arca. O Senhor lhe avisou que a terra seria inundada por causa da pecaminosidade humana. Então Noé confiou em Deus acerca dos acontecimentos que ainda não se viam, por mais que aos olhos humanos, pareciam não fazer sentido. Pela fé, Noé construiu a arca e sobreviveu ao Dilúvio juntamente com sua família (Hebreus 11:7). Leia também a história de Noé.

Os heróis da fé no período patriarcal

  1. Abraão: O grande patriarca do povo de Israel é um exemplo notável de fé genuína no Senhor. Ele creu verdadeiramente nas promessas de Deus. Por isto ele deixou sua terra, Ur, sem saber para onde iria exatamente. Depois ele passou a habitar na Terra Prometida como estrangeiro. Além disso, ele claramente entendeu que a promessa de Deus não se resumia apenas a uma pátria terrena, mas, sobretudo, a uma pátria celestial (Hebreus 11:8-12).

Abraão também creu na promessa de Deus com relação a um descendente, apesar de sua idade avançada e a esterilidade de sua esposa. Depois, quando Deus o provou, Abraão não hesitou em levar seu próprio filho ao holocausto. Sua fé era tão inabalável nas promessas do Senhor, que ele tinha convicção de que Deus era poderoso até para ressuscitar Isaque dentre os mortos (Hebreus 11:17-19). Conheça a biografia de Abraão.

  1. Sara: Esposa de Abraão que era estéril. Quando Deus lhe prometeu um filho, Sara já tinha uma idade muito avançada. Apesar de já estar com mais de noventa anos de idade, pela fé Sara recebeu do Senhor a oportunidade de ser mãe (Hebreus 11:11). Saiba quem foi Sara.
  1. Isaque: Filho de Abraão e Sara e herdeiro da mesma promessa. Pela fé, ele abençoou seus filhos acerca de coisas que ainda estavam por vir (Hebreus 11:20). Leia mais sobre Isaque na Bíblia.
  1. Jacó: Filho de Isaque e neto de Abraão. O escritor de Hebreus destaca que foi pela fé que ele abençoou os filhos de José, dizendo que o menor seria mais proeminente que o maior (Hebreus 11:21; Gênesis 48:13-20). Conheça a biografia de Jacó.
  1. José: Filho de Jacó que se tornou governador do Egito. Antes de morrer, ele fez menção da promessa do êxodo de seu povo do Egito feita por Deus ao seu bisavô Abraão (Gênesis 15:13,14). Então, pela fé, José deu ordens para que seus restos mortais fossem tirados do Egito e levados para a Terra Prometida. Ele realmente tinha fé nas coisas que não se vê (Hebreus 11:22). Entenda a história de José do Egito.

Os heróis da fé na nação de Israel 

  1. Moisés: O grande legislador de Israel. Ele foi escolhido por Deus para liderar os israelitas durante o êxodo do Egito. O escritor de Hebreus destaca que pela fé, ele teve coragem e disposição para abdicar dos tesouros do Egito. Ele recusou os prazeres transitórios do pecado, para ser maltratado junto com o povo de Deus. Depois, pela fé ele celebrou a Páscoa e atravessou juntamente com os israelitas o Mar Vermelho.

Em conexão com o exemplo de Moisés, seus pais também são mencionados na galeria dos heróis da fé, embora não nominalmente. Pela fé, eles não temeram o decreto de Faraó que ordenava a morte de todo menino hebreu (Hebreus 11:23-29). Leia a biografia de Moisés.

  1. Raabe: Uma meretriz cananita que vivia em Jericó. Pela fé, Raabe não pereceu juntamente com seu povo, pois demonstrou lealdade ao Senhor protegendo os espias israelitas. Ela foi justificada e tornou-se uma das ancestrais de Jesus segundo a carne (Hebreus 11:31; cf. Mateus 1:5; Tiago 2:25). Conheça a história de Raabe.

Depois de Raabe, o escritor bíblico menciona brevemente uma série de nomes que desempenharam papeis muito importantes no período entre os juízes e a monarquia de Israel (Hebreus 11:32). Foram eles:

  1. Gideão: Juiz de Israel levantado por Deus para libertar o povo de Israel das mãos dos midianitas. Ele combateu o numeroso exército inimigo com apenas 300 homens. Saiba quem foi Gideão.
  1. Baraque: Um líder de Israel que foi direcionado e encorajado por Débora para libertar as tribos do norte de Israel da opressão do rei de Hazor.
  1. Sansão: Conhecido por ter sido dotado de uma força descomunal. Através da ação do Espírito de Deus, Sansão realizou feitos notáveis, embora estivesse longe de ser perfeito. Leia a história de Sansão.
  1. Jefté: Oitavo juiz de Israel que liderou a libertação dos israelitas da opressão amonita que já durava dezoito anos.
  1. Davi: O rei mais importante da História de Israel. Usado pelo Espírito do Senhor, Davi realizou grandes prodígios e pela fé esperou pela vinda do Messias (isto fica claro em seus salmos messiânicos). Saiba quem foi o rei Davi.
  1. Samuel: O último dos juízes e o primeiro de uma importante tradição profética em Israel. Foi ele quem ungiu os primeiros reis de Israel. Saiba mais sobre a história do profeta Samuel.

Os heróis que foram citados indiretamente, receberam menção de seus feitos e, se estudarmos um pouco a história bíblica, conseguiremos decifrar quais foram.

Praticaram a justiça: Muitas pessoas poderiam ser citadas aqui. Essas pessoas praticaram a justiça não por serem perfeitas e dignas em si mesmas, mas porque tinham uma confiança extraordinária no Senhor. Podemos citar o nome de Jó como exemplo desta descrição. A Bíblia diz que ele era um homem justo e temente a Deus (Jó 1). Conheça a história de Jó.

Obtiveram promessas: Novamente muitas pessoas creram fielmente nas promessas do Senhor durante o Antigo Testamento. Como exemplo, podemos falar na estéril Ana, que pela fé tornou-se mãe de filhos.

Fecharam a boca de leões: A Bíblia diz que Sansão e Davi mataram leões. Mas esta descrição também recorda o profeta Daniel. Pela fé ele foi livrado da cova dos leões.

Extinguiram a violência do fogo: Hananias, Misael e Azarias, também conhecidos como Sadraque, Mesaque e Abedenego, foram lançados vivos numa fornalha de fogo. Porém, pela fé, eles sobreviveram às chamas sem uma queimadura se quer. Obviamente eles podem ser contados entre os heróis da fé.

Conquistas notáveis: Além da descrição “subjugaram reinos”, o escritor de Hebreus fala de pessoas que escaparam ao fio da espada, que da fraqueza tiraram força, fizeram-se poderosos em guerra e puseram em fuga exércitos estrangeiros. Muitos dos juízes, e mesmo dos reis de Israel, se enquadram nessas descrições.

Receberam seus mortos: O escritor fala de mulheres que pela fé receberam seus mortos. Aqui podemos citar as mulheres que tiveram seus filhos ressuscitados durante os ministérios dos profetas Elias e Eliseu.

Foram levados ao sofrimento: O escritor de Hebreus não destacou apenas os grandes êxitos que homens do passado alcançaram através da fé. Ele também falou de grandes sofrimentos que, pela mesma fé, pessoas tementes a Deus foram submetidas (Hebreus 11:35-38). O profeta Elias é um exemplo de alguém que andou errante “pelos desertos, pelos montes, pelas covas e pelos antros da terra por causa de sua fé” (Hebreus 11:38). O profeta Jeremias é outro exemplo de alguém que foi maltratado por ser fiel a Deus num período de apostasia de sua nação. O profeta Isaías, segundo uma tradição judaica, teria sido um dos que foram “serrados pelo meio” (Hebreus 11:37).

Aproveite uma ou duas histórias para reforçar com seus alunos sobre o fato de nossos sofrimentos serem parecidos com aqueles que os heróis da fé tiveram, console-os e deixe o Espírito Santo ministrar através de sua vida.

1.1 – Enoque, o homem que andou com Deus

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https://ebdcomentada.com

Não temos quase nada escrito sobre Enoque na Bíblia, porém, sua existência foi considerada um exemplo a seguir pelo Senhor e pelo escritor da carta aos hebreus.

Da mesma forma, Judas cita Enoque como um homem que teve profunda comunhão com o Senhor, trazendo uma profecia a respeito da vinda do Senhor e do julgamento contra a impiedade. (Jd 1.14,15).

O teólogo britânico Donald Guthrie nos traz um comentário interessante sobre Enoque.

“A  referência  à fé  de  Enoque  é justificada pelo comentário: De fato, sem fé é impossível agradar a Deus.  O  relacionamento  entre o homem e  Deus  é  edificado numa confiança mútua,  e  a comunhão verdadeira não pode  existir  sem  ela.  O  escritor  passa, na realidade,  a  indicar algo  muito mais  elementar, mas  que  percebeu  claramente  que  era necessário  mencionar.  (i) É necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele exis­te.  Já  foi  visto  quão  central  a esta  Epistola  é  a ideia  de  aproximar-se  de Deus  (4.16;  7.25;  10.1,  22).  A  presente  declaração  deve,  portanto,   ser considerada uma ligação  da experiência  de  Enoque  com o propósito inteiro  da  carta”.

A ideia de que a fé proporciona experiências inimagináveis com Deus é sempre associada a Enoque, que foi considerado; pelo próprio Deus; como alguém com um nível de fé diferenciado.

O versículo 6 do capítulo 11, que dá continuidade à citação sobre Enoque nos mostra que sem fé é impossível agradar a Deus e foi exatamente isto que Enoque fez, agradou a Deus.

O escritor aos hebreus cita no versículo 38 que os “heróis da fé” foram homens dos quais o mundo não era digno.

A tradução utilizada pela Bíblia Viva traz o termo: “Bons demais para este mundo”.

Observemos que a avaliação quanto ao nível da fé foi feito pelo Senhor e Jesus ratificou esta ideia por diversas vezes, quando se dirigia aos discípulos que ainda estavam sendo desenvolvidos.

1.2 – Noé, herdeiro da justiça

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https://ebdcomentada.com 

A história de Noé é sensacional, pois, nos mostra a atitude de um homem diante de uma ordem do Senhor sobre algo que não existia.

Biblicamente, a primeira vez que choveu daquela forma foi na época de Noé e a história nos mostra que ocorreram algumas situações parecidas com este dilúvio, existindo inúmeras teorias sobre este assunto.

A NVI nos dá um real panorama sobre o que aconteceu naquela época.

“Eis que vou trazer águas sobre a terra, o Dilúvio, para destruir debaixo do céu toda criatura que tem fôlego de vida. Tudo o que há na terra perecerá. (Gn 6.17 – NVI

Uma grande parte dos teólogos acreditam que não havia chuva sobre a face da Terra, porém, não existem argumentos bíblicos e históricos sobre isto.

Sendo assim, não podemos afirmar que não existia chuva, mas, podemos afirmar que nunca houvera uma chuva daquele porte.

O Senhor disse a Noé que traria um DILÚVIO sobre a face da Terra.

Não temos espaço para comentar sobre as características deste dilúvio, porém, foi algo de proporções mundiais.

O Senhor disse a Noé que traria um dilúvio e este ato abriu as “comportas” do céu e da Terra, ou seja, os lençóis freáticos e todo reservatório de água existente no mundo jorraram para fora.

Noé começou a construir a arca e demorou 120 dias para concluí-la.

O anúncio do dilúvio era a decisão de Deus de exterminar TODOS os seres vivos na Terra, pois, a iniquidade havia atingido níveis terríveis.

“Disse o Senhor: “Vou fazer desaparecer da terra a humanidade que criei. Vou destruir os homens, os animais, os répteis e as aves. Foram criados por mim – e isso me entristece! ” Mas Noé dava alegria ao Senhor”. (Gn 6.7,8 – BV)

Esta tradução utiliza o termo “dava alegria ao Senhor” e a tradução ARC “achava graça diante do Senhor” e ambas nos dão a entender que o nível de fé e relacionamento que aquele homem possuía era muito grande.

A atitude de Deus para com a humanidade foi de condenação, mas, para com Noé foi de alegria.

Precisamos fazer uma importante reflexão: “Qual é a atitude de Deus para conosco”?

O mundo pode nos aprovar, mas, conseguir a aprovação de Deus é algo muito mais importante.

Vale a pena reforçarmos que não são nossas obras que nos fazem aprovados diante de Deus, mas, nossa essência, ou seja, nosso caráter.

Quando o Senhor disse a Samuel que não havia escolhido nenhum dos filhos de Jessé que estavam naquela casa, Ele disse: Samuel, eu não vejo como os homens veem… O Senhor conhece nossa essência (1 Sm 16.7).

1.3 – Abraão, o amigo de Deus

A história de Abraão é sublime e nos dá um exemplo de fé e confiança incrível.

Este patriarca foi chamado por Deus enquanto morava em uma terra próspera, porém, com um povo idólatra.

A história nos mostra que os habitantes de Ur dos Caldeus eram idólatras e fazedores de imagens e provavelmente Abraão estava envolvido nesta prática.

A Bíblia nos mostra que o Senhor o chamou e disse para ele ir para um lugar desconhecido, deixando para trás seus parentes.

Também disse que o abençoaria e o faria prosperar.

O texto de Gênesis 12 é muito conhecido por todos os que amam a leitura bíblica.

“Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome, e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra. Assim, partiu Abrão, como o SENHOR lhe tinha dito, e foi Ló com ele; e era Abrão da idade de setenta e cinco anos, quando saiu de Harã”. (Gn 12.1-4 – ARC)

Não sabemos quanto tempo o patriarca levou para obedecer ao Senhor, nem tampouco se ele questionou a ordem de Deus, porém, sabemos que ele foi.

Abraão é considerado o pai da fé e é chamado de amigo de Deus.

Quando o apóstolo Tiago estava escrevendo sobre a prática da fé através das obras, ele citou o exemplo do patriarca Abraão.

“Bem vês que a fé cooperou com as suas obras e que, pelas obras, a fé foi aperfeiçoada, e cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus”. (Tg 2.22,23 – ARC) 

O livro de Gênesis regista no capítulo 22, um dos episódios mais marcantes na vida de Abraão no tocante à sua obediência e fé.

Da mesma forma, não sabemos como foi a reação dele diante da ordem do Senhor, mas, sabemos que a cumpriu.

Precisamos entender que o importante é obedecermos, independentemente de concordarmos.

Existem pessoas que tem uma enorme dificuldade de cumprir o que a Bíblia nos orienta pelo fato de acreditar na possibilidade de existirem várias interpretações para alguns textos, porém, precisamos nos lembrar da ação do Espírito Santo, das regras de interpretação e do testemunho dos santos homens de Deus no decorrer da história.

“E aconteceu, depois destas coisas, que tentou Deus a Abraão e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui. E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi”. (Gn 22.1,2 – ARC)

A verdade é que o Senhor havia prometido que faria de Abraão um grande povo, porém, ele era avançado em idade (75 anos) e Sara também.

Quando Isaque nasceu, Abraão tinha 100 anos de idade (Gn 21.5) e, anos depois, o Senhor pede para o patriarca sacrificar seu próprio filho.

Existem pessoas que pensam que Isaque era uma criança, porém, os estudiosos concordam que ele já era um jovem adulto com aproximadamente 25 anos e, desta forma, sabia o que estava prestes a acontecer.

O Senhor provou de forma dura o amor de Abraão para consigo, em comparação ao amor que ele tinha pelo próprio filho.

Parece estranho, mas, o Senhor sabe como nos provar, pois, foi Ele quem nos criou.

Isaque era o “bem” mais precioso que o patriarca tinha e, de repente, o Senhor pede que o jovem fosse devolvido a Ele.

Para alguns de nós, o emprego pode ter um sentido parecido, ou até mesmo um carro ou uma casa e, em algumas situações o Senhor pode pedir que lhe entreguemos tudo, permitindo que entremos em um processo completo de falência.

2 – MULHERES DE FÉ

Evangelista Leonardo Novais de Oliveira

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • SENAMI (Secretária Nacional de Missões) – Através de parceria auxiliamos o pastor/missionário Osvair Braga, família e sua equipe de missionários na Venezuela;

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada