Ensinando e fazendo Missões

Buscar no blog

Betel Adultos – 2º Trimestre 2020 – 14-06-2020 – Lição 11 – Celebrando a Palavra de Deus

11/06/2020

Este post é assinado por Leonardo Novais de Oliveira

TEXTO ÁUREO

“Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho.” Salmo 119.105

TEXTOS DE REFERÊNCIA

SALMO 119.1,9,23,37,45,99,113

1 Bem-aventurados os que trilham caminhos retos e andam na lei do Senhor.

9 Como purificará o mancebo o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra.

23 Enquanto os príncipes se conluiavam e falavam contra mim, o teu servo meditava nos teus estatutos.

37 Desvia os meus olhos de contemplarem a vaidade e vivifica-me no teu caminho.

45 E andarei em liberdade, pois busquei os teus preceitos.

99 Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque medito nos teus testemunhos.

113 Aborreço a duplicidade, mas amo a tua lei.

OBJETIVOS DA LIÇÃO

  • Identificar as características do Salmo 119. 
  • Apresentar as qualidades das Sagradas Escrituras. 
  • Mostrar a importância de se meditar na Palavra de Deus.

INTRODUÇÃO

Olá irmãos e irmãs, Paz do Senhor.

A lição deste domingo abordará o Salmo 119, um dos salmos mais lindos da Bíblia. Um salmo que foi criado em louvor e adoração à Palavra que o Senhor deixou à humanidade e um salmo que fala profundamente sobre a importância que esta Palavra deve ter na vida dos seres humanos.

O Senhor havia escolhido Abrão para fazer da sua descendência Seu povo escolhido e, após isto, presenteá-los com Sua Lei.

Os judeus tem profunda reverência à Lei do Senhor e o Salmo 119 demonstra claramente tal referência, pois é o maior salmo existente, contento 176 versos.

As crianças começam a estudá-la com 3 anos de idade e nunca mais param.

Os judeus ortodoxos, que são aqueles que fazem questão de viver de acordo com a Lei e também de acordo com os costumes ensinados pelo Senhor no quando tirou os hebreus do Egito através de Moisés.

Este tipo de judeu ainda pratica o que Deus ordenou aos judeus do A.T. no tocante à guarda e ao ensino da Palavra, descrito por Moisés no livro de Deuteronômio:

“E estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração; e as intimarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te. Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por testeiras entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas”. (Dt 6.6-9 – ARC)

A foto abaixo nos mostra como eram feitas as Tefilins que são as cintas de couro que eram enroladas nos braços dos judeus e nela estavam escritas partes da Lei e a caixinha de madeira que continha uma parte da Lei.

Nos dias atuais é possível ver esta imagem nas ruas de Jerusalém, em especial nas regiões próximas ao muro do Templo.

Os judeus ortodoxos, conforme escrevemos, ainda praticam tais ensinamentos.

O Salmo 119 contém versos muito conhecidos e recitados por aqueles que amam a Palavra e tem prazer em meditar Nela, tais como “Escondi a Tua Palavra no meu coração…”; “Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra…”; dentre outros maravilhosos versos, que fazem com que a alma do leitor seja profundamente tocada.

Não sabemos ao certo quem escreveu o referido salmo, mas muitos acreditam que tenha sido escrito por Davi, Esdras ou Daniel.

O Teólogo Americano Norman Champlim traz algumas informações marcantes sobre este salmo, vejamos:

“Em seu prolongado tributo à lei, para evitar a repetição da palavra lei, lei, lei etc., o autor empregou grande número de sinônimos ou semi-sinônimos. Assim é que temos a palavra lei (muitas vezes), prescrições (vs. 2 e outros); caminhos (vs. 3 e outros); mandamentos (vs. 4 e outros); preceitos (vs. 5 e outros); juízos (vs. 7 e outros); palavra (vs. 9 e outros); palavra (vs. 11, com uma palavra hebraica diferente); promessa (vs. 11, a m esma palavra anterior, com uma tradução diferente, no vs. 38); preceitos (uma palavra diferente da em pregada no vs. 5, usada somente n vs. 15). Portanto, dez vocábulos diferentes indicam a lei mosaica”.

Frequência do Uso das Dez Palavras no Hebraico:

  1. Torah (lei): 25 vezes.
  2. Dabar (ordenança): 20 vezes. Algumas versões dizem aqui “palavra”.
  3. ‘Imrah, um sinônimo poético de dabar: 19 vezes.
  4. Huqquim (estatutos): 21 vezes.
  5. Miswah (m andamentos): 21 vezes.
  6. ‘Edah (testemunhos): 22 vezes.
  7. Miispot (juízos, ordenanças): 19 vezes.
  8. Piqqudim (preceitos): 21 vezes.
  9. Derek (caminho, caminhos): 5 vezes no plural e 6 vezes no singular.
  10. ‘Orah (caminho, trilho): 5 vezes, um paralelo de “caminho” (n°9).

No N.T. temos a ideia de que o próprio Jesus é a palavra de Deus, sendo assim, a reverência é exclusivamente dirigida a Ele.

Que o Senhor nos abençoe ricamente em Cristo Jesus.

1 – UM SALMO SOBRE A PALAVRA DE DEUS

O amor do salmista pela Palavra de Deus fez com que escrevesse um dos salmos mais lindos de toda Bíblia.

Independentemente de quem o tenha escrito, é indiscutível o fato de que tal pessoa tinha muitas experiências com o Senhor e conhecia o poder da Palavra para transformar os caminhos do homem.

Versos como “Foi-me bom ter sido afligido, para que aprendesse os teus estatutos.” demonstram que o escritor conhecia a “Pedagogia de Deus”, que usa as diversas situações que acontecem para ensinar seu povo, o que corrobora com os ensinamentos de Paulo aos Romanos:

“E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a paciência; e a paciência, a experiência; e a experiência, a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado”. (Rm 5.3-5- ARC)

Da mesma forma, versos como: “Pois fiquei como odre na fumaça; mas não me esqueci dos teus estatutos”, demonstram que a vontade do salmista era permanecer fiel à Lei do Senhor, independentemente do que acontecesse.

Este amor pela Palavra direcionou milhares de crentes ao redor do mundo a escreverem poesias e canções para o Deus que nos deu Sua Palavra.

Champlin comenta de forma interessante como a maioria deste salmo destina-se a tributar honra à Palavra do Senhor.

“Este salmo é distinguido por seu extraordinário tributo à lei de Israel. O autor sacro tentou fazer, em cada um de seus versículos, uma referência por muitas vezes elogiosa à lei, de forma que somente em sete casos isso não é verdadeiro, a saber: nos vss. 84, 9 0 ,1 2 1 ,1 2 2 ,1 3 2 ,1 4 0 e 156″ (William R. Taylor, in loc.).

Ahh Senhor como é bom ter acesso à Sua Palavra!

1.1 – Salmo acróstico

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https://ebdcomentada.com  

De acordo com o Dicionário Priberam, a palavra acróstico tem os seguintes significados:

  1. [Versificação] Composição poética em que cada verso principia por uma das letras da palavra que lhe serve de tema. 
  1. Tipo de texto em que as primeiras letras de cada linha ou parágrafo formam verticalmente uma ou mais palavras. 

Conforme estudado na primeira lição deste trimestre, acróstico é um abecedário de orações e reflexões sobre a Palavra de Deus, dando a cada letra sua vez de iniciar oito versículos sucessivos sobre o assunto.

O salmo 119 não é o único que foi escrito em forma de acróstico, o 9, 10, 25, 34, 37, 111, 112, 119 e 145 também. 

O Salmo 119 se destaca dentre os 150, pois é um acróstico que utiliza as 22 letras do alfabeto hebraico e é composto por 22 estrofes, sendo cada uma destas com 8 versos. São 176 versos alusivos à grandeza da Palavra de Deus associada às experiências humanas.

Cada início de estrofe começa com uma letra do alfabeto hebraico, totalizando as 22.

De acordo com Champlin, a escrita do Salmo 119 obedecesse às seguintes regras:

“O Salmo 119 tem uma mui elaborada e ímpar apresentação acrostica: o poeta tem vinte e duas estrofes de oito linhas cada. Cada uma das estrofes utiliza uma letra do alfabeto hebraico em sua apresentação; a primeira tem o álefe repetido; a segunda, o bete repetido, e assim por diante, até que todas as vinte e duas letras do alfabeto hebraico são utilizadas. A demais, cada linha de cada estrofe tem sua letra respectiva, de modo que na primeira linha, por exemplo, as primeiras palavras de cada linha começam com a letra hebraica álefe; e todas as primeiras palavras das oito linhas da segunda estrofe começam com a letra bete etc. Na exposição a seguir, identifico cada uma das estrofes encabeçando-a com a letra hebraica apropriada. Mas não tento mostrar onde essa letra se repete nas sete linhas seguintes. Esse estilo literário artificial limita muito a expressão verbal do autor sagrado, forçando-o a se lecionar palavras que poderiam ser melhoradas mediante expressão superior; mas, no todo, a magnificência do salmo nem por isso foi eclipsada. A mesma limitação é evidente na poesia moderna, quando o autor tem de fazer cada segunda linha rim ar com a primeira, ou, em alguns casos, a terceira com a p rim eira e a quarta com a segunda linha. Alguns poetas apelam para um estilo livre, ignorando a rim a para obter melhor significado”.

Observe que o Salmo 119 não forma palavras com as letras do alfabeto, apenas as utiliza para iniciar cada um dos 8 versos.

No Brasil, os acrósticos são muito utilizados para formar palavras cruzadas e para criar poemas e poesias, vejam um exemplo abaixo.

1.2 – A Lei e o Testemunho

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https://ebdcomentada.com

Os primeiros versos do Salmo 119 estão intimamente relacionados com o Salmo 1, que também fala sobre a importância da Lei do Senhor, vejamos:

“Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite”. (Sl 1.1,2 – ARC)

É interessante observarmos que muitas pessoas acham a Bíblia um livro muito difícil de ser seguido, mas isto acontece porque tais pessoas não foram salvas pela graça, por meio da fé, pois TODOS aqueles que foram alcançados pelo Senhor tem necessidade da Palavra, pois Ela é o alimento espiritual do cristão.

“O sábio de coração aceita os mandamentos, mas o louco palrador será transtornado”. (Pv 10.8- ARC) 

João, o discípulo amado transcreveu as palavras de Jesus quando este falou sobre tal assunto: 

“Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, este é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele. Disse-lhe Judas (não o Iscariotes): Senhor, de onde vem que te hás de manifestar a nós e não ao mundo? Jesus respondeu e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada. Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou”. (Jo 14.21-24- ARC) 

Só somos salvos através da Palavra, só podemos ser testemunhas de Cristo por causa de Sua Palavra e só iremos para o céu por causa da Palavra de Deus que é o testemunho de tudo aquilo que o Senhor é. 

Da mesma forma que é impossível aos homens permanecerem mais do que 3 minutos sem ar, 3 dias sem água e 3 semanas sem comida, é impossível aos crentes permanecerem sem a Palavra de Deus.

Precisamos ensinar isto nas igrejas, de dia e de noite, precisamos conscientizar as pessoas sobre os benefícios de meditarmos diuturnamente na Palavra e orar para que o Espírito Santo os convença de tal necessidade.

1.3 – Os teus mandamentos e os teus estatutos

Evangelista Leonardo Novais de Oliveira

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos que mantemos uma parceria missionária com a EQUIPE SEMEAR, localizada na cidade de Uberaba – MG, que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada