Buscar no blog

Betel Adultos – 3 Trimestre 2021 – 19-09-2021 – Lição 12 – Os benefícios da provação na vida do discípulo de Cristo

16/09/2021

Este post é assinado por Leonardo Novais de Oliveira

TEXTO ÁUREO

“Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória na revelação de Jesus Cristo.” 1 Pedro 1.7

TEXTOS DE REFERÊNCIA

TIAGO 1.12 

12 Bem-aventurado o varão que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam. 

TIAGO 5.8,10,11 

8 Sede vós também pacientes, fortalecei os vossos corações, porque já a vinda do Senhor está próxima. 

10 Meus irmãos, tomai por exemplo de aflição e paciência os profetas que falaram em nome do Senhor. 

11 Eis que temos por bem-aventurados os que sofreram. Ouvistes qual foi a paciência de Jó e vistes o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso

OBJETIVOS DA LIÇÃO

  • Descrever o perfil de Jó e sua integridade. 
  • Apresentar os ataques de Satanás sobre a vida de Jó. 
  • Mostrar como foi o final da vida de Jó.

INTRODUÇÃO

Olá, irmãos e irmãs, Paz do Senhor.

Até mesmo as pessoas que não são cristãos ou que possuem pouco conhecimento bíblico, já ouviram algo a respeito de Jó.

Este patriarca é frequentemente associado à paciência, pois, sua vida foi um verdadeiro teste de fé, fidelidade e exercício da paciência.

De acordo com o apóstolo Paulo, a paciência é produzida através das tribulações.

“E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a paciência; e a paciência, a experiência; e a experiência, a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado”. (Rm 5.3-5 – ARC)

Desta forma, as experiências vivenciadas por Jó no A.T. estão em consonância com os ensinos do N.T. e nos mostram que não precisamos orar a Deus pedindo paciência, pois, ela é fruto da tribulação, pois, quando o cristão sofre, aprende a esperar o tempo da manifestação do Senhor e, desta forma, permanece fiel.

Existem dois personagens bíblicos com o nome Jó, o primeiro é o terceiro filho de Issacar (Gn 46.13), também chamado de Jesube (Nm 26.24) e o personagem do livro que estamos estudando.

Existem inúmeras críticas quanto a existência real deste personagem, pelo fato de não haver menções a respeito dele na história, porém, ainda que ele seja um personagem de uma “novela” judaica, a Bíblia menciona sua história e nos ensina várias coisas a respeito do nosso relacionamento com o Senhor.

O fato de não haver qualquer registro genealógico desse homem não o invalida, pois, o profeta Elias também não tem sua árvore genealógica registrada e sua existência não é colocada em dúvida. 

Não existe nenhum problema com a possibilidade desta história ser fictícia, haja vista, termos várias parábolas no N.T. e sabermos que o conceito de parábola é uma história REAL OU FICTÍCIA que ilustra verdades espirituais.

É de extrema importância que tenhamos sabedoria para comentar este assunto em sala de aula, pois, existem graus diferentes de conhecimento, maturidade e capacidade de assimilação, sendo assim, lhes orientamos a trabalhar com suposições, deixando claro que existem posições que pensam desta forma.

Vale a pena mencionarmos que o estudo teológico é eivado de opiniões diferentes e, cada estudioso utiliza textos bíblicos para afirmar sua posição.

Desta forma, sejamos sábios e apresentemos as opiniões sem afirmar que “a” ou “b” estão certos ou não.

O teólogo americano Norman Champlim nos traz um rico comentário a respeito deste assunto:

“O  livro  é  encaixado,  bem   claramente,  dentro  do  período dos  patriarcas  hebreus.  Não  há nenhum a  menção  à  lei  mosaica,  como também   coisa  algum a  distintamente  judaica  no  livro.  Alguns  eruditos supõem   que  houvesse  uma  tradição  oral,  que  preservava  a  narrativa, fora  de  Israel,  antes  de  ter  sido  posta  em  forma  escrita,  por  algum israelita  desconhecido.  A  isso  podem   ter sido  feitas  adições,  da  parte de  um  editor  ou  editores  posteriores,  com o  um  prólogo,  alguns  dos capítulos finais e o epílogo.  Se Jó foi  uma personagem   histórica,  então poderíamos  datá-lo  dentro  dos  limites  amplos  entre  2000  e  1000  A.C. Várias  descrições,  com o  a  longa  vida de Jó,  o  fato  de  que  suas  rique­zas  eram  aquilatadas  sob  a  forma  de  gado,  e  que  o  relato  parece refletir uma vida  nômade  (própria das tribos dos sabeus e dos caldeus), ajustam-se ao segundo  milênio  A.C., melhor que qualquer outra  época posterior.  Isso  faz  de  Jó  um  homem   que  viveu  há  muito  tempo  no passado,  talvez  até  algum   tempo  antes  de  Abraão.  Por  outro  lado, visto que o livro faz  parte da  literatura  de sabedoria dos judeus,  muitos têm  pensado que sua compilação  pertence a  um  tempo  muito posterior a  isso.  As  opiniões  a  respeito  divergem   muito  umas  das  outras,  indo desde  o  segundo  milênio  até  o  século  IV  A.C.  Encontraram-se  fragmentos  do  livro  de  Jó  entre  os  manuscritos  do  m ar  Morto,  o  que elimina  a  data  ultra posterior  de  200  A.C.,  com o  alguns  eruditos  têm arriscado.  Todavia,  esse  livro  poderia  refletir especulações filosóficas, sobre  o  problema  do  mal,  especificam ente  o porquê  dos  sofrimentos de  certos  homens  bons,  o  que  já  pertence  ao  período  pós-exílio  dos judeus.  Os judeus  estavam   então  m editando  sobre com o grandes tra­gédias  podem  sobrevir  aos  homens,  conforme  os  próprios  judeus  ti­nham  sofrido  às  mãos  dos  assírios  e  dos  babilônios.  Ideias  com uns sobre como  operam  a divina  providência  e a  retribuição,  estavam   sen­do  testadas  pelos  acontecimentos  históricos,  e  o  livro  de  Jó  pode  ter sido  uma  tentativa  para  provar  respostas  para  esse  problema”. 

A autoria deste livro é atribuída a Moisés, ainda que o livro não traga tal informação.

O livro de Jó nos traz profundos ensinamentos sobre a origem do mal, a forma como Deus pode permitir algumas situações em nossa vida e a maneira que um homem fiel a Deus deve se portar diante deste mal e do sofrimento causado.

Independentemente de existirem dúvidas a respeito da existência de Jó, a Bíblia é uma fonte suprema de sabedoria e tudo o que nela está, pode ser utilizado para nossa edificação, porém, precisamos saber como utilizar todas as informações que existem.

1 – JÓ, UM HOMEM APROVADO POR DEUS

A história de Jó serve de base para compreendermos que é possível que um homem que foi reconhecido pelo próprio Deus por seu caráter e fidelidade, sofra de forma terrível e, aparentemente sem sentido.

O estudo sistemático deste livro, em associação com as doutrinas do N.T. nos ensinam que, ainda que soframos neste mundo, o Senhor está no controle de nossa vida, tem um propósito para tal sofrimento e está interessado em nos ensinar através da pedagogia da provação.

“Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e este era homem sincero, reto e temente a Deus; e desviava-se do mal”. (Jó 1.1 – ARC)

Jó é apresentado como homem piedoso e justo,  ao ponto  de o próprio Deus  admirá-lo.  Mas,  em  face  de um desafio lançado por Satanás,  quanto à genuinidade  da  retidão  de  Jó  (embora  este  não  tivesse conhecimento  desse  desafio),   este foi submetido a grandes  provas  e  padecimentos   pessoais.

Não sabemos como as provações e tentações ocasionadas pelo diabo acontecem, porém, sabemos que o Senhor não permite que elas aconteçam de qualquer forma, ou seja, Ele está no controle de tudo o que acontece, especialmente de seus filhos.

A carta de Tiago nos ensina que muitos que viveram antes de nós, sofreram situações terríveis e que nós devemos nos alegrar quando sofrermos tais situações, pois, o Senhor é misericordioso e sua vinda está próxima.

Se um homem aprovado por Deus sofreu daquela forma, podemos ter certeza de que também sofreremos.

Um ponto que merece atenção é que não está em nosso controle o tipo e a intensidade de provações que teremos ou sofreremos, pois, somos criaturas nas mãos do criador e, desta forma, não podemos definir as regras.

O que podemos fazer é pedir sabedoria para o Senhor para que nossos atos não nos prejudiquem.

Jó tinha tudo para se comportar como sua mulher o aconselhou, porém, decidiu aguardar e permanecer fiel ao Senhor.

“Sofrendo muito, Jó se sentou sobre um monte de cinzas e, com um caco de barro, começou a coçar suas feridas. A esposa de Jó, revoltada, exclamou: “Você ainda vai tentar ser muito religioso, mesmo depois de tudo o que Deus nos fez? O melhor que você tem a fazer é amaldiçoar a Deus e morrer! ” (Jó 2.8,9 – BV) 

A situação espiritual da esposa não era a mesma do esposo e isto nos ensina que ainda que estejamos rodeados por pessoas ruins, perversas e sem fé, nossa fé deve estar centrada no Senhor.

O comportamento de Jó após receber a notícia da morte dos filhos e dos animais nos mostra como era sua fidelidade.

“Então Jó se levantou, cheio de tristeza, rasgou suas roupas e raspou a cabeça, em sinal de profundo sofrimento. Depois, ajoelhou-se, colocou o rosto junto ao chão e adorou a Deus, dizendo: “Quando cheguei a este mundo estava nu e nada possuía. É assim que vou partir. O Senhor me deu tudo quanto eu tinha e agora tomou de volta. Glória ao Senhor! Bendito seja Ele! ” Mesmo no meio de tanta desgraça, Jó não pecou nem disse que Deus era culpado do seu sofrimento”. (Jó 1.20-22 – BV)

Em primeiro lugar o Senhor permitiu que o diabo tirasse tudo o que Jó possuía (riqueza e família) e, em segundo lugar, permitiu que o diabo produzisse um tipo de doença terrível, mas, mesmo assim, sua atitude foi condizente com sua fé. Jó foi provado e aprovado por Deus.

1.1 – Jó, um homem rico, temente e adorador

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https://ebdcomentada.com

Apesar de Jó ser um homem tremendamente rico, ele era temente a Deus.

A riqueza de Jó é descrita nos primeiros versículos do capítulo 1.

“E era o seu gado sete mil ovelhas, e três mil camelos, e quinhentas juntas de bois, e quinhentas jumentas; era também muitíssima a gente ao seu serviço, de maneira que este homem era maior do que todos os do Oriente”. (Jó 1.3 – ARC)

Jó era um homem muito rico, com um total  de  11.500 animais domesticados,  divididos  naqueles tipos  de  animais  que  os  homens  ricos  precisam:  animais de trabalho,  animais  que  serviam  como  alimentação,  e  animais de  transporte.  Tal riqueza  capacitava-o  a  ter  uma casa  muito  grande,  vastas  propriedades  e  abun­dância  de  escravos,  que  mantinham  todas  as  suas  posses  em  boa  ordem.  Isso, de  acordo  com  uma  avaliação  popular,  era  evidência  da  aprovação  e  da  ajuda divina.  Jó  era  “o  maior  de  todos  os  do  Oriente”,  expressão  vaga  que  é  inútil investigar. 

Jó  era  altamente  respeitável  (ver Jó 29.7); sábio conselheiro (29.21-24); empregador honesto (31.13-15,38,39); hospitaleiro  e  generoso  (31.16-21,32);  e  fazendeiro  próspero (31.38-40)”, porém, ainda assim, o Senhor permitiu que um “furação” o alcançasse.

Devido às diversas situações ruins que nos acometem, muitas vezes nossa autoestima é abalada, ainda que nossa fé não esteja, porém, o Senhor nos conhece na essência e somente Ele pode fazer uma análise completa sobre nós.

O salmista escreveu um texto profundo sobre isto no salmo 139.

“SENHOR, tu me sondaste e me conheces. Tu conheces o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Cercas o meu andar e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos. Sem que haja uma palavra na minha língua, eis que, ó SENHOR, tudo conheces. Tu me cercaste em volta e puseste sobre mim a tua mão. Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta, que não a posso atingir. Para onde me irei do teu Espírito ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, tu aí estás; se fizer no Seol a minha cama, eis que tu ali estás também; se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá” (Sl 139.1-10 – ARC)

Não podemos deixar que momentos de fraqueza ou de tristeza determinem como somos ou como devemos agir.

Afirmar que Jó não pecava é heresia e mentira, porém, temos certeza de que ele sacrificava ao Senhor e o adorava continuamente.

A vida do cristão deve ser da mesma forma, pois, somos seres humanos, sujeitos a todo tipo de situações e, em alguns casos podemos fraquejar.

Infelizmente os religiosos colocam pesos muito grandes na vida das pessoas que fraquejam, pois, acreditam que um verdadeiro cristão não tem fraquezas.

De forma simples, pergunte aos alunos se eles conhecem algum ser humano que não possua falhas. Pergunte também se conhecem alguém que não peque, pois, existem inúmeras diferenças entre errar e pecar.

Pecado é errar o alvo, ou praticar algo que não é aprovado por Deus e errar pode estar relacionado a muitas coisas, como por exemplo, escrever algo errado, fazer uma baliza incorreta, ou cometer qualquer tipo de erro por ausência de conhecimento, distração ou imprudência.

Isto precisa ser ensinado de forma contínua nas EBDs.

Já se perguntaram porque as pessoas perguntam com grande frequência se algo é pecado? Isto acontece porque  queremos ficar longe do pecado com nossas próprias forças, porém, nossa natureza é corrompida e estamos lutando contra ele diuturnamente.

Deixemos de hipocrisia e assumamos que somos ruins e que, somente pela ação do Espírito Santo em nós, através da Palavra de Deus, poderemos nos santificar e, tal santificação começa no momento em que aceitamos a Jesus como nosso senhor e salvador e termina com nossa morte.

A Bíblia nos mostra que Jó se desviava do mal, mas, não afirma que ele não pecava.

Quando Salomão inaugurou o templo do Senhor, ele fez uma oração maravilhosa e abordou este assunto.

“Quando pecarem contra ti ( pois não há homem que não peque ), e tu te indignares contra eles, e os entregares nas mãos do inimigo, para que os que os cativarem os levem em cativeiro à terra do inimigo, quer longe ou perto esteja…” (1 Rs 8.46 – ARC)

O mesmo Salomão escreveu outro texto sobre este assunto.

“Na verdade, não há homem justo sobre a terra, que faça bem e nunca peque”. (Ec 7.20 – ARC)

Existe um certo ardil ou engano do diabo na questão de acreditar que exista alguém que não peque, pois, se não pecamos, não há necessidade de nos arrependermos, logo, não nos achegamos aos pés do Senhor de forma arrependida por nossa maneira de viver e nos tornamos arrogantes, prepotentes, insensíveis e intocáveis.

Jó não era este tipo de pessoa.

1.2 – Jó, um homem íntegro

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https://ebdcomentada.com

A palavra integridade é abordada por Champlim de uma forma profunda em sua Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia.

“A integridade  refere-se  à higidez  moral,  a  condição daqueles que são possuidores de um autêntico caráter moral, em contraste com aqueles cuja natureza inclui o  engodo,  a  astúcia  e  a  malícia.  O  trecho  de  Gên. 25:27  faz  a  comparação  entre  Jacó  e  Esaú.  Jacó aparece  ali  como  um  homem  íntegro;  mas  Esaú  é descrito  como  um  homem  dotado  de  habilidades violentas.  Em  Tito  2:7,  a  palavra  grega aphthoria (palavra que só se acha por uma vez em todo o Novo Testamento), que nossa versão portuguesa traduz por «integridade»,  em  algumas  outras  versões  aparece como  «incorruptibilidade»  ou  «sanidade».  Ali,  essa virtude  aparece  como  uma  das  qualidades  que  os líderes das igrejas cristãs devem possuir. Com toda a razão  podemos  pensar  que  temos  aí  um  aspecto  do fruto do Espírito Santo,  em  nossas vidas,  embora tal virtude não seja especificamente mencionada na lista de  Gálatas  5:22,23.  Mas  Jesus  ensinou  claramente esse princípio,  conforme se vê em  Mat.  6:1-6.Para  nós,  povo  de  Deus,  a  integridade  envolve  a honestidade,  a  retidão,  a  higidez  de  caráter  e  uma espiritualidade  da  mais  pura  qualidade,  que  evita  e foge da corrupção”. 

O Dicionário Priberam da Língua Portuguesa nos mostra alguns conceitos marcantes desta palavra.

  • Caráter daquilo a que não falta nenhuma das suas partes.
  • Estado de são, de inalterável.
  • Retidão, honradez; pureza.

Em se tratando de perfeição, é de suma importância, desvincularmos tal palavra do conceito de integridade.

Há tempos eu ouvi um pastor dizendo que o cristão não peca, com base em um texto escrito por João e interpretado erroneamente por ele.

“Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus”. (1 Jo 3.9 – ARC)

Em outra tradução:

“Todo aquele que é nascido de Deus não se dedica à prática do pecado, porquanto a semente de Deus permanece nele e ele não pode continuar no pecado, pois é nascido de Deus”. (KJA)

Existe um perigo muito grande na interpretação isolada de um texto, sem conhecer o contexto e o significado das palavras e, por este motivo, devemos estimular os alunos a terem diversas traduções bíblicas.

O que este texto diz é que o cristão não vive na prática do pecado, ou seja, não dedica sua vida a pecar.

Integridade não é ausência de pecado, pois, se assim fosse, muitos seres humanos íntegros deveriam ser salvos, pois não tem pecados.

1.3 – Jó, um homem depurado pelo fogo

O conceito da palavra depurar, de acordo com o Dicionário Priberam é:

  • Remover impurezas, sujidade ou imperfeições; tornar(-se) puro. = LIMPAR, PURIFICAR 
  • Limpar(-se) de falhar moral. = EXPURGAR, PURIFICAR 
  • Tornar(-se) melhor em alguma coisa. = APERFEIÇOAR, APRIMORAR, APURAR 

O título deste subtópico nos mostra que Jó foi depurado (limpo, purificado e aperfeiçoado) pelo fogo e existe um simbolismo interessante no fogo que é associado à ação do Espírito Santo.

O fogo consome, mas também purifica.

Quando os antigos ourives desejavam limpar uma peça de ouro eles o faziam, utilizando o fogo, pois, este tira todas as impurezas.

O link abaixo mostra como é feito tal processo.

https://www.newgreenfil.com/pages/refinacao-do-ouro-passo-a-passo

O Senhor permitiu que Jó sofresse terrivelmente para que tivesse uma experiência de transformação e comunhão com Ele e a Bíblia nos deixa claro que Jó aprendeu a lição.

Precisamos deixar claro que não foram as experiências que purificaram Jó, mas, a ação de Deus em sua vida através destas.

A purificação do ser humano só pode ser feita através da Palavra de Deus e da ação do Espírito Santo.

Jesus disse isto quando estava falando com seus discípulos.

“Vós já estais limpos, pela Palavra que Eu vos tenho transmitido”. (Jo 15.3 – ARC) 

Champlim nos dá uma excelente explicação sobre este texto e assunto.

“Temos aqui excelentes palavras de  encorajamento,  dirigidas pelo  Senhor Jesus  aos  discípulos em bora  tenha  descrito  a  necessidade  de  expurgo, contudo  assegurou-lhes  o  progresso  deles,  que  seria  considerável  em  sua vida espiritual. A palavra de Jesus,  as suas instruções,  a sua vida entre eles, tudo  tinha  produzido  notável  diferença  para  eles.  Não  eram   indivíduos malignos,  ímpios e  desarrazoados,  como  muitos  outros  homens.  Das vidas deles  havia  removido  tudo  quanto era  grosseiro,  tendo-os  conduzido  a  um elevado  estado  de pureza  moral,  de  expressão  positiva  da  divina  natureza moral.  Ora,  quanto a eles,  tinham   feito  um  excelente  começo,  e isso servia de indicação do futuro progresso que ainda obteriam. Dessa m aneira,  Cristo ensinou  aos  seus  discípulos  a  não  se  deixarem  desencorajar,  porque  se  a jornada   de  volta para  Deus  é  longa  e  difícil,  contudo ,  devido  à força protetora e  impulsionadora   do  Espírito  Santo,  é perfeitamente  possível. A pureza  da  qual  o  Senhor  Jesus  aqui  falava,  é  a  mesma  referida  nos trechos de João  13:10 e  17:19.  Ela nos vem por meio  da  fé em  Cristo Jesus, mediante a conversão e a regeneração”.

2 – OS ATAQUES DE SATANÁS SOBRE A VIDA DE JÓ

Evangelista Leonardo Novais de Oliveira

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • SENAMI (Secretária Nacional de Missões) – Através de parceria auxiliamos o pastor/missionário Osvair Braga, família e sua equipe de missionários na Venezuela;

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada