Buscar no blog

Betel Adultos – 2 Trimestre 2021- 11-04-2021 – Lição 2 – Conhecendo os atributos de Deus

08/04/2021

Este post é assinado por Leonardo Novais de Oliveira

TEXTO ÁUREO

“Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos!” Romanos 11.33

TEXTOS DE REFERÊNCIA

SALMO 139.6-8 

6 Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta, que não a posso atingir. 

7 Para onde me irei do teu Espírito, ou para onde fugirei da tua face? 

8 Se subir ao céu, tu aí estás; se fizer no Sheol a minha cama, eis que tu ali estás também. 

ROMANOS 11.34-36 

34 Por que quem compreendeu o intento do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro? 

35 Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado? 

36 Porque dele, e por ele, e para ele são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.

OBJETIVOS DA LIÇÃO

  • Definir os atributos de Deus. 
  • Mostrar as classificações dos atributos de Deus. 
  • Ressaltar o valor de estudar os atributos de Deus.

INTRODUÇÃO

Olá irmãos e irmãs, Paz do Senhor.

Jesus, chamado o Cristo é a plena revelação de Deus à humanidade e o escritor da carta aos  hebreus deixa isto bem claro.

“Havendo Deus, antigamente, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos, nestes últimos dias, pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo”. (Hb 1.1,2 – ARC)

Em outra tradução:

“Antigamente, por meio dos profetas, Deus falou muitas vezes e de muitas maneiras aos nossos antepassados, mas nestes últimos tempos ele nos falou por meio do seu Filho. Foi ele quem Deus escolheu para possuir todas as coisas e foi por meio dele que Deus criou o Universo”. (NTLH)

Aprouve ao Senhor revelar-se aos seres humanos através da Bíblia Sagrada e, como vimos na primeira parte deste estudo, a Abrão de forma específica, pois seu desejo era ter um povo que lhe fosse próximo.

Desta forma a revelação de Deus foi progressiva e ainda não findou-se, haja vista, termos eventos para se cumprirem, até a consumação dos séculos.

O teólogo e filósofo americano Norman Geisler nos traz um comentário interessante sobre este assunto.

“Os teólogos evangélicos crêem que a Bíblia corresponde a um comunicado infalível e absolutamente verdadeiro, feito em linguagem humana, que se originou de um Deus infinito, pessoal e moralmente perfeito. Esta fé pressupõe que muitas coisas são verdadeiras a maioria delas é vista com animosidade pela nossa cultura atual”.

Todo cristão tem a oportunidade e o dever de ler e estudar a Bíblia de maneira sistemática, ou seja, de maneira organizada.

O fato de cada um de nós ter características, permite que sejamos únicos e, tais características são atributos pessoais.

Em se tratando de Deus, precisamos conhecer uma palavra importante denominada “ANTROPOMORFISMO”, que é traduzida do grego como: “anthropómosphos”, «de  forma  humana» e são atribuição  de  qualidades  humanas  ao  ser divino  ou  a  idéia  de  que  Deus  ou os  deuses  têm   alguma  espécie  de  formato,  similar à  anatomia  humana.

Como ensinado por Jesus, Deus é Espírito (Jo 4.24), não possuindo forma humana, porém, muitos atributos remetem a uma percepção de humanidade, tais como audição, visão, tato e outros.

Quando o escritor aos hebreus afirma que “nos últimos dias” o Senhor se revelou à humanidade através de Jesus, ele está afirmando que Jesus é a manifestação física do Deus todo poderoso, predito por vários profetas no A.T. e, como homem, Jesus teve atributos específicos de homem, mas, como Deus, tem os atributos de Deus.

Outra palavra importante no estudo dos atributos de Deus é “ANTROPOPATISMO”, que é traduzida do grego anthropos, «homem »  e pathein, «sofrer» e se refere à atribuição  de  sentimentos  humanos  a  qualquer  coisa  não-humana,  como objetos  inanimados,  animais,  poderes  da  natureza,  seres  espirituais e  Deus. 

Vale a pena lembrarmos que os únicos seres que possuem emoções, de acordo com a ciência moderna; especialmente a Neurociência; são os mamíferos.

Outro ponto importante para reforçarmos é que, ainda que a existência de Deus para muitos não seja objeto de dúvida, existem algumas informações importantes sobre este assunto, que devem ser compartilhadas, especialmente sobre o aspecto moral.

De acordo com Geisler, sob o aspecto moral temos o seguinte:

“As raízes do argumento moral a favor da existência de Deus são encontradas em Romanos 2.12-15, onde o Apóstolo Paulo fala que a humanidade é indesculpável porque tem a “lei escrita no coração”. Nos últimos 250 anos, este argumento tem sido proposto diversas formas, sendo que sua forma mais popular vem de C. S. Lewis (1898-1963), na primeira parte do seu conhecido livro Mere Christianity (Cristianism o Simples). O cerne do argumento segue a seguinte estrutura básica: 

(1) A Lei Moral implica um Legislador Moral.

(2) Existe uma lei moral objetiva.

(3) Portanto, existe também um Legislador Moral objetivo. 

A primeira premissa é auto-evidente.  Um a lei moral é um preceito, e preceitos são passados por preceptores. Ao contrário das leis da natureza (que são somente descritivas), as leis morais são preceptivas: Elas não descrevem o que as coisas são; elas prescrevem com o elas deveriam ser. Elas não são somente uma descrição da maneira como as pessoas se comportam, mas imperativos de como deveriam se comportar. A força do argumento moral a favor da existência de Deus está na segunda premissa, aquela que afirma a existência de uma lei moral objetiva. Ou seja, existe uma lei moral que não somente é prescrita pelos seres humanos, mas também para os seres humanos. A questão é se existe alguma evidência a favor de um preceito objetivo e universal que englobe todos os seres humanos. A evidência a favor de uma lei moral objetiva é forte; ela fica implícita nos julgamentos morais que fazemos: “O mundo está ficando melhor (ou pior)”. Como podemos saberdisso, se não há  tipo de parâmetro através do qual possamos medir o grau de melhora no mundo? Da mesma forma, frases com o “Hitler estava errado” perdem o seu significado quando se tratam de simples questão de opinião ou são culturalmente relativizadas. Só que se Hitler estava realmente (e objetivamente) errado, precisa haver uma lei moral por detrás de todos nós, e à qual todos precisamos nos subordinar.  E, se existe esta lei moral objetiva que nos prende a todos, então existe também, necessariamente, um Legislador Moral (Deus)”.

Abordaremos alguns atributos específicos de Deus de uma forma simples, porém, elaborada.

1 – O QUE SÃO OS ATRIBUTOS DE DEUS

De forma simples, os atributos de Deus, são as características que estão presentes na sua essência, ou seja, aquilo que o define, porém, como estamos falando de Deus, por mais que desejemos compreender estes conceitos, isto não é tão simples, pois, Ele é espírito.

Desta forma, os conceitos que aprendemos de antropomorfismo nos auxiliam nesta árdua tarefa e, para conhecermos o Senhor, é necessário compreendermos os atributos que são pertinentes a Ele.

A Bíblia nos mostra algumas destas características são exclusivas de Deus, pois, não são compartilhadas com nenhuma criatura e isto nos auxilia na percepção de quem é o Senhor.

Historicamente, os seres humanos sempre tiveram uma certa dificuldade para compreender quem é o Senhor, pois, é evidente que as imagens de escultura, tão comum em todas as religiões tem a função de demonstrar que certo deus é daquela forma.

Isto acontece porque somos seres finitos tentando dimensionar ou caracterizar um ser infinito, ainda que tenhamos partes infinitas que compõem o ser tricotômico que somos (espírito, alma e corpo).

Quando Moisés subiu ao Monte para se encontrar com o Senhor e Dele receber as tábuas da Lei, os hebreus; devido à demora de Moisés; perderam a esperança e criaram para si, uma estátua de ouro que representava o que eles definiam como Deus.

“Mas, vendo o povo que Moisés tardava em descer do monte, ajuntou-se o povo a Arão e disseram-lhe: Levanta-te, faze-nos deuses que vão adiante de nós; porque quanto a este Moisés, a este homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe sucedeu. E Arão lhes disse: Arrancai os pendentes de ouro que estão nas orelhas de vossas mulheres, e de vossos filhos, e de vossas filhas e trazei-mos. Então, todo o povo arrancou os pendentes de ouro que estavam nas suas orelhas, e os trouxeram a Arão, e ele os tomou das suas mãos, e formou o ouro com um buril, e fez dele um bezerro de fundição. Então, disseram: Estes são teus deuses, ó Israel, que te tiraram da terra do Egito”. (Ex 32.1-4 – ARC) 

A percepção de um bezerro ser deus é estranha, mas tem significados fortes, enraizados com a cultura do oriente; em especial; do Egito, pois, os filhos de Israel haviam habitado naquele lugar por mais de 400 anos e estavam acostumados com as imagens dos deuses que lá haviam.

O teólogo americano Norman Champlim nos ajuda a compreender esta questão.

“Talvez em imitação ao formato do deus-boi do Egito, Ápis (ver a esse  respeito  no Dicionário).  Essa divindade egípcia era um touro negro com manchas brancas distintivas, cuja adoração estava ligada à de vários outros deuses.  Em  Mênfis,  no  Egito,  o boi  (Ápis)  era considerado o corpo do deus Ptah, Quando o deus-boi morria, era enterrado com um elaborado cerimonial. Corpos embalsamados de bois, descobertos no cemitério de Ápis, pertenci­am ao período do último  Império até a época dos Ptolomeus. Nessa adoração ao touro, usavam-se animais vivos, embora também houvesse imagens que representavam esse culto, pelo que várias formas de idolatria estavam envolvidas no bezerro de ouro. O novilho era  um  símbolo de fertilidade,  nas  religiões naturais do antigo Oriente Próximo e Médio (cf. I Reis  12.28; Osé. 8.5). O bezerro de ouro provavelmente era uma escultura recoberta de ouro, e não feita de ouro sólido, a menos que fosse bastante pequena. Aquele ídolo ridículo recebeu o crédito pela execução do êxodo, em lugar de Yahweh; e nisso vemos o propósito de zombarem de tudo quanto o Senhor havia feito em favor deles.  Logo, estavam misturando uma incrível  ingratidão com a idolatria.”

Enquanto Moisés recebia do próprio Deus; criador de todas as coisas; as instruções sobre como deveriam viver a partir daquele momento, os hebreus voltavam para o Egito através das lembranças que trouxeram de lá.

Isto deixa claro que os seres humanos precisam ser guiados para que consigam conhecer, compreender e viver de acordo com os padrões de Deus.

1.1 – Definição geral de atributos

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https://ebdcomentada.com 

O dicionário virtual dicio.com.br define atributos da seguinte forma:

  • Características próprias e particulares a algo ou a alguém; particularidades: a palavra e a inteligência são atributos do ser humano. 
  • Bom conceito que se tem acerca de algo ou de alguém; boa qualidade: a mãe exaltava os atributos intelectuais do filho. 
  • Quaisquer símbolos ou traços que tornam algo único ou caracterizam alguma coisa: o gládio e a balança são os atributos da Justiça.

De forma simples, atributos são características presentes na pessoa ou objeto que o definem.

Champlim conceitua atributos nos trazendo conceitos da metafísica e da teologia.

“Na metafísica e na teologia, um atributo é uma qualidade de uma entidade que expressa sua natureza essencial. Assim, é algo indispensável ou necessário para a integridade daquele ser. Os atributos são a summa genera através das quais os modos são entendidos e existem na substância”. 

O dicionário virtual michaelis.uol.com.br define atributo da seguinte forma:

  1. Aquilo que é característica de alguém ou de alguma coisa. 
  1. Qualquer qualidade positiva. 
  1. Sinal distintivo; símbolo. 
  1. FILOS: Propriedade essencial de uma substância. 
  1. ZOOL: O que caracteriza especialmente uma família, uma espécie, um indivíduo. 
  1. GRAM: Palavra que se junta ao substantivo para lhe exprimir a qualidade ou determinação; adjetivo. 
  1. GRAM: Tudo que se afirma ou nega do sujeito da oração; predicado. 
  1. ESTAT: Dado quantitativo ou qualitativo que diferencia um indivíduo de um grupo. 
  1. FILOS: Cada uma das propriedades de Deus, as quais definem a sua essência, podendo ser metafísicas e morais. 

1.2 – Definição de atributos de Deus

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https://ebdcomentada.com 

Conforme estudamos, existem características ou atributos que são exclusivos de Deus, pois, nenhuma outra criatura os tem.

Por este motivo, alguns teólogos definem tais características ou atributos como natureza de Deus outros, os classificam como atributos não comunicáveis ou incomunicáveis.

É de extrema importância, compreendermos que Deus pode ser crido de acordo com a nossa fé, porém, Ele não pode ser analisado na íntegra.

O escritor Raimundo Ferreira de Oliveira menciona algo interessante a respeito deste assunto.

A vida de Deus está intimamente ligada ao próprio fato da existência de Deus. Há coisas que existem e no entanto não tem vida, como é o caso do “Pão de Açúcar” no Rio de Janeiro, os Alpes Suíços, a Cordilheira dos Andes, o Monte Evereste ou as grandes rochas de Gibraltar. Mas Deus não só existe, Ele é vivo; Ele possui vida, ou melhor, Ele é a própria vida (Jo 5.26). Dele, nEle, por Ele e para Ele emanam tudo e todos os seres criados, animados e inanimados.

1.3 – Todos os atributos declaram a glória de Deus

Evangelista Leonardo Novais de Oliveira

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • SENAMI (Secretária Nacional de Missões) – Através de parceria auxiliamos o pastor/missionário Osvair Braga, família e sua equipe de missionários na Venezuela;

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada