Buscar no blog

Betel Adultos – 3 Trimestre 2021 – 22-08-2021 – Lição 8 – Conhecendo algumas armas poderosas em Deus

20/08/2021

Este post é assinado por Leonardo Novais de Oliveira

TEXTO ÁUREO

“No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.” Efésios 6.10

TEXTOS DE REFERÊNCIA

EFÉSIOS 6 13-17 

13 Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau, e, havendo feito tudo, ficar firmes. 

14 Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça, 

15 E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; 

16 Tomando, sobretudo, o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. 

17 Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.

OBJETIVOS DA LIÇÃO

  • Apresentar os inimigos do crente. 
  • Descrever os equipamentos da armadura espiritual. 
  • Ensinar sobre as armas espirituais.

INTRODUÇÃO

Olá, irmãos e irmãs, Paz do Senhor.

Nesta lição, estudaremos a respeito da guerra travada contra os inimigos do cristão e aprenderemos sobre as armas que o Senhor disponibilizou para seus filhos.

É de suma importância compreendermos que todo soldado precisa conhecer seu inimigo, o campo de batalha e a si mesmo, para que consiga obter a vitória.

O general, filósofo e escritor chinês Sun Tsu, escritor de um dos livros mais famosos sobre a guerra, denominado “A arte da guerra” diz o seguinte:

“Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se… conheces a ti mesmo, mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Caso não conheça nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas” 

O bispo Samuel Ferreira faz menção de 3 inimigos dos cristãos, o diabo; o mundo e a carne ou natureza pecaminosa. Estudaremos nesta lição sobre estes inimigos e sobre como podemos vencê-los.

A compreensão do diabo como inimigo não era uma realidade marcante nos tempos do A.T. como se tornou de Jesus em diante.

Sabemos que ele é contrário a tudo o que o Senhor criou e participou diretamente na queda de Adão e Eva.

A Teologia Judaica não atribui tantos poderes a satanás, salvo quando o Senhor permitia e isto é visivelmente compreendido no livro de Jó.

“E vindo um dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles. Então, o SENHOR disse a Satanás: De onde vens? E Satanás respondeu ao SENHOR e disse: De rodear a terra e passear por ela. E disse o SENHOR a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem sincero, e reto, e temente a Deus, e desviando-se do mal. Então, respondeu Satanás ao SENHOR e disse: Porventura, teme Jó a Deus debalde”? (Jó 1.6-9 – ARC) 

Ainda que existam passagens no A.T. que descrevem a ação de satanás (1 Sm 16.14; 1 Cr 21.1), somente no N.T. este ser recebe a denominação de inimigo do povo de Deus, em especial, dos cristãos.

Existem algumas teorias sobre o motivo disto acontecer, porém, o mais confiável é averiguarmos o que a Bíblia nos ensina sobre tal assunto.

“Quem comete o pecado é do diabo, porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo”. (1 Jo 3.8 – ARC)

Se Jesus cumpriu a profecia de Gênesis 3.15 e veio para destruir as obras do diabo, a explicação para que este ser se tornasse o inimigo mortal do cristianismo está fechada.

Quando a Bíblia fala sobre o mundo, ela não está mencionando o planeta Terra ou outros planetas, mas, faz referência ao sistema mundano e tudo o que está associado a ele.

Por isto, Paulo disse que não devemos nos conformar com este mundo, ou seja, com o sistema e a maneira comum de viver nele.

Em se tratando da carne, que é a natureza pecaminosa presente na vida de TODOS os seres humanos, existe uma guerra diuturna sendo travada por TODOS os cristãos e a Bíblia é clara sobre isto.

Quando observamos o que Paulo ensinou aos Gálatas sobre o Fruto do Espírito (lembrem-se que não são FRUTOS, mas um só FRUTO), ele menciona algumas características presentes nas pessoas carnais.

“Digo, porém: Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne; e estes opõem-se um ao outro; para que não façais o que quereis. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus. Mas o fruto do Espírito é: caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança”. (Gl 5.16-22 – ARC) 

Todos os outros inimigos que temos são derivados destes três e, é para que possamos utilizar as armas oferecidas por Jesus, precisamos conhecê-los de forma clara e precisa.

1 – OS ANTAGONISTAS DO CRISTÃO

De acordo com o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, a palavra antagonista tem o seguinte significado: an·ta·go·nis·ta (francês antagoniste, do grego antagônistés, -ou) adjetivo de dois gêneros e substantivo de dois gêneros.

Que ou quem se opõe a algo ou alguém. = ADVERSÁRIO, CONTRADITOR, OPOSITOR.

Sendo assim, antagonistas do cristão, são pessoas ou coisas contrárias aos cristãos.

Há tempos eu ouvi um eminente pastor proferir em rede nacional a seguinte expressão a respeito de uma eleição “Vencemos nosso inimigo”.

Tal posicionamento é vergonhoso e triste, haja vista, estar falando sobre um outro pastor e, além disto, a Bíblia só menciona o diabo como nosso inimigo.

Precisamos tomar muito cuidado para que não sejamos motivo de escárnio do Evangelho, pois, além de ser prejudicial a nós mesmos, pode provocar vergonha e desprezo por parte de outras pessoas.

Enquanto estivermos neste mundo, travaremos guerra contra os inimigos listados acima, sendo assim, vamos conhecer o que pudermos sobre eles.

1.1 – O Diabo

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https://ebdcomentada.com 

Ainda que alguns estudiosos insistam em dizer que a figura do diabo é uma criação humana, a Bíblia é clara quanto a sua existência, tanto no A.T., como no N.T.

A Bíblia refere-se ao diabo através de muitos nomes, como:

  • Demônio (Lc 10.17)
  • Príncipe deste mundo (Jo. 12.31)
  • Belzebu (Mt 12.22-32)
  • Príncipe das potestades do ar (Ef 2.2)
  • Satanás (Rm 16.20)
  • Inimigo (1 Pe 5.8)
  • Homicida (Jo 8.44)
  • Maligno (Ef 6.16)
  • Dragão – a antiga serpente (Ap 12.7) 

Estes nomes estão relacionados à ação do diabo.

O teólogo americano Norman Champlim nos presenteia com um rico comentário sobre o significado da palavra diabo.

“O  termo  grego diábolos,  traduzido  em  português  por  «diabo»,  encontra-se  no  Novo Testamento   por  trinta   e  seis  vezes:  Mat.  4 :1 ,5,8,1 1;  13:39;  25:41; Luc.  4:2,3,6,1 3;  8:12;  João   6:70;  8:44;  13:2;  Atos  10:38;  13:10;  Efé. 3 :27;  6:11;  I  Tim. 3 :6 ,7 ,1 1 ;  II  Tim .  2:26;  3:3;  Tito  2:3;  Heb.  2:13; Tia.  4:7;  I  Ped.  5:8;  I  João   3:8 ,10 ;  Jud.  9;  Apo.  2:10;  12:9,12;  20:2,10.  Essas  ocorrências   contam   com   certa  variedade   de  traduções, com o  «diabo»,  «acusador» ,  etc.  A  palavra   tem   os  seguintes  usos na  Bíblia:

  1. Alguém que  calunia  a  outrem   com  o  propósito  de  prejudicar, como  o  indivíduo  que  espalha   maledicências  (I  Tim .  3:1;  II  Tim.  3:3; Tito  2:3).
  2. Algumas traduções  traduzem   a  palavra sátiro  (que  vide),  de Levítico  18:7,  com o  «diabo».  Provavelmente  está  ali  em  foco  alguma forma  de  demonismo.  Ver também   Isaías  13:21  e  34:14.  Acreditava- se  que  os  espíritos  demoníacos  habitam   nos  lugares  desérticos,  manifestando-se  como  criaturas  do  tipo  bode  (no  hebraico,  as’ir,  «peludo»)   A   fim   de  contrabalançar  a  má  influência  desses  espíritos,  os antigos  ofereciam   holocaustos.  Israel  trouxe  essa  superstição  do  Egito,  onde  o  bode  era  adorado  com o  um  ser  divino.
  3. Pensava-se que  os  ídolos  contavam   com  poderes demoníacos por  detrás  dos  mesmos.  Em  algumas  traduções,  essas  forças  demoníacas  são  chamadas  «diabos»  (isso,  porém,  nunca  ocorre  em  nossa versão   portuguesa).   Ver  Deu.   32:17;   Salmos   10:6-37.   A  palavra traduzida  por  «diabo»,   nesses  trechos,   é  o  termo  hebraico shed, «demônio».  O  vocábulo  grego daimonion,  que  ocorre  por  sessenta vezes  no  Novo  Testamento  grego,  é  traduzido  por  «diabo»,  em  algumas  traduções. 
  4. O príncipe  dos  espíritos  caídos,  Satanás,  também  é  chamado «diabo»  (Mat,  4:8-11;  Apo.  12:9).  Ele  é  chamado  de  acusador  dos nossos   irmãos   (Apo.   20:10 ).   As   Escrituras   o   descrevem    com o caluniador dos  homens  diante  de  Deus.  Esse  assaca acusações hostis contra  os  crentes.  Ele foi  o  acusador de Jó  (Jó  1:6-11),  e  é  pintado como  se  vagueasse  pela face  da  terra,  espiando  a fraqueza  daqueles que procuram  a vitória  na  inquirição espiritual.  O diabo é como  um  leão que  destrói  sem  misericórdia.  Em  seu  ser não  há  bem  algum,  embora ele  goste  de  apresentar-se  com o  um  ser  bondoso.  Provavelmente, está  autoenganado.  De  certo  ângulo,  a  própria  história  humana  é  a luta  entre  as forças  do  bem  e  do  mal,  em  que  a  lealdade  do  homem  é solicitada”. 

Este ser foi o responsável pela tentação de Jesus (Lc 4.1-13), por causar doenças (Mt 12.22-32) e vários outros problemas.

É importante deixarmos claros para os alunos que nem todas as doenças são causadas pelo diabo, porém, algumas são.

Algumas podem ter origem genética (carne) e outras podem ser causadas por um determinado estilo de vida, como por exemplo, um câncer de boca, causado pelo consumo excessivo de cigarros.

O texto mencionado deixa claro que aquele homem era um endemoninhado e que era cego e mudo e, após Jesus expulsar tal demônio, o homem voltou a enxergar e a falar.

“Trouxeram-lhe, então, um endemoninhado cego e mudo; e, de tal modo o curou, que o cego e mudo falava e via”. (Mt 12.22 – ARC)

Isto deixa claro que existem doenças que podem ser causadas por este ser.

O bispo Samuel Ferreira e a maioria dos cristãos utilizam o texto de João 10.10 para fazer menção ao diabo, porém, este texto não faz menção a ele.

Se perguntarmos em sala de aula o que o diabo veio fazer, quase todos ou todos os alunos dirão que ele veio para matar, roubar e destruir.

“O ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância. Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. Mas o mercenário, que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa. Ora, o mercenário foge, porque é mercenário e não tem cuidado das ovelhas”. (Jo 10.10-13 – ARC)

Em nenhuma tradução bíblica confiável a palavra ladrão é substituída por diabo e nenhum teólogo sério faz tal associação.

Desta forma, precisamos contribuir para extirpar tal ensino do ceio da Igreja.

1.2 – O mundo

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https://ebdcomentada.com 

Conforme mencionamos, a palavra mundo não se refere àquilo que foi criado por Deus, ou seja, ao planeta Terra ou a outros planetas.

Quando analisamos as palavras hebraicas e gregas para mundo, nos deparamos com muitas ramificações, sendo assim, precisamos estudar tal assunto com maior profundidade.

  • Erets, «terra». 
  • Tebel, «terra habitável», «terra produtiva». 
  • Cheled, «era», «período de vida». 
  • Olam, «período  indefinido». 
  • Kósmos, «mundo organizado». 
  • Aión, «mundo derivado». 
  • Oikouméne, «mundo habitado».

Como professores de EBD, precisamos auxiliar os alunos a compreenderem que existem várias palavras para descrever o mesmo assunto e, aqueles que desejarem se aprofundar no estudo bíblico, precisa investir na aquisição de conhecimento, adquirindo várias traduções bíblicas, dicionários teológicos e comentários bíblicos.

Existe uma infinidade de materiais traduzidos para o português que lhes farão crescer na graça e no conhecimento.

O mundo que é um dos inimigos do cristão é descrito por Paulo em sua carta aos romanos.

“E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. (Rm 12.2 – ARC)

Em outra tradução:

“Não imitem a conduta e os costumes deste mundo, mas seja, cada um, uma pessoa nova e diferente, mostrando uma sadia renovação em tudo quanto faz e pensa. E assim vocês aprenderão de experiência própria, como os caminhos de Deus realmente satisfazem a vocês”. (BV) 

A palavra mundo neste texto é “aion” que significa essencialmente “tempo”, mas por extensão inclui também o espaço. Indica tudo que existe sob o condicionamento do tempo e do espaço. Não deixa de ter também um aspecto ético-espiritual debaixo do poder do príncipe das trevas (c/. Ef 2.2; G11.4; 2 Co 4.4).

A palavra kosmos não pode ser empregada neste estudo, pois, seu significado não confere o mesmo sentido que “aion” por estar relacionado ao mundo físico.

É importante mencionarmos que o Senhor criou o Kosmos no capítulo 1 de Gênesis, porém, toda a natureza deste mundo foi afetada pelo pecado.

“E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida. Espinhos e cardos também te produzirá; e comerás a erva do campo”. (Gn 3.17,18 – ARC)

O gnosticismo afirma que o mundo é mal, ou seja,  a criação de Deus é essencialmente má, porém, tal ensino é herético.

Também é importante lembrarmos que o Senhor amou o mundo (Jo 3.16) e isto não está relacionado ao planeta Terra, mas, a humanidade.

Este mundo corrompido faz “pressão” no cristão para que este deixe de viver de acordo com o Espírito e viva de acordo com os prazeres proporcionados por este mundo.

O reverendo Russel Shedd nos traz o seguinte ensino.

“Não fosse a atuação de Satanás que invadiu a criação, esta não ofereceria nenhuma possibilidade de tropeço. Aquele maravilhoso Jardim do Éden nunca poderia chegar a se interpor entre Adão e Deus. Convencido pela serpente a buscar igualdade com Deus e, consequentemente, comendo o fruto proibido, Adão e seus incontáveis descendentes experimentaram a transformação do mundo bom em canal de tentação e provação (Gn 3.1-19; Rm 5.12)”.

Por isto Paulo escreveu “não se deixem ser colocados na mesma fôrma que o mundo”. 

É de suma importância lembrarmos que o sistema mundano que governa este mundo é de propriedade do diabo e, como o diabo é contra tudo o que leva o nome de Deus, se vivermos neste mundo de acordo com suas normas erradas de conduta, serviremos ao diabo.

Shedd nos traz um comentário interessante a respeito deste mundo.

“O mundo, visto sob este prisma, deve ser considerado uma escola para nossa fé. Deve criar alegria. Pedro, pelo menos, pensava assim: “Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações, para que o valor da vossa fé, uma vez confirmado, muito mais precioso do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo” (1 Pe 1.6s.). Fora do mundo, escaparíamos das aflições, mas também não teríamos nenhum campo para aumentar o galardão eterno. No mundo vindouro, não se deve esperar crescer, amadurecer ou se aperfeiçoar”.

O texto que mostra satanás oferecendo o mundo a Jesus nos dá uma dimensão de como este ser atua nele.

“E o diabo, levando-o a um alto monte, mostrou-lhe, num momento de tempo, todos os reinos do mundo. E disse-lhe o diabo: Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória, porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero. Portanto, se tu me adorares, tudo será teu. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Adorarás o Senhor, teu Deus, e só a ele servirás”. (Lc 4.5-8 – ARC) 

O diabo não tem controle sobre todas as coisas, porém, o Senhor permite que ele tenha um certo poder sobre aqueles que não Lhe pertencem, por isto, o mundo vai de mal a pior e, durante a tribulação será terrivelmente abalado.

O apóstolo Paulo nos dá uma orientação sobre como este ser age nos que não são de Deus.

“Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto, nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus”. (2 Co 4.4 – ARC)

Este texto nos mostra que existe uma guerra sendo travada.

Quando Jesus esteve com seus discípulos, fez uma oração muito importante.

“Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus. E todas as minhas coisas são tuas, e as tuas coisas são minhas; e nisso sou glorificado”. (Jo 17.9,10 – ARC)

1.3 – A carne

Evangelista Leonardo Novais de Oliveira

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • SENAMI (Secretária Nacional de Missões) – Através de parceria auxiliamos o pastor/missionário Osvair Braga, família e sua equipe de missionários na Venezuela;

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada