Buscar no blog

Betel Adultos – 2 Trimestre 2022 – 12-06-2022 – Aula 11 – A realidade do milênio

08/06/2022

Este post é assinado por Leonardo Novais de Oliveira

TEXTO ÁUREO

“E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino, o único que não será destruído.” Daniel 7.14

TEXTOS DE REFERÊNCIA

DANIEL 2.44,45 

44- Mas, nos dias destes reis, o Deus do céu levantará um reino que não será jamais destruído; e este reino não passará a outro povo; esmiuçará e consumirá todos estes reinos, e será estabelecido para sempre. 

45- Da maneira como viste que do monte foi cortada uma pedra, sem mãos, e ela esmiuçou o ferro, o cobre, o barro, a prata e o ouro, o Deus grande fez saber ao rei o que há de ser depois disto; e certo é o sonho, e fiel a sua interpretação. 

DANIEL 7.27 

27- E o reino, e o domínio, e a majestade dos reinos debaixo de todo o céu serão dados ao povo dos santos do Altíssimo; o seu reino será um reino eterno, e todos os domínios o servirão e lhe obedecerão.

OBJETIVOS DA LIÇÃO

  • Mostrar o que ocorrerá no mundo após a volta de Cristo. 
  • Entender o que será o período do milênio. 
  • Destacar as principais características do milênio.

INTRODUÇÃO

Olá, irmãos. Paz do Senhor.

Esta lição abordará o período de paz universal que existirá em todo o planeta Terra, após a terrível Batalha do Armagedon.

Um milênio corresponde a mil anos e a maioria dos teólogos acreditam que este período é literal.

Este termo vem do latim “mile” e “annus” e também do termo grego “chiliasma”.

Com satanás derrotado e seus asseclas (Anticristo e Falso Profeta) presos, os seres humanos serão governados de forma única e universal pelo Senhor Jesus, o Cristo das nações.

A Bíblia nos mostra que o diabo será preso por um anjo; por ordem do Senhor; e ficará naquele lugar por um intervalo de mil anos.

Só existe esta passagem abordando este assunto de forma clara e precisa.

“NISSO EU VI um anjo descer do céu com a chave do abismo insondável e uma corrente pesada na mão. Ele prendeu o Dragão – aquela velha Serpente, o Diabo, Satanás – e o amarrou com correntes durante 1. 000 anos, e o jogou dentro do abismo insondável, que depois fechou e trancou, de modo que ele não podia mais enganar as nações até que os mil anos tivessem terminado. Depois disso ele seria solto novamente por um pouco de tempo. Então vi tronos, e neles estavam sentados aqueles que haviam recebido o direito de julgar. E vi as almas daqueles que haviam sido degolados pelo seu testemunho a respeito de Jesus, por proclamarem a Palavra de Deus, e que não tinham adorado o Monstro ou a sua estátua, nem aceitado o sinal dele na testa ou na mão. Eles tinham voltado a viver novamente e agora reinavam com Cristo durante mil anos. Esta é a Primeira Ressurreição. ( O restante dos mortos não voltou à vida enquanto os mil anos não tinham terminado ). Benditos e santos aqueles que tomam parte na Primeira Ressurreição. Para eles a Segunda Morte não representa nenhum terror, porque serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com Ele mil anos”. (Ap 20.1-6 – BV)

Durante este período o Senhor restaurará a natureza perfeita que a Terra possuía quando o planeta foi criado e trará uma paz nunca antes experimentada.

Precisamos recapitular o assunto da Batalha do Armagedon, para que os alunos tenham  um panorama geral do que estava acontecendo antes do Milênio ser implantado.

Como o Anticristo será o governante mundial, todo o planeta estará com ele e o apoiará, com exceção de Israel e daqueles que decidirem segui-los.

Como somente aquele povo ficará contra o poder de satanás através do Anticristo e do Falso Profeta, TODOS os países do mundo guerrearão contra eles.

Parece algo surreal, mas a Bíblia deixa isto bem claro.

Sendo assim, de forma miraculosa, o Senhor Jesus, o Messias prometido ao povo de Israel voltará para livrá-los da destruição iminente pela última vez e será uma batalha sem precedentes.

Após vencer o diabo, o Senhor implantará seu Reino neste planeta e o governará a partir de Israel, lugar onde TODO o mundo passará a receber as bençãos do Senhor.

É de extrema importância nos lembrarmos que a maioria dos cristãos, incluindo obreiros não tem muito conhecimento a respeito do livro do Apocalipse e se ancoram naquilo que aprenderam de seus líderes, porém, existe muita informação incorreta e desencontrada.

Desta forma, o melhor a fazer é agir com amor e sabedoria, apresentando-lhes as diversas posições, mostrando-lhes qual é a posição aceita pelas igrejas Assembleia de Deus pelo Brasil e mundo, haja vista, não existirem grandes divergências nesta denominação.

Trataremos de repetir algumas informações da lição passada para que os conhecimentos sejam sedimentados.

No Amilenismo, o Milênio ocorre com o reinado dos santos com Cristo nos céus, conectado com a expansão da Igreja e o avanço do Evangelho na terra.

O Pós-Milenismo entende que o Milênio será um período de grande paz e prosperidade resultante da pregação do Evangelho em todo mundo.

O Pré-Milenismo Histórico defende um reino literal de Cristo na terra durante mil anos que será iniciado com a Sua segunda-vinda.

O que precisa ficar claro é que Cristo colocará “ordem na casa”, ou seja, na destruição causada pelo Anticristo e restaurará a paz que existia no Éden, onde tudo existia em perfeita harmonia e plena paz.

Existe uma quarta posição conhecida como Pré-Milenismo Dispensacionalista que separa o que acontecerá com Israel do que acontecerá com a Igreja no transcorrer do Milênio.

O teólogo e escritor Daniel Conegero faz um resumo interessante sobre este ponto de vista teológico.

“Para os Pré-Milenistas Dispensacionalistas, Jesus em Sua primeira vinda tentou estabelecer o Reino de Deus na terra, porém foi rejeitado pelos judeus. Então, Deus adiou esse plano e começou a tratar com a Igreja. Somente após finalizar seus propósitos com a Igreja é que Ele retomará Seu plano para com Israel, e isso ocorrerá principalmente no Milênio, onde as promessas do Antigo Testamento serão cumpridas literalmente na restauração e exaltação de Jerusalém e do povo judeu sob todo o mundo gentio. Nessa posição escatológica, o Milênio durará mil anos literais, e Jesus governará visivelmente num trono em Jerusalém, e será um momento de grande paz e prosperidade sobre a terra. As nações adorarão a Deus em um Templo reconstruído em Jerusalém, onde também haverá novamente a oferta de sacrifícios de animais, porém não serão ofertas propiciatórias, mas ofertas memoriais em referência à morte de Cristo pela humanidade. As pessoas viverão normalmente nessa terra maravilhosa, haverá nascimentos e mortes, já que o pecado e a morte ainda não estarão extintos como ocorrerá no novo céu e na nova terra. Entretanto, o mal será amplamente restringido com a prisão de Satanás”.

Precisamos compreender que neste período, o Senhor mostrará aos seres humanos que é possível viver em um mundo onde a paz completa reina, desde que o Senhor Deus todo poderoso seja o centro de tudo e de todos.

1 – TEMPO DE PROFUNDA E AMPLA TRANSFORMAÇÃO

Ainda que não possuam conhecimento bíblico e não conheçam a revelação de Deus em Jesus Cristo, como salvador da humanidade, os seres humanos de uma forma geral anseiam por um lugar melhor para viver.

A ONU (Organização das Nações Unidas) foi criada em 24 de outubro de 1945, logo após a segunda guerra mundial, com o propósito de contribuir para que não acontecesse outra guerra mundial e até o presente momento, eles tem conseguido êxito em sua tarefa, porém, não existirá nada que eles possam fazer para impedir a maior guerra mundial que já existiu.

Ainda que os seres humanos clamem por uma paz, nenhum rei, governante ou ditador poderá proporcioná-la, pois, a natureza pecaminosa que habita em cada um de nós, tem planos diferentes do que aqueles que o Senhor tem.

O teólogo americano Norman Champlim traz uma rica contribuição sobre este período.

“Por outra parte, em apenas 6 versículos, os mil anos são referidos por seis vezes, com  informações  suficientes  para  sabermos  muita coisa a respeito: a. Será um período de inatividade para Satanás. b. As nações da terra não estarão sob o controle do diabo nesse período. c.  Os mártires  da  Grande  Tribulação  (que  terá ocorrido  antes  do  milênio)  haverão  de  governar  o mundo juntamente com Cristo. d. Por ocasião da segunda vinda de Cristo, quando ele  vier  a  fim  de  inaugurar  o  milênio,  haverá  a ressurreição  dos justos—«A  primeira  ressurreição». Esses  ressurrectos  também  reinarão  com  Cristo durante os mil anos. e. Terminados os mil anos, Satanás será solto de sua  prisão.  E  os  versículos  do  Apocalipse  que  se seguem mostram que haverá, então, grande rebelião dos povos contra o domínio do Senhor, somente para que o Senhor inaugure o julgamento dos rebelados, que serão mortos, ressuscitados para vergonha eterna, lançados  na  Geena  ou  lago  de  fogo (a  residência final dos perdidos), e, então, será inaugurada a era eterna, com a restauração dos céus e da terra”.

O profeta Jeremias, usado por Deus, nos traz uma mensagem muito marcante sobre quais eram os planos de Deus para Israel.

“Porque eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Então, me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. E buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. E serei achado de vós, diz o SENHOR, e farei voltar os vossos cativos, e congregar-vos-ei de todas as nações e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o SENHOR, e tornarei a trazer-vos ao lugar de onde vos transportei”. (Jr 29.11-14 – ARC)

Este planos são para os judeus que estavam no exílio babilônico, mas, o texto pode ser trazido para o contexto em que eles viverão durante a Grande Tribulação.

Precisamos compreender que a Bíblia deve ser interpretada como um todo, ou seja, não podemos retirar textos isolados e criar uma doutrina própria ou interpretação pessoal, pois, se assim o fizermos, incorreremos em erro.

Os judeus que anseiam um libertador desde os tempos do A.T., não reconheceram em Jesus a figura do Messias prometido, porém, o Senhor voltará para reinar sobre eles e implantar a paz tão sonhada por aquele povo.

Após o pecado de Adão e Eva o mundo nunca mais foi igual ao que a Bíblia nos mostra no livro de Gênesis a respeito do que era um mundo governado por Deus, pois, o pecado distanciou e continua distanciando os seres humanos do Senhor.

1.1 – Satanás é preso por mil anos

Acredita-se que satanás tenha sido lançado para as regiões celestiais após sua traição e existem dois textos que parecem fazer referência a esta situação.

“Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações! E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, e, acima das estrelas de Deus, exaltarei o meu trono, e, no monte da congregação, me assentarei, da banda dos lados do Norte. Subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo. E, contudo, levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo”. (Is 14.12-15 – ARC)

“Estavas no Éden, jardim de Deus; toda pedra preciosa era a tua cobertura: a sardônia, o topázio, o diamante, a turquesa, o ônix, o jaspe, a safira, o carbúnculo, a esmeralda e o ouro; a obra dos teus tambores e dos teus pífaros estava em ti; no dia em que foste criado, foram preparados. Tu eras querubim ungido para proteger, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti. Na multiplicação do teu comércio, se encheu o teu interior de violência, e pecaste; pelo que te lançarei, profanado, fora do monte de Deus e te farei perecer, ó querubim protetor, entre pedras afogueadas. Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti”. (Ez 28.13-17 – ARC).

Ainda que existam discordâncias sobre este texto referir-se ao diabo, acreditamos que tal interpretação é exata, haja vista, não existirem homens que recebem os adjetivos que o texto contém por toda a Bíblia.

Desde o período em que satanás começou a agir neste mundo com o propósito de destruir TUDO o que Deus criou, ele tem causado inúmeros prejuízos e somente aquele que o criou poderá dar fim ao seu império de maldade.

É importante mencionarmos que satanás utiliza as “fraquezas” que existem nos seres humanos para agir contra eles mesmos e, desta forma, não podemos creditar a ele todas as coisas ruins que acontecem, ainda que esteja por trás das influências e causas principais.

Os seres humanos tornaram-se ruins em sua essência por causa do pecado e este foi uma decisão tomada por Adão e Eva.

Porém, a influência de satanás é inegável e ele age de uma forma terrível contra tudo o que leva o nome de Deus.

Como mencionamos na introdução desta aula, este ser horrendo será finalmente preso até que se cumpram os mil anos de paz neste mundo e ele seja enviado para o inferno, o lugar preparado para ele e seus anjos (Mt 25.41).

É necessário mencionarmos que satanás é parte fundamental nos planos de Deus para a redenção dos seres humanos, pois, se não o fosse, já teria sido destruído há tempos.

O pastor e teólogo John Piper nos traz uma rica contribuição sobre este assunto.

“Um dos fatos mais sérios sobre a vida é que todos os seres humanos têm um inimigo sobrenatural que tem como objetivo usar a dor e o prazer para nos tornar cegos, tolos e miseráveis – eternamente. A Bíblia identifica-o como “o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor” (Apocalipse 12:9-10), “o príncipe deste mundo” (João 12:31) e “o deus deste século” (2 Coríntios 4:4). Ele é o nosso “adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar” (1 Pedro 5:8). Contudo, no mais aterrorizante tipo de escravidão que existe, o mundo inteiro segue “o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência” (Efésios 2:2). Ele é bem-sucedido em fazer com que seus súditos marchem rumo à destruição e eles levam consigo o maior número de pessoas possível. O “bom combate” (1 Timóteo 1:18) inclui a resistência diária a esse inimigo (1 Pedro 5:9; Tiago 4:7), diariamente recusando-se a dar lugar a ele (Efésios 4:17) e diariamente se opondo às suas ciladas (Efésios 6:11)”. 

Piper ainda nos mostra algumas particularidades de satanás que serão silenciadas no Milênio. 

  • Satanás é o pai da mentira (Jo 8.44).
  • Ele cega os incrédulos (2 Co 4.4).
  • Ele se esconde atrás de uma fantasia de luz e justiça (2 Co 11.13-15).
  • Ele opera sinais e prodígios (2 Ts 2.9).
  • Ele tenta as pessoas a pecar (Mt 4.1-11).
  • Ele tira a Palavra de Deus do coração dos seres humanos (Mc 4.1-9).
  • Ele causa algumas enfermidades (Lc 13.16).
  • Ele acusa os cristãos diante de Deus (Ap 12.10). 

Durante o Milênio nenhuma destas atividades poderão ser realizadas pelo diabo, aleluia.

1.2 – A partir de Jerusalém, Jesus governará o mundo

Como Jesus voltará para seu povo, ou seja, os judeus, é natural que Ele governe o mundo daquele lugar.

Esta necessidade é real pois, o Senhor fez promessas a Abraão e a Davi sobre seu reino.

“Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome, e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra”. (Gn 12.1-3 – ARC).

O versículo 3 deixa claro que o povo que descenderia de Abrão seria abençoador de todas as famílias da Terra e isto aconteceu em Jesus, que é o salvador da humanidade.

Além disto, o Senhor prometeu a Davi que o trono nunca se apartaria de sua casa e isto acontecerá quando Jesus reinar em Jerusalém, pois, Ele é descendente de Davi.

“Porém a tua casa e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti; teu trono será firme para sempre”. (2 Sm 7.16 – ARC)

O profeta Jeremias, inspirado por Deus, nos mostra que o Senhor trará Israel para a terra que lhes foi prometida e reinará sobre eles e sobre todos os seres humanos.

“Naquele tempo, chamarão Jerusalém de trono do SENHOR, e todas as nações se ajuntarão a ela, ao nome do SENHOR, a Jerusalém; e nunca mais andarão segundo o propósito do seu coração maligno. Naqueles dias, andará a casa de Judá com a casa de Israel; e virão, juntas, da terra do Norte, para a terra que dei em herança a vossos pais”. (Jr 3.17,18– ARC)

Champlim nos mostra que o pacto feito com Israel acontecerá no Milênio.

“Haverá um Novo  Pacto (Jer. 23.1-8;  31.31-34). Judá e  Israel  foram  divididas  em  duas  nações  em  931  A.  C.  O  reino do milênio  de  Cristo reverterá o antigo cisma e realizará maravilhas  univer­sais em favor de toda a humanidade. “Tal  como sucedeu  a Isaías (11.13),  assim  aconteceria a Jeremias. A esperança de  reforma nacional  estava vinculada à esperança de que haveria restauração da unidade nacional. A cura da longa brecha entre  Israel e Judá… será a glória do reinado messiânico”  (Ellicott, in loc.)”. 

O profeta Isaías recebeu uma visão do Senhor a respeito deste tempo. 

“Visão que teve Isaías, filho de Amoz, a respeito de Judá e de Jerusalém. E acontecerá, nos últimos dias, que se firmará o monte da Casa do SENHOR no cume dos montes e se exalçará por cima dos outeiros; e concorrerão a ele todas as nações. E virão muitos povos e dirão: Vinde, subamos ao monte do SENHOR, à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine o que concerne aos seus caminhos, e andemos nas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém, a palavra do SENHOR”. (Is 2.1-3 – ARC) 

O Cristo nasceu no território de Israel conforme prometido e um dia voltará para lá para enfim, governar todo o mundo.

“Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te são enviados! Quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste! Eis que a vossa casa vos ficará deserta. Porque eu vos digo que, desde agora, me não vereis mais, até que digais: Bendito o que vem em nome do Senhor!” (Mt 23.37-39 – ARC) 

1.3 – Jesus, o rei universal

O Senhor revelou os acontecimentos históricos para seus profetas de formas maravilhosas, através de experiencias marcantes.

A estátua vista por Daniel, 600 anos antes do nascimento do Messias e antes do surgimento dos reinos da Grécia e de Roma nos deixam perplexos.

“E a mim me foi revelado este segredo, não porque haja em mim mais sabedoria do que em todos os viventes, mas para que a interpretação se fizesse saber ao rei e para que entendesses os pensamentos do teu coração. Tu, ó rei, estavas vendo, e eis aqui uma grande estátua; essa estátua, que era grande, e cujo esplendor era excelente, estava em pé diante de ti; e a sua vista era terrível. A cabeça daquela estátua era de ouro fino; o seu peito e os seus braços, de prata; o seu ventre e as suas coxas, de cobre; as pernas, de ferro; os seus pés, em parte de ferro e em parte de barro. Estavas vendo isso, quando uma pedra foi cortada, sem mão, a qual feriu a estátua nos pés de ferro e de barro e os esmiuçou. Então, foi juntamente esmiuçado o ferro, o barro, o cobre, a prata e o ouro, os quais se fizeram como a pragana das eiras no estio, e o vento os levou, e não se achou lugar algum para eles; mas a pedra que feriu a estátua se fez um grande monte e encheu toda a terra”. (Dn 2.30-35 – ARC)

É aceito que a pedra que feriu a estátua nos pés (o reino confederado que existirá durante a Tribulação) é Jesus e o reino que surgirá com Ele abrangerá TODO a Terra.

“Mas, nos dias desses reis, o Deus do céu levantará um reino que não será jamais destruído; e esse reino não passará a outro povo; esmiuçará e consumirá todos esses reinos e será estabelecido para sempre”. (Dn 2.44 – ARC) 

O único reino que será estabelecido para sempre será o reino do Cristo neste mundo.

A interpretação de Champlin facilita nossa compreensão.

“O quinto reino é o  Reino Divino  da era do  reino e do Messias.  Este versículo interpreta a Grande Pedra dos vss. 34-35.0  reino universal de Deus destruirá todos os outros reinos,  reduzindo-os  a  um  pó tão fino  que  qualquer brisa  será  capaz de  soprar para longe. Mas o próprio reino do Messias será invencível e indestrutível. Perdurará para sempre. Tornar-se-á ímpar e único. Os dispensacionalistas vêem os dez artelhos como,  especificamente, reinos a serem esmigalhados. A Grande Pedra é a  Rocha,  o  Messias.  Cf.  Sal.  118.22;  Isa.  8.14;  28.16;  I  Ped.  2.6-8.  A  Grande Pedra  tornou-se  uma  montanha,  tão  poderosa  e  imensa  será  (ver  Dan.  2.35).Essa  montanha  encherá  toda  a  terra.  A montanha  simboliza  um  grande reino. Essa  montanha  é  distinta  da  imagem.  É  de  origem  divina  e tem  uma  qualidade eterna, ao passo que a imagem feita pelo homem é reduzida a pó. “Os reinos anteriores tinham sido destruídos ou pela corrupção interna ou por algum conquistador vindo de fora. Mas esse novo reino nunca será destruído, pois permanecerá  para  sempre.  A  soberania  de  Deus  jamais  passará…  O  escritor sacro,  pois,  estava dizendo que o  Novo  Reino não será apenas outro  reino, que chegou e logo passará.  Não estará nas mãos de algum grupo nacional,  mas nas mãos  de  Deus”  (Arthur Jeffery, in  loc.).  Esse  intérprete  passa  então  a fazer do quinto reino a nação de Israel, o que, em certo sentido, é verdadeiro, porquanto o reino  do  Messias  será  manifestado  através  da  restaurada  nação  de  Israel.  No entanto, será mais do que isso. “Por ocasião de Sua volta,  o Messias subjugará todos os reinos a Seus pés, levando-os assim ao fim (ver Apo.  11.15;  19.11-20).  E  então  Ele governará para sempre no milênio e no estado eterno” (J. Dwight Pentecost, in loc.). Os amilenistas acreditam que o reino milenar foi estabelecido por Cristo em Seu primeiro advento, e que a Igreja é esse reino. Eles também imaginam que o cristianismo crescerá até tornar-se uma grande montanha. Os pré-milenaristas acreditam que o reino messiânico será estabelecido por ocasião do segundo advento de Cristo”. 

2 – DEFINIÇÃO DO MILÊNIO

Evangelista Leonardo Novais de Oliveira

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • SENAMI (Secretária Nacional de Missões) – Através de parceria auxiliamos o pastor/missionário Osvair Braga, família e sua equipe de missionários na Venezuela;

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

 

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada